Acadêmico de Publicidade da Uniron é destaque na Web

Por: Alexandre Lúcio Fernandes


O jovem Henrique Lima, acadêmico do quinto período de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron, vem se destacando após a estreia do seu canal no Youtube: Quarto Invento. O canal teve seu primeiro vídeo publicado no dia 08/04 e desde então conta com boa repercussão. O sucesso do projeto, embora novo, é evidente. Já em seu terceiro vídeo, conta com uma média de 1000 visualizações, com tendência para crescer mais ainda a visibilidade. Os comentários positivos e o apoio recebido na web, por colegas da faculdade, amigos e seus familiares, até de pessoas de vários lugares do país, têm animado e estimulado mais ainda a veia criativa deste futuro publicitário.

Para abrir uma série de matérias especiais sobre projetos acadêmicos em destaque, dos cursos de Jornalismo e Publicidade, entrevistamos Henrique para conhecermos mais sobre o seu programa no Youtube. Em uma conversa bem descontraída, ele nos contou um pouco sobre o que é o "Quarto Invento", o que o motivou a idealizar o canal e a influência da faculdade. Apaixonado por vídeos e internet, fez um breve relato contando-nos os caminhos que o levaram a investir nessa ideia, o processo de construção do cenário de filmagem e as dificuldades envolvidas na concepção do canal, que tem o único objetivo de compartilhar tudo o que a criatividade permitir.

Confiram a entrevista:

UCOM: Olá Henrique! Tudo bem? Conte-nos um pouco sobre você.
Henrique: Olá, eu me chamo Henrique Pontes de Lima, tenho 19 anos, nascido e criado em Porto Velho - RO e sou um cara ex-tímido e antissocial que encontrou no vídeo e na fotografia a coragem que precisava para me comunicar. Eu sou estagiário profissional, aspirante a videomaker, fotógrafo, designer e mais coisas que envolvam comunicação visual. Estou cursando Publicidade e Propaganda e tenho a capacidade de passar muitas horas trancado no quarto assistindo vídeos, filmes, séries e isso pode ser um dos motivos da vontade pulsante de estudar cinema.

UCOM: Como a ideia do projeto Quarto Invento surgiu? O que o motivou a idealizá-lo?
Henrique: Tudo começou em 2011, depois de assistir muitas outras pessoas produzindo vídeos para o Youtube, acreditei que também poderia fazer aquilo e que poderia ser um bom lugar para um tímido como eu me comunicar, e então, resolvi me aventurar nesse mundo.

O primeiro canal para produzir meus vídeos foi o “Reino Trágico”, um videoblog que eu contava minha opinião e meu cotidiano. O projeto ficou de lado depois que fui convidado por um amigo, o Samyr Otto, a gravar um videoblog em dupla, “Os Bigodes”. O canal foi muito bem recebido e visualizado, algo que eu não esperava. Aquele rapaz tímido que mal se comunicava agora estava sendo assistido na internet e abordado sobre o que falava por todos, foi uma experiência incrível. Os Bigodes tiveram seu primeiro vídeo lançado em 2012 e o último foi ano passado (2014) e só tenho a agradecer ao Samyr e aos amigos que assistiram e acompanharam, com certeza aprendi muito e levo experiências de tudo comigo. Depois disso voltei com o projeto até então parado: Reino Trágico. Gravei alguns vídeos e por problemas pessoais tive que parar. Nesse tempo parado com a produção para a internet, eu trabalhei, estudei e busquei aprender e comprar equipamentos de produção audiovisual.

Em 2015, a vontade pulsante de produzir vídeos não havia se apagado e com a motivação da internet que me envolvia, surgiu a criação do Quarto Invento. Estou empolgado com toda a recepção positiva que recebi com o novo projeto e os vídeos já estão em produção e prometo que ainda irá surgir muita coisa boa!

Processo de criação do logotipo.
UCOM: Qual o objetivo do Canal? Que tipo de conteúdo você pretende compartilhar com a galera?
Henrique: O Quarto Invento é um programa semanal para compartilhar conteúdo criativo, ideias, pensamentos, experiências... enfim, tudo com o intuito de descobrir e divulgar coisas novas e interessantes. O conteúdo é diversificado e sempre busco transmitir reflexões relevantes para o cotidiano visto na perspectiva de um jovem acadêmico de 19 anos.

UCOM: O que você precisou investir para torná-lo realidade? Como foi o processo de criar o cenário para as filmagens?
Henrique: Eu precisei de determinação e passei muito tempo na internet investindo meu tempo estudando, assistindo tutoriais, vídeo-aulas e dicas, conversei com pessoas experientes no assunto, busquei inspirações e referências. Tudo isso para que pudesse fazer aquilo que tenho vontade com a qualidade que acredito que tenho capacidade de apresentar. O fato de poder pensar na construção do quarto desde o começo me deu a oportunidade de escolher o posicionamento dos móveis e a escolha da iluminação, isso me disponibilizou diversas possibilidades para a escolha do cenário e fez ele ser como é hoje.

Produção de vinheta stop motion e abertura do vídeo com a vinheta editada.

UCOM: Como acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da Uniron, fale-nos um pouco como a faculdade tem contribuído na sua vida e no desenvolvimento do Quarto Invento?
Henrique: A faculdade tem professores incríveis que me fizeram enxergar muito além do que eu conseguia enxergar. Eu vejo as aulas como um direcionamento do que eu devo aprender e para onde devo guiar meus estudos. Não posso ficar apenas com as horas de estudo em sala, então, além das aulas, eu busco aprender mais sobre tudo o que foi abordado e a área que pretendo me especializar (produção audiovisual). Eu posso dizer que na faculdade me dizem onde estão minhas asas, agora eu preciso ir atrás e voar.

UCOM: Qual a sua perspectiva profissional?
Henrique: Por enquanto eu tenho utilizado a internet como um portfolio para mostrar o meu trabalho e o que sei fazer. Gostaria de trabalhar na área da produção audiovisual e no futuro abrir minha própria produtora de vídeo (o nome eu já tenho: Quarto Invento). O que estou planejando – mas posso mudar de ideia – é terminar publicidade e propaganda, cursar jornalismo para me ajudar com documentários e assessoria de imprensa, depois me especializar em produção audiovisual fora de Rondônia, quem sabe até fora do país... (já me indicaram Cuba), e ir seguindo meus sonhos com o que surgir em mente com o decorrer da caminhada.

UCOM: Agradecemos a sua participação, sua disponibilidade em conversar conosco. Desde já desejamos sucesso na sua vida acadêmica e profissional. Por fim, queríamos que deixasse um recado para a galera da comunicação, alguma mensagem de incentivo.
Henrique: Eu que devo agradecer pelo reconhecimento e apoio! O recado que deixo para os amigos da comunicação é: Tire as suas ideias do papel! A sensação de criar algo que você acredita é sensacional. Deixe de lado o medo, a incerteza e as dúvidas e dê asas a sua criatividade. O mundo inteiro está disponível através de um click e eu acredito que cada pessoa tem a capacidade de criar algo com sua identidade, algo que ninguém mais no mundo poderia fazer a não ser ela. Eu sou o Henrique Lima e desejo muitas ideias a todos. Grande abraço!

---
Para terminar com estilo, o Henrique gravou uma mensagem em vídeo para a galera de comunicação. É quase um episódio novo do seu canal. Curioso? Confere aí:

QUARTO INVENTO POR TRÁS DAS CÂMERAS



CONHEÇA O CANAL NESTE LINK: QUARTO INVENTO

Gostaram de conhecer mais sobre o Henrique e o seu projeto Quarto Invento? Realmente muito dez. Ele colocou em prática suas ideias e, principalmente, as teorias aprendidas em sala na Faculdade. Se você acadêmico, cursa Jornalismo ou Publicidade da Uniron, e tem um projeto derivado da faculdade, procure nós da Agência Ucom e saiba como divulgar seu  trabalho. Entre em contato via agenciaucom@gmail.com, ou pelo fanpage agenciaucom.