Iº CONCURSO DE CRIAÇÃO UCOM

REGULAMENTO


As presentes disposições visam regular a Promoção “UMA MARCA PARA CHAMAR DE MINHA”, promovida pelo curso de Comunicação Social da Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON), com sede na Av. Mamoré, nº 1520 – Bairro Cascalheira, CEP. 76813-000 – Porto Velho/RO, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 03.327.149/0001-78, aqui denominada PROMOTORA.

1. Participação

1.1 Este é um concurso de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei 5.768/71 e do Decreto n° 70.951/72 e que será realizado no período de 24/10/2011 a 18/11/2011 pela Promotora. Os participantes deverão estar regulamente matriculados no curso de Comunicação Social – Habilitação Publicidade e Propaganda da UNIRON a partir do 1º período.

1.2 Para concorrer aos prêmios, o interessado deverá CRIAR SLOGAN e LOGOMARCA que represente graficamente e visualmente a UCOM – Agência Experimental do Curso, bem como apresentar o MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL (MIV) contendo normas de uso e aplicações da mesma nos produtos: papel timbrado, pasta, envelope, cartão de visita, camiseta, caneta, CD, capa de CD, assinatura eletrônica e crachá.
1.2.1 Da forma de apresentação dos trabalhos:

a) Poderão participar trabalhos originais e inéditos, produzidos em software CorelDraw ou Adobe Ilustrator, na folha padrão - dimensões 210 mm x 297 mm (papel A4). O desenho não poderá conter nenhum texto.

b) Uma das cores utilizadas deverá ser o vermelho, cor principal da logomarca da UNIRON. As demais cores, se forem utilizadas, devem ter sua defesa no MIV, assim como as fontes escolhidas que também devem ter sua identificação e defesa.

c) A criação deve ser apresentada dentro de envelope branco ou pardo no qual deverá constar externamente o texto: CONCURSO DE CRIAÇÃO UCOM e os dados do participante: nome, telefone, email e turma.

d) Cada participante só poderá inscrever um (01) trabalho.

e) O trabalho deve ser individual, não serão aceitos trabalhos com mais de um aluno participante.

f) O trabalho apresentado pode ter a ideia de um aluno e ser executado por outro (caso o criador não saiba utilizar ainda as ferramentas de criação), porém, apenas um dos dois deverá ser inscrito com a peça, pois o prêmio é individual.

g) O aluno deverá entregar seu trabalho na Coordenação do Curso de Comunicação Social localizada no Campus I, Bloco A, no horário das 19h às 22h, de 24/10/2011 a 18/11/2011.

h) O resultado será divulgado até o dia 30/11/2011.

i) Só terão direito aos prêmios os participantes que cumprirem todas as exigências acima descritas.


1.2.2 TEMA - Dados relevantes para a criação (BRIEFING):

A UCOM - AGÊNCIA JUNIOR DE COMUNICAÇÃO UNIRON - atua como instrumento pedagógico com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento de Porto Velho, bem como do Estado de Rondônia e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo. Criada em 2006, uma das principais características da UCOM é o trabalho integrado de duas habilitações que compõem o curso de comunicação social da Faculdade Interamericana de Porto Velho: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É necessário salientar este aspecto, já que todos os trabalhos serão avaliados a partir desta perspectiva das duas habilitações. Portanto, a identidade visual da empresa não pode privilegiar apenas uma delas.

Problema de comunicação: entre as primeiras formas de se lembrar de uma marca estão a logomarca e o slogan referentes a um produto ou serviço. Seja grande ou pequena, toda empresa deve desenvolver uma identidade e padronizá-la para manter uma comunicação eficaz com seu público-alvo. A UCOM passa por um processo de mudanças, organizando todos os processos desde a seleção dos alunos integrantes até a forma de atuar mais profissionalmente no mercado de Porto Velho e região. Aproveitando esse momento de renovação, o objetivo também é renovar sua identidade visual por meio da construção de uma nova logomarca e slogan.

• Da missão, visão e valores:

a) Missão: Contribuir para a formação e o crescimento profissional e humano dos seus membros, por meio da prestação de serviços dentro da área de Comunicação Social, promovendo uma maior integração entre a sociedade e a UNIRON, colaborando para o desenvolvimento de ambas.

b) Visão
Ser reconhecida como uma agência júnior de qualidade, comprometida com os resultados para os clientes atendidos, além de referência na região norte do País.

c) Valores:

• Ética
• Companheirismo
• Empreendedorismo
• Profissionalismo
• Criatividade
• Equidade
• Sinergia
• Inovação
• Flexibilidade
• Respeito ao ser humano
• Determinação
• Transparência


Objetivos da UCOM:

a) Prestação de serviços de comunicação a projetos de cunho comunitário;
b) Realizar estudos, projetos, assessorias, elaborar diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos de sua área de atuação, quando procurada por terceiros ou por interesses próprios;
c) Proporcionar a seus membros associados condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos teóricos relativos à área de comunicação social;
d) Colocar seus membros associados no mercado de trabalho, com o objetivo de treiná-los para o exercício da futura profissão, sempre com respaldo técnico-profissional competente;
e) Assessorar a implantação de soluções indicadas para os problemas diagnosticados;
f) Incentivar o espírito empreendedor dos alunos membros abrindo espaço a novas lideranças;
g) Valorizar alunos e professores da FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO - UNIRON perante a sociedade, no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico, bem como a referida Instituição.
h) Aperfeiçoar o aluno a fim de contribuir para seu desenvolvimento acadêmico, profissional e humano.
i) Propiciar a interação entre acadêmicos e a comunidade;

Serviços oferecidos em Publicidade e Propaganda:

• Planejamento e criação de campanhas publicitárias institucionais e promocionais;
• Planejamento de marketing;
• Comunicação corporativa interna e externa;
• Planejamento de mídia (a agência não fará contratação de mídia com os veículos, esta ação ficará a cargo dos clientes);
• Comunicação e identidade visual (logomarca, papelaria, uniformes, fachadas, envelopamento de veículos, etc.);
• Desenvolvimento de sites (layout) e peças publicitárias para internet (sem animação);
• Produção de catálogos impressos e virtuais;
• Criação, produção e edição de vídeos;
• Criação, produção e edição de áudios;
• Planejamento e organização de eventos acadêmicos;
• Estudos de mercado (pesquisas qualitativas e quantitativas);

Serviços oferecidos em jornalismo:

• Clippagem de notícias;
• Assessoria de imprensa e comunicação integrada;
• Criação, produção e difusão de notícias para os meios de comunicação;
• Criação de textos e planejamento de house-organs, newsletters, boletins informativos, sites e blogs institucionais;
• Assessoria sobre a utilização adequada das mídias sociais pelos clientes;
• Criação e produção de vídeo-documentários;
• Estudos de mercado (pesquisas qualitativas e quantitativas);

Sobre o curso de comunicação da UNIRON

Formado basicamente por jovens, oferece ao acadêmico a oportunidade de desenvolver a capacidade criativa e crítica na busca de soluções estratégicas em comunicação. É um curso que está ligado no mercado profissional, formando profissionais aptos para atuarem em qualquer área das habilitações de publicidade e jornalismo.


2. Premiação e validade do concurso

2.1 A promoção é válida de 24/10/2011 a 18/11/2011, somente para alunos do UNIRON que não tenham laços empregatícios com a promotora, tendo como premiação:

1º LUGAR: ESTÁGIO DE 15 DIAS NA AGÊNCIA CASA D’IDEIAS MARKETING E PROPAGANDA DE CUIABÁ + Brindes de outros parceiros + troféu + certificado de vencedor do concurso.

2º LUGAR: Brindes de parceiros + troféu + certificado de finalista.

3º LUGAR: Brindes de parceiros + troféu + certificado de finalista.

2.2 O estágio NÃO será remunerado pela empresa (agência) parceira desta ação. É objeto apenas para que os alunos vencedores tenham acesso ao mercado de trabalho e vivenciem nesses 15 dias o dia-a-dia de uma agência de publicidade;

2.3 Para agências fora do estado o prêmio NÃO inclui transporte, alimentação e hospedagem. Todos esses custos serão de responsabilidade exclusiva do ganhador do concurso cultural.

2.4 A Agência parceira que vai ceder o estágio se compromete a emitir uma declaração oficial informando que o aluno vencedor estagiou na empresa, com o período e carga horária. Este certificado contará para horas complementares que o aluno deve cursar ao longo do seu curso.

2.5 No estágio o aluno poderá vivenciar o dia-a-dia de todos os setores de uma grande agência de publicidade: tráfego; mídia; atendimento; criação (redação e direção de arte); finalização; produção em RTV;

3. Critérios de Seleção:

3.1 Os trabalhos concorrentes serão analisados por uma comissão de 03 (três) professores e 02 (dois) alunos do curso de Comunicação Social da Uniron, da habilitação de Publicidade e Propaganda. Serão analisados em conjunto: SLOGAN, LOGOMARCA e MIV. Dessa análise, será escolhido o trabalho vencedor do prêmio.

3.1.1 Os dois alunos participantes da comissão julgadora deverão ser um de publicidade e um de jornalismo, além disso, a escolha será feita por meio de sorteio de interessados em participar do julgamento que não estejam participando do concurso.

3.2 A obra deverá ser obrigatoriamente inédita.

3.3 A seleção observará os seguintes critérios (de 0 a 100 pontos):

3.3.1. Criatividade (inovação conceitual): 20 pontos;
3.3.2. Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes): 20 pontos;
3.3.3. Comunicação (concisão e universalidade): 20 pontos;
3.3.4. MIV: 20 pontos;
3.3.5. Relação com o briefing da UCOM: 20 pontos.

Estarão automaticamente desclassificadas as propostas que fujam da temática descrita; as entregues após o dia 18/11/2011, bem como as que não tiverem sua defesa anexada.

3.4 Todas as propostas que não preencherem os quesitos acima serão desconsideradas.
3.5 A decisão da equipe responsável pela seleção da melhor proposta será soberana e irrecorrível.


4. Da entrega do prêmio

4.1 A escolha do ganhador será efetuada até 30/11/2011, salvo por motivo de força maior.
4.2 A entrega será feita em evento público na UNIRON.
4.3 O prêmio é individual. Em hipótese alguma os premiados poderão trocar seus prêmios ou recebê-los em dinheiro.
4.4 O prazo para cumprimento do estágio (prêmio) fica a critério da agência de publicidade parceira, que levará em consideração o fluxo de trabalho da mesma. O presente regulamento sugere que seja realizado no período de 10 de dezembro de 2011 a 10 de fevereiro de 2012.
4.5 Caso o primeiro colocado não possa usufruir do estágio, o prêmio pode ser transferido para o segundo lugar e se este também não puder, pode ainda ser repassado para o terceiro lugar. Para isso, basta que o vencedor entregue à coordenação uma carta assinada abrindo mão do prêmio.

5. Considerações Gerais

5.1 É terminantemente proibida a inscrição de trabalhos pelo participante do concurso que não sejam de sua única e exclusiva autoria. Caso envie proposta de terceiro (sem o conhecimento deste) e essa venha a ser publicada pela Promotora, o participante será responsabilizado pela violação dos direitos autorais e por eventuais perdas e danos causados ao autor da proposta original, isentando-se a Uniron e o curso de Comunicação Social de qualquer responsabilidade.

5.2 Os vencedores declaram, desde já, ser de sua autoria os trabalhos inscritos e que os mesmos não constituem plágio de espécie alguma, ao mesmo tempo em que cedem e transferem à Promotora, sem qualquer ônus para esta e, em caráter definitivo, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre o referido trabalho, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica, especialmente na divulgação do resultado.

5.3 O ganhador do Prêmio está automaticamente autorizando a UNIRON, o uso de suas imagens, nome, voz e dados pessoais em: fotos, cartazes, filmes e/ou spots e em qualquer tipo de mídia e peças promocionais exclusivamente para a divulgação da conquista dos prêmios.

5.4 Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e decididas pela diretoria da Promotora junto aos idealizadores do concurso.

5.5 Este regulamento estará exposto, para conhecimento de todos, nas dependências da UNIRON por meio de cartazes.

5.6 A simples participação neste concurso de incentivo à criatividade implica no total conhecimento e aceitação irrestrita deste regulamento, o qual poderá ser alterado por motivo de força maior. Os trabalhos recebidos, premiados ou não, não serão devolvidos e poderão ser arquivados para fins de promoção do curso junto ao MEC.

5.7 Os autores das 3 melhores propostas serão comunicados via telefone e e-mail caso não estejam presentes no evento de premiação.

5.8 A Promotora não se responsabiliza pela correção dos dados fornecidos no ato da Inscrição no Concurso.

5.9 Caso seja impossível a localização dos vencedores com base nos dados fornecidos e os mesmos não procurem a Promotora, os prêmios ficam disponíveis para retirada por até 30dias, sendo os mesmos disponibilizados para uso da Promotora após esse período.

5.10 As propostas vencedoras e os nomes dos autores também serão divulgados para os demais participantes e alunos do curso por meio de cartazes nas dependências da promotora do concurso até o dia 10 de dezembro de 2011.

5.11 Gastos com a produção do trabalho são de total responsabilidade dos candidatos.

5.12 Os participantes concordam expressamente, pelo simples ato de inscrição e participação, que a Promotora não será responsável por qualquer dano ou prejuízo oriundo da aceitação do prêmio e de sua participação neste Concurso.


Porto Velho, 21 de outubro de 2011.

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA