1ª Mostra Científica de Publicidade e Propaganda se destaca ao integrar acadêmicos e professores

Por: Alexandre Lúcio Fernandes

Fotos: AgênciaUCOM

No dia 20 de junho (sábado), das 8h às 18h, aconteceu a 1ª Mostra Científica do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniron. Realizada no auditório da Faculdade Uniron do Campus Shopping, o evento reuniu os trabalhos práticos e científicos realizados pelos alunos dos períodos de Publicidade e o segundo período de jornalismo, no primeiro semestre do ano.

O evento se originou de um projeto pedagógico da Coordenação de Publicidade, que tem como função estimular a pesquisa entre os acadêmicos. O Projeto Interdisciplinar, segundo a coordenadora de Publicidade, Maria Ângela Lima, é uma metodologia que integra todas as disciplinas de cada turma em um único produto final, com possibilidade de ter uma vertente social, artística ou mercadológica. Esta metodologia é realizada no curso de publicidade e propaganda da Uniron desde 2014, e desde sua concepção vários desafios foram apresentados aos acadêmicos.

A Mostra Científica surgiu com a intenção de se tornar um evento semestral, uma vitrine no qual os alunos possam expor os trabalhos resultantes deste projeto pedagógico. Este semestre, em função dos temas sugeridos em cada período de publicidade, indo da turma integrada do 2º período de Jornalismo e Publicidade ao 7º de Publicidade, a Mostra trouxe o tema: "Comunicação, Arte e Sociedade", com a proposta de reflexão acerca da função social da publicidade.

Acadêmicas do 2º período de Jornalismo e Publicidade. Foto: AgênciaUCOM.

Comunicação, arte e a reflexão social

Trabalhos como os do terceiro período de publicidade, que exploraram os movimentos artísticos como forma de expressão e inspiração para a publicidade, são exemplos de como a interdisciplinaridade da comunicação pode ter influência relevante no campo publicitário, incentivando o desenvolvimento criativo que a área exige.

Segundo Jânio Gonçalves, acadêmico do terceiro período de Publicidade, o tema foi de extrema relevância, o que permitiu aos alunos dimensionar o leque de infinitas inspirações que a área publicitária pode oferecer, e que a Mostra foi um evento muito importante para o currículo acadêmico: “Foi uma grande oportunidade de colocarmos em prática o que ate então só conhecíamos na teoria. E que se a primeira edição superou todas as expectativas, tanto dos docentes quanto dos discentes, já podemos ter a dimensão do que podemos esperar para próximas edições”, pontuou o acadêmico.

Apresentação de trabalho do 3º período de Publicidade. Foto: AgênciaUCOM.
O segundo período de Jornalismo e Publicidade atuaram juntos para explorar um problema vivido atualmente na cidade de Porto Velho, que envolve os impactos sociais causados pela enchente do rio Madeira em 2014. Os trabalhos abordaram seus impactos na região central da cidade, na natureza, sociedade e no patrimônio turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
 
Fotos: 2º período de Jornalismo e Publicidade.
A acadêmica do 2ª período de publicidade, Carine Loureiro, destaca a importância do trabalho para ela e a turma: “O trabalho integrado foi de grande riqueza para nós. Pudemos conhecer e saber de perto coisas da nossa cidade que até então não sabíamos, os impactos que a enchente causou que não foram exibidos detalhadamente na mídia, a dor e o prejuízo que alguns comerciantes passaram... Fomos além do que imaginávamos. Claro, temos que melhorar, mas foi justamente essa a importância que o trabalho teve pra nós. De buscar melhoria cada vez mais, e assim amadurecermos." 

Para Priscila Sousa, aluna do 2º período de jornalismo, o tema do trabalho integrado foi uma oportunidade para abordar o problema social que a cidade vem sofrendo e chamar a atenção da população e das autoridades. “Ver outros alunos se esforçando e mostrando desempenho ao correr atrás do assunto, aplicando as matérias estudadas dentro do trabalho integrado, teve grande serventia – disse Priscila – Para mim, a mostra foi excelente, mostrou que todos os alunos estão sim preparados para dar o seu melhor e que todos os trabalhos foram bem desenvolvidos, executados e apresentados. A Mostra foi um sucesso e espero que todos os outros estudantes possam mostrar mais e dar valor ao estudo desenvolvido”, completou a acadêmica.

Judriele Coutinho na defesa do trabalho.
O quinto período de Publicidade se reuniu por completo com o objetivo de realizar uma campanha promocional para uma loja de varejo da cidade de Porto Velho. O trabalho inclusive recebeu a premiação de destaque da Mostra, por sua relevância e qualidade. Judriele Coutinho, uma das apresentadoras do trabalho, contou-nos a alegria em tê-lo reconhecido e elogiado, além do quão gratificante fora se envolver em um trabalho tão desafiador e, que o empenho da turma foi fundamental. “O quinto período (no qual faço parte) está admirado, sem crer que ganhamos. Esse evento e o certificado revitalizaram nossas esperanças e vamos nos empenhar para fazer um trabalho bem melhor e nos preparar mais para a 2° Mostra Científica de Publicidade.” – disse – “Confesso que fazer parte de um evento como a Mostra Científica de publicidade me deu um certo frio na barriga, até porque minha turma ia apresentar um trabalho e eu e a aluna Aline Ferreira ficamos responsáveis pela apresentação, para a banca julgadora e os demais colegas. Foi uma honra prestigiar os trabalhos dos meus colegas, e cada trabalho fabuloso foi apresentado.”, concluiu a acadêmica.

Até para quem acabou de entrar na instituição sentiu o desafio que vai ter pela frente ao longo de quatro anos. A turma do primeiro período de Publicidade encarou a produção de uma revista impressa, inspirada no jornal semanal “Meio & Mensagem”. Segundo o acadêmico Erlisson “Miau”, líder do primeiro de Publicidade e Propaganda, o projeto integrado teve uma grande importância para todos, pois os motivou a aprender mais sobre a revista impressa e sua origem. “A turma se empenhou ao máximo para tentar entender cada detalhe da revista, estudamos pontos relacionados sobre a diagramação (cores, fontes, tamanho das fontes, etc.).” Ele ressaltou ainda o empenho da turma em entender cada detalhe da revista e o esforço na busca do conhecimento e o quanto foi importante leva-lo para a Mostra: “A Mostra tem grande importância não só como meio de estudo para a realização das ideias, mas para que todos possam mostrar seus talentos”, finalizou ele, acreditando que a turma deu um passo positivo para crescer ainda mais ao longo dos próximos semestres.

-

A Mostra contou ainda com a apresentação dos trabalhos do 4º período que, dividido em equipes, teve o objetivo idealizar a criação e o planejamento estratégico de marketing de uma nova empresa no mercado logal, recorrendo a estudos de campo, pesquisas quantitativa e mercadológica, para analisar a viabilidade. Teve ainda o 6º período, no qual a turma se responsabilizou em fazer o planejamento e gestão de três marcas locais, com a intenção de analisar posicionamento de mercado, pontos fortes e fracos, sugerindo uma gestão que melhore a empresa e a torne mais competitiva.

Uma experiência para ficar!

O sucesso da Mostra também ficou evidente para os professores que estiveram diretamente envolvidos nas orientações dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Nas palavras da profª Iule Vargas, líder de dois projetos interdisciplinares, o evento foi um sucesso. “Todos os alunos/períodos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, exibindo a criatividade e dinamismo existente no curso. Vale citar que esses acontecimentos enriquecem o curriculum acadêmico, para aqueles que desejam investir na carreira científica, participar desses encontros, conta ponto (e muito), nas fases eliminatórias de mestrados ou doutorados. Todos os envolvidos estão de parabéns!”, completou a docente.

Professores na banca. Foto: Cacarejaço.

Para a Profª Maria Ângela Lima, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniron, o evento, ao reunir e integrar todos os períodos do curso entra para a história: “[a Mostra] Teve o mérito de reunir acadêmicos de todos os períodos do curso em uma integração nunca antes vivenciada. Para quem está começando, a chance de ser conhecido. Para quem já está em semestres à frente, a oportunidade de mostrar aos colegas e professores a sua evolução no conhecimento” – ressaltou a coordenadora, que evidenciou quão produtivo foi o semestre, no âmbito do conhecimento, propiciando trabalhos de excelente qualidade – “O maior desafio foi cumprido: integrar as disciplinas em um trabalho coerente. Vinte e um trabalhos apresentados, com a publicação dos resumos. Superaram todas as expectativas e o evento deixou a missão de trabalharmos para que o próximo também seja esse sucesso”, arrematou a professora Maria Ângela.


--
Veja mais fotos da Mostra na nossa fanpage: AgênciaUCOM.