Agência Ucom participa de Uniron no Bairro

As crianças se divertiram no pula-pula

Um sábado de muita diversão para a criançada e de informação e atendimento médico para os pais. Assim foi mais uma edição do "Uniron no Bairro" realizado no último sábado (22) no Santuário Nossa Senhora Aparecida, bairro JK. O evento teve início às 9h e término as 13h. Durante essas quatro horas acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Comunicação Social, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Ciência Biológicas, Direito, Arqutitetura e Urbanismo e Gestão Ambiental se integraram à comunidade oferecendo educação e lazer.
Turma de Ciências Contábeis levou vários jogos educativos com operações matemáticas

Ciência Contábeis
Levar conhecimento matemático de forma divertida. Essa foi a preocupação dos acadêmicos de 3º período. Makciwaldo Paiva, veterano que participa desde o 1º período do "Uniron no Bairro" disse que a proposta foi ensinar as operações básicas através dos vários jogos lúdicos. "A proposta é legal porque brincando eles se divertem e aprendem", disse o acadêmico. 
Acadêmicos do Curso de Contábeis com o professor Rodrigo César (camiseta preta)

Rodrigo César, professor que acompanhou a turma ressaltou a importância desse trabalho e como a participação dos alunos promove o espírito solidário na formação do futuro profissional. "Trouxemos a matemática de uma forma mais descontraída e esse projeto trabalha a cidadania com os acadêmicos. Temos exemplos de alunos que já se formaram e continuam desenvolvendo esse trabalho", disse o professor. 
Elizete Costa aguarda os filhos que estão jogando

Para Elizete Costa foi um evento que poderia acontecer mais vezes. Ela levou os três filhos para participar do "Uniron no Bairro". "Eles gostaram tanto que há umas duas horas estão aqui jogando".
Crianças aprendem operações matemáticas brincando

Pedagogia
Oficinas de arte, contação de histórias, pinturas corporais, desenhos e jogos foram responsabilidade da turma de Pedagogia. O que chamou a atenção de algumas alunas foi a necessidade de carinho de algumas crianças que participavam e interagiam durante a apresentação das histórias. 
Crianças ouvem atentas e interagem durante a contação de histórias

Aproximadamente 15 acadêmicos do 1º período foram supervisionados pela professora Evarista Casara, ela disse que essa ação muda o cotidiano das crianças. "Elas raramente tem acesso ao lazer e recreação e essa é uma oportunidade tanto para crianças quanto para adultos", enfatiza. 
Professora Evarista (branco) e seus alunos

Ciência Biológicas

A importância da alimentação foi explicada pela turma do 1º período de Ciências Contábeis. A explanação foi além dos boletins e folders informativos. Os alunos dividiram-se nas vitaminas A, B, C, D e E com os respectivos tipos de alimentos que representavam. A comunidade além de conhecer o valor nutritivo de cada alimento ainda degustou frutas, bolo, sucos, mingaus, tortas e outros quitutes. Natália Coelho e Débora Aline participaram pela primeira vez do "Uniron no Bairro" e gostaram. "Muito legal porque além de ensinarmos, também aprendemos muito", disse Natália. "E o legal é passar para a população que através de comidas práticas elas podem ter uma alimentação de qualidade", complementa Débora. 
Natália coelho e Débora Aline explicam a importância dos alimentos com vitamina "C"
Gestão Ambiental
A conscientização a respeito das queimadas urbanas e os riscos que esse tipo de prática traz ao meio ambiente e a saúde foi a principal ação da turma de Gestão Ambiental, formada por acadêmicos do 1º período. 
Turma de Gestão Ambiental
Arquitetura e Urbanismo
Promover acessibilidade para todas as pessoas é a proposta dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo que estão mapeando áreas da cidade para implantação do projeto "Calçadas Livres" que irá padronizar as calçadas, tendo como prioridade as áreas centrais. 
O professor Giovanni Marini explica o projeto a comunidade

Enfermagem

Acadêmicos de enfermagem orientaram sobre algumas doenças, aferiram pressão e fizeram teste de glicemia. O atendimento contou ainda com pesagem.
Aferição de pressão e informações sobre saúde pelos acadêmicos de enfermagem
Direito
Orientações jurídicas foram oferecidas gratuitamente pelos acadêmicos de direito. Muitas pessoas com problemas jurídicos tiraram suas dúvidas. Explicações sobre herança, registro de imóveis, pensão alimentícias e outras foram esclarecidas durante o evento, através do Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ.
Acadêmicos de direito orientam comunidade sobre seus direitos
Fisioterapia
Os professores Reinaldo dos Anjos e Daniella Nunes coordenaram os acadêmicos do curso de Fisioterapia que adaptaram  um "circuito motor" para diversão e avaliação das crianças. Através de brincadeiras é possível perceber se a criança necessita de alguma atenção especial. Pelo menos dez alunos do 6º período participaram da atividade organizando o exercício para aproximadamente 150 crianças. Para o professor Reinaldo esse projeto tem grande valor. "Aqui estamos executando nossa função socia, através do lazer, l ao permitir que a população exerça seu papel na sociedade". 
Reinaldo dos Anjos e Daniella Nunes
Comunicação Social
Sob orientação do professor Jackson Robles, acadêmicos do Curso de Comunicação Social do 1º, 3º e 6º período, através da Agência Ucom, fizeram cobertura jornalística de todo evento, registrando através de fotos e vídeo toda a movimentação do "Uniron no Bairro". Informações em tempo real foram enviadas pelo twitter e facebook. 
Jaqueline e Gustavo postam em real time no twitter as informações sobre o evento

A hora do lanche
Cachorro quente, refrigerante e algodão doce foram distribuídos para toda a comunidade, encerrando com sucesso mais uma edição do "Uniron no Bairro", projeto semestral que demonstra a responsabilidade social da Instituição de Ensino Superior. 
Distribuição de lanches durante o "Uniron no Bairro"