"Mata-Mata" esquenta os preparativos para o Intercom Norte 2015

Por: Alexandre Lúcio Fernandes



Na tarde de sábado, do dia 28 de março de 2015, acadêmicos dos cursos de Comunicação Social reuniram-se na Sala 202 da Faculdade Uniron – Campus Shopping (em Porto Velho/RO) – para o “Mata-Mata”, seletiva local para trabalhos acadêmicos a serem inscritos na Expocom 2015. O evento foi organizado pelos integrantes da UCOM – Agência Júnior de Comunicação da Uniron.


Na edição deste ano, sete trabalhos foram submetidos à banca.

1º - Samila Ximendes, 7º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Outdoor da campanha “A Felicidade está no sangue de quem Doa”.

2º - Tharso Ramalho, 4º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Outdoor da campanha “#Conecte-se à Vida”.

3º - Matheus Oliveira Silva, 7º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Campanha Publicitária(Conjunto/Série) “A Felicidade está no sangue de Quem doa”.

4º - Waldiney Farias Braga, 4º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Campanha Publicitária (Conjunto/Série) “#Conecte-se à Vida”.

5º - Ana Caroline Matos, 7º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Pesquisa Mercadológica “A Importância da Pesquisa Mercadológica para o Posicionamento de uma Marca”.

6º - Greicieli Stork, 4º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Filme Publicitário “#Conecte-se à Vida”.

7º - Fernanda Amaral, 7º Período do curso de Publicidade.
Trabalho: Jingle “A Felicidade está no Sangue de quem Doa”.


A defesa dos trabalhos contou com banca avaliadora, composta por corpo docente do Curso de Comunicação Social da Uniron, formado por: Maria Ângela Lima, Adriana Cordenonsi, Janaina Ferri, Ana Luíza, Iule Vargas, Bill Marques e Francivan Souza.


Profª Coordenadora Maria Ângela compondo a banca avaliadora e fazendo suas apreciações.

A Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron, Maria Ângela Lima Dummel destacou a importância do “Mata-Mata”:

“A nossa seletiva local, chamada aqui de “mata-mata”, é importante porque seleciona o melhor trabalho em cada modalidade para serem indicados para concorrerem ao Expocom regional e, posteriormente, ao nacional (caso vençam na regional Norte). Os prêmios obtidos na exposição são uma forma de reconhecer os destaques dos cursos de publicidade e jornalismo da Uniron que já saíram vencedores em várias categorias em anos anteriores. Os trabalhos indicados são produções acadêmicas orientadas por professores da instituição, realizadas nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da nossa faculdade e mostram o que de melhor nossos alunos têm produzido.”

O evento, como prévia da Expocom, torna-se uma ferramenta importante de contribuição para o aprimoramento dos trabalhos, benefício concedido com as correções e sugestões aferidas pela banca, a fim de que o conteúdo e a parte teórica estejam devidamente produzidos dentro das normas do Intercom Norte.

Ana Caroline Matos, uma das acadêmicas que defendeu seu trabalho no “Mata-Mata”, comenta esta relevância:

Ana Caroline Matos defendendo seu estudo de caso sobre a empresa Tayó.
“O Mata-Mata é como uma preparação para a Expocom, passando pela mesma experiência que estamos prestes a participar. Com uma banca, podemos sentir o frio na barriga para a Expocom. E nos dá a oportunidade de apresentarmos nossos trabalhos, e claro, corrigi-lo devido às avaliações da banca, para que esteja preparado para a etapa regional. Isso faz com que os acadêmicos possam melhorar seus trabalhos e ficarem mais confiantes em relação à apresentação. E já é nesta fase que estamos prontos, confiantes e ansiosos para o tão esperado encontro em Manaus. Esperamos trazer alguns prêmios pra casa, e contamos com a torcida de todos, afinal, o prêmio é para todos nós.”

Acadêmico Collien Rodrigo na sua defesa.
Collien Rodrigo, acadêmico do 7º período de publicidade, que apresentou a peça avulsa Outdoor, da Campanha “A Felicidade está no sangue de quem doa” ressalta a importância do evento como ensaio para o Congresso Regional de Comunicação:

"Participar do Mata-Mata é como um ensaio para a Intercom, então a ansiedade é bem grande também. Foi uma oportunidade de saber como se portar diante da banca e assim poder se preparar melhor para surpreender em Manaus em maio. Eu e meu grupo planejamos tudo pra dar certo, então agora é vestir a camisa e trazer esse prêmio pra Uniron!"
 

Em depoimento para a UCOM, Greicieli Stork, acadêmica do 4º período de Publicidade, disse que o trabalho da sua turma, representado pela Campanha “#Conecte-se à vida”, desenvolvido no segundo semestre de 2014, enquanto 3º período, quase não iria participar. O empenho de outro colega, que tomou a frente e elaborou o material para a apresentação foi fator determinante para reacender a vontade de ir até Manaus, defender o trabalho e concorrer ao Prêmio.

Greicieli defendendo a Campanha Conjunto/Série #Conecte-se à Vida
“A Campanha “#Conecte-se a vida” é como o nosso primeiro filho, criamos sem experiência alguma, e nos orgulhamos da qualidade final das nossas peças. Foi muito bom ouvir as criticas e os elogios dos professores que estavam em nossa banca. Infelizmente não nos classificamos com a Campanha completa, mas reconhecemos que a Turma do 7º período realizou um belíssimo trabalho, Porém estou muito feliz em poder Representar a Faculdade Uniron com o Filme Publicitário da nossa Campanha e em outras três Categorias. Espero voltar de Manaus com alguns prêmios, e mais preparada para os projetos que vamos realizar para a próxima edição no ano de 2016.”
 

 -----
Os trabalhos selecionados através do “Mata-Mata” concorrem primeiramente ao prêmio Expocom da etapa regional que será realizado durante o Congresso Intercom no período de 28 a 30 de maio na UNINORTE – Centro Universitário do Norte (AM). O objetivo é que os trabalhos sejam premiados e selecionados para a Etapa Nacional, o XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, a ser realizado de 4 a 7 de setembro na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e trazer para a UNIRON mais premiações.

É importante acrescentar que além dos acadêmicos que estarão na Expocom, teremos ainda dois artigos científicos a serem inscritos no Intercom Júnior,  trabalhos autorais de dois alunos de publicidade, membros da Agência Ucom atual, a Juliana Nunes de Oliveira e o Alexandre Lúcio Fernandes.
..

A organização do “Mata-Mata” agradece a participação do corpo docente e dos acadêmicos, tanto dos apresentadores quanto dos ouvintes, e aproveita para desejar boa sorte aos que defenderão seu trabalho em Manaus e representarão com honras, a Faculdade Uniron.


O QUE SÃO INTERCOM NORTE, EXPOCOM E INTERCOM JÚNIOR?
O XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte será realizado em Manaus entre os dias 28 e 30 de maio deste ano. Com o tema "Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo", a programação terá palestras, oficinas, atrações culturais, entre outras atividades. Site oficial: http://www.intercomnorte.com.br/

A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é um evento que ocorre dentro do Congresso de Comunicação, pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), para defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa. Oferece prêmios destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de graduação no âmbito dos cursos de Comunicação Social e suas habilitações.

O Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação) é um espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.