A UCOM


A Agência Júnior de Comunicação Uniron, também designada pela sigla UCOM, é uma associação civil com fins educacionais, sem fins lucrativos, econômicos, político-partidários ou religiosos, sendo regida pelo presente Estatuto, pelas leis aplicáveis e por normas internas. Atua como instrumento pedagógico com o intuito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento de Porto Velho, bem como do Estado de Rondônia e de formar profissionais capacitados e comprometidos com esse objetivo.

É formada por estudantes de graduação, matriculados efetivamente nos cursos de Comunicação Social nas habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uniron e tem a finalidade de:

a) Prestação de serviços a projetos de cunho comunitário;
b) Realizar estudos, projetos, assessorias, elaborar diagnósticos e relatórios sobre assuntos específicos de sua área de atuação, quando procurada por terceiros ou por interesses próprios;
c) Proporcionar a seus membros associados condições necessárias à aplicação prática de conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação profissional;
d) Colocar seus membros associados no mercado de trabalho, com o objetivo de treiná-los para o exercício da futura profissão, sempre com respaldo técnico-profissional competente;
e) Assessorar a implantação de soluções indicadas para os problemas diagnosticados;
f) Incentivar o espírito empreendedor dos alunos membros abrindo espaço a novas lideranças; e
g) Valorizar alunos e professores da Uniron perante a sociedade, no mercado de trabalho e no âmbito acadêmico, bem como a referida Instituição;
h) Aperfeiçoar o aluno a fim de contribuir para seu desenvolvimento acadêmico, profissional e humano;
i) Propiciar a interação entre acadêmicos e a comunidade.

Para supervisão geral da UCOM é indicado anualmente pela coordenação do curso um professor do quadro de docentes do curso que orientará e controlará todas as atividades dos alunos. Na falta deste, a coordenação do curso assume essa supervisão.

Missão
Contribuir para a formação e o crescimento profissional e humano dos seus membros, por meio da prestação de serviços dentro da área de Comunicação Social, promovendo uma maior integração entre a sociedade e a Uniron, colaborando para o desenvolvimento de ambas.

Visão
Ser reconhecida como uma agência júnior de qualidade, comprometida com os resultados para os clientes atendidos, além de referência na região norte do País.

Valores
  • Ética 
  • Companheirismo 
  • Empreendedorismo 
  • Profissionalismo 
  • Criatividade 
  • Equidade 
  • Sinergia 
  • Inovação 
  • Flexibilidade 
  • Respeito ao ser humano 
  • Determinação 
  • Transparência 

A associação será dirigida por uma diretoria eleita em eleição direta e secreta, entre os membros associados da UCOM, para mandato de 2 (dois) semestres letivos consecutivos.

A Diretoria Executiva será composta de:

  • 1(um) Diretor Presidente;
  • 1(um) Diretor Administrativo-Financeiro;
  • 1(um) Diretor de Marketing;
  • 1(um) Diretor de Projetos;
  • 1(um) Secretário-executivo.

Cada diretoria poderá ser composta por 1 (um) diretor e 1(um) assessor sendo, assim, 5 (cinco) alunos da habilitação de Jornalismo e 5 (cinco) alunos da habilitação de Publicidade e Propaganda.

O fato de a agência estar voltada primordialmente a projetos de cunho cultural, comunitário e filantrópico, para atendimento a micro e pequenos empresários significa que estarão atendendo a um nicho de mercado que normalmente não tem acesso ou não consegue pagar pelos serviços de assessoria em comunicação com agências do mercado. Isso ressalta o papel social que a Agência Júnior de Comunicação Social possui no auxílio a empreendedores de menor porte. Entretanto, esse fato não impede que ela realize projetos para médias e grandes empresas, já que estes proporcionam um aprendizado bastante elevado.

Os alunos-membros
São os principais parceiros, que têm o objetivo de buscar seu aprimoramento profissional e acadêmico, através do desenvolvimento e implementação de estudos e ações. A Agência Júnior de Comunicação Social complementará a formação acadêmica dos estudantes deste curso da Uniron, em vários aspectos, pois proporcionará a eles experiências como: 

  • Administração de uma empresa;
  • Organização do trabalho em equipe;
  • Delegação de responsabilidades;
  • Participação efetiva em reuniões de trabalho;
  • Negociação com clientes, patrocinadores, fornecedores e parceiros;
  • Exercícios de atividades financeiras e contábeis de uma empresa;
  • Decisões sobre políticas de imagem e prospecção de negócios;
  • Contato direto com problemas e situações da realidade organizacional;
  • Capacitação para desenvolvimento e implementação de projetos.

A UCOM tornará acessíveis os serviços de consultoria a empresas, entidades e sociedade em geral, exceto outras Instituições de Ensino Superior, uma vez que o seu principal objetivo será o aprendizado e desenvolvimento do aluno e não os resultados financeiros. A qualidade dos estudos será garantida pela orientação dos professores do curso de Comunicação Social, ou ainda, pelo auxílio de profissionais da área.