Sim, deu match! Confira como foi a 4ª Mostra Científica de PP
Banca de avaliação. Suéllen Lemos, Adriana Cordenonsi e Viviane Camelo. |
Os dias 28 e 29 de novembro foram reservados para a 4ª Mostra Científica de Publicidade e Propaganda. Idealizada pela coordenação do curso, o evento aconteceu no auditório da Uniron Shopping e reuniu alunos e profissionais da área da comunicação.
Em todos os semestres a Mostra Científica visa estimular a pesquisa entre os acadêmicos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, refletindo acerca da função social da publicidade, passando também pela preparação para o mercado de trabalho.
Para a coordenadora de Publicidade e idealizadora do evento, Maria Angela Dummel, "o grande diferencial desta IV Mostra foi a apresentação dos alunos do oitavo período com seus TCCs, e isso será aprimorado para as próximas edições. Todos os trabalhos apresentados foram excelentes dentro do que se propuseram a fazer, tendo em vista também que são trabalhos acadêmicos. Com certeza, a cada edição do evento a qualidade aumenta e a escolha dos melhores trabalhos fica cada vez mais difícil para os professores."
Maria Angela Dummel, a coordenadora de PP. |
Conversa com a equipe do reality show Chef de Casa
A equipe de produção do reality show Chef de Casa, da SIC TV, foi convidada para compartilhar da experiência e desafios da produção local. Jorge Damschi, gerente de marketing, Juraci Júnior, diretor de conteúdo e apresentador, e Cleberson Wesz, diretor de produção, abordaram diversos assuntos, como a importância dessa inovação do mercado, as dificuldades enfrentadas e as etapas do programa até a chegada da final.
O diretor de produção Cleberson Wesz acredita que essa troca de experiência vai somar ainda mais para o crescimento dos alunos no mercado de trabalho. "Estamos tentando passar um pouco do que a gente aprendeu e passou, tudo o que fizemos pra que esse programa acontecesse. É muito legal passar pro pessoal que tá estudando e que quis saber um pouco da nossa experiência, eu acho que tem muita coisa legal pra gente aprender com eles e eles com a gente", diz o diretor.
Convidados que sempre marcam presença
Gustavo Bonfante e Jeferson Dino, alunos de Jornalismo da Uniron, sempre marcam presença nos eventos da comunicação social. Dessa vez não foi diferente. Durante o segundo dia do evento, apresentaram canções da cultura pop e MPB, gerando satisfação aos convidados.
A equipe de produção do reality show Chef de Casa, da SIC TV, foi convidada para compartilhar da experiência e desafios da produção local. Jorge Damschi, gerente de marketing, Juraci Júnior, diretor de conteúdo e apresentador, e Cleberson Wesz, diretor de produção, abordaram diversos assuntos, como a importância dessa inovação do mercado, as dificuldades enfrentadas e as etapas do programa até a chegada da final.
Da esquerda para a direita: Cleberson Wers, Juraci Júnior e Jorge Damschi. |
O diretor de produção Cleberson Wesz acredita que essa troca de experiência vai somar ainda mais para o crescimento dos alunos no mercado de trabalho. "Estamos tentando passar um pouco do que a gente aprendeu e passou, tudo o que fizemos pra que esse programa acontecesse. É muito legal passar pro pessoal que tá estudando e que quis saber um pouco da nossa experiência, eu acho que tem muita coisa legal pra gente aprender com eles e eles com a gente", diz o diretor.
Convidados que sempre marcam presença
Gustavo Bonfante e Jeferson Dino, alunos de Jornalismo da Uniron, sempre marcam presença nos eventos da comunicação social. Dessa vez não foi diferente. Durante o segundo dia do evento, apresentaram canções da cultura pop e MPB, gerando satisfação aos convidados.
Gustavo Bonfante na voz e Jeferson Dino na guitarra. |
Trabalhos apresentados
3º/4º períodos
A turma dos 3º e 4º períodos tiveram que produzir vídeos retratando as áreas de produção gráfica, planejamento em Publicidade e Propaganda e redação publicitária. Além disso, deveriam criar uma campanha de marketing digital para a divulgação do canal Mundo Publicitário, criado em 2016.1 para exibição de trabalhos acadêmicos de Publicidade.
No total, três vídeos foram totalmente criados e produzidos pelos alunos, cada um com estilos e técnicas diferenciadas. Você pode conferir os resultados no canal Mundo Publicitário.
A turma dos 3º e 4º períodos tiveram que produzir vídeos retratando as áreas de produção gráfica, planejamento em Publicidade e Propaganda e redação publicitária. Além disso, deveriam criar uma campanha de marketing digital para a divulgação do canal Mundo Publicitário, criado em 2016.1 para exibição de trabalhos acadêmicos de Publicidade.
No total, três vídeos foram totalmente criados e produzidos pelos alunos, cada um com estilos e técnicas diferenciadas. Você pode conferir os resultados no canal Mundo Publicitário.
O aluno Hugo Prestes ficou satisfeito com o resultado final do trabalho e do evento. "O nosso trabalho abordou a produção gráfica e produção audiovisual. Foi muito interessante pois colocamos o conhecimento adquirido na sala em prática. A 4ª Mostra, como as anteriores, foi um sucesso de forma geral com trabalhos acima da expectativa", afirma o aluno.
5º período
5º período
Já o 5º período teve que criar um produto de comunicação para a EDP University Challenge, desafio criado pela distribuidora de energia EDP, com o intuito de apresentar soluções inovadoras que previnam os riscos com energia elétrica. Sendo assim, além de contar como avaliação do semestre, os alunos ainda concorrem a R$ 16 mil.
Duas campanhas foram apresentadas. A campanha "Se é perigoso não é brincadeira", que abordou os perigos de empinar pipa próximo a redes elétricas e "Cilada", que focou no furto de energia e ligações clandestinas.
Peça-conceito da campanha Cilada. |
Maelson Jorge, aluno do 5º período, contou um pouco da execução do trabalho. "A campanha foi elaborada de acordo com o cronograma passado pelos professores. Antes de chegar na elaboração da peça-conceito com nossas estratégias, existe todo um planejamento, começando pelo briefing disponibilizado pela EDP. Porém faltavam algumas informações e completamos. Em seguida veio a pesquisa, para se ter mais conhecimento do nosso público-alvo e para que nosso objetivo, que era conscientizar a população, fosse alcançado", diz Maelson.
Peça-conceito para outdoor da campanha Se é perigoso, não é brincadeira. |
6º período
Os alunos do 6º deveriam aplicar a régua de relacionamento em uma empresa alimentícia. O intuito era melhorar o relacionamento entre consumidor e empresa.
Alunos do 6º período durante sua apresentação. |
A aluna Anne Galvão foi uma das idealizadoras do trabalho e falou sobre a importância da ferramenta para a empresa. "A construção da régua de relacionamento nos proporcionou ao conhecimento de como organizar uma empresa, desde o atendimento ao pós-vendas, nunca deixando de lado a importância de um banco de dados, para melhorar o desempenho dos serviços oferecidos por qualquer empresa. No nosso caso a escolhida foi a Pastel e Cana Ltda", conta a aluna.
Novidade na Mostra: painel científico dos TCCs do 8º período
Novidade na Mostra: painel científico dos TCCs do 8º período
TCCs expostos em formato de painel científico. |
Pela primeira vez em uma Mostra Científica de Publicidade, os alunos do 8º perído tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de seus TCCs. Os trabalhos estavam expostos no formato de painel científico para os presentes do evento.
Premiações e o Gran Prix: "Será que dá Match?"
Como é tradição nas Mostras Científicas, os melhores trabalhos foram premiados, de acordo com as categorias estabelecidas pela organização do evento. Nesse semestre, o integrado que venceu o Gran Prix - melhor trabalho apresentado durante a 4ª Mostra, foi o "Será que dá Match? Descubra o publicitário que há em você", do 3º/4º período.
Premiações e o Gran Prix: "Será que dá Match?"
Como é tradição nas Mostras Científicas, os melhores trabalhos foram premiados, de acordo com as categorias estabelecidas pela organização do evento. Nesse semestre, o integrado que venceu o Gran Prix - melhor trabalho apresentado durante a 4ª Mostra, foi o "Será que dá Match? Descubra o publicitário que há em você", do 3º/4º período.
Integrantes do JobIntegrado, grupo que idealizou a campanha Será que dá Match? |
A líder do grupo, Juliana Neves, contou sobre a experiência de receber o Gran Prix. "Coordenar uma equipe com 10 integrantes foi bem desafiador, passamos por diversos brainstormings, fomos direcionados por nossos mestres que nos fizeram chegar à ideia principal: "Vem pro meu mundo - descubra o publicitário que há em você". Com os avatares desenvolvidos, ilustrados por Alex Carlos que esbanja talento, criamos uma identidade visual para a ideia. Em todo o processo tem um pouco de cada integrante. Maravilhoso mesmo foi conseguir alcançar nosso target e claro, o tão desejado Grand Prix. Confesso que ele era o prêmio que eu mais desejava e impulsionava o grupo também, felicidade não cabe no peito", diz Juliana entusiasmada.
Confira o resultado das premiações:
Melhor campanha publicitária
Melhor pesquisa mercadológica
Melhor peça laboratorial de vídeo
Melhor peça gráfica
Melhor proposta em mídia digital
Melhor planejamento estratégico
Melhor paper científico
GRAND PRIX – melhor trabalho apresentado durante a 4ª Mostra
Confira o resultado das premiações:
Melhor campanha publicitária
"Cilada" - 5º período
Melhor pesquisa mercadológica
"Cilada" - 5º período
Melhor peça laboratorial de vídeo
"Planejamento estratégico na Publicidade e Propaganda" - 3º/4º período
Melhor peça gráfica
"Será que dá match? Descubra o publicitário que há em você" - 3º/4º período
Melhor proposta em mídia digital
"Será que dá match? Descubra o publicitário que há em você" - 3º/4º período
Melhor planejamento estratégico
"Cilada" - 5º período
Melhor paper científico
"Sé é perigoso não é brincadeira" - 5º período
GRAND PRIX – melhor trabalho apresentado durante a 4ª Mostra
"Será que dá match? Descubra o publicitário que há em você" - 3º/4º período
Você pode conferir todas as fotos do evento clicando aqui.
Você pode conferir todas as fotos do evento clicando aqui.