Acadêmicos representarão a Uniron em Congresso Nacional de Comunicação

Por: Alexandre Lúcio Fernandes



Com três trabalhos classificados na etapa regional, em Manaus, acadêmicos
concorrem a prêmio em Congresso Nacional de Ciências da Comunicação.


Estudar é uma engrenagem que move as vitórias. E para alguns alunos, o empenho e a dedicação nos estudos têm significado o encontro com singulares experiências no mundo acadêmico. O desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, além de gerar conhecimentos e aprendizados, é capaz de se tornar estímulo para quem quer chegar longe na carreira profissional. Alguns desses trabalhos se destacam e alçam voos inimagináveis. É o caso de alguns acadêmicos do 8º período de publicidade que participarão do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a acontecer nos próximos dias 03 a 07 de setembro na cidade do Rio de Janeiro.

A participação da 14º edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, realizada entre os dias 28 a 30 de maio na Uninorte Laureate em Manaus, rendeu três prêmios à Faculdade Uniron, trabalhos esses que automaticamente se classificaram para a etapa Nacional do congresso. Desta forma, os três trabalhos concorrem ao prêmio Expocom, que elegerá os melhores trabalhos acadêmicos do país. Estarão concorrendo a nível nacional, representando a Faculdade Uniron e o Estado de Rondônia, com muitas chances de levarem o prêmio.

Segue abaixo os trabalhos, bem como as categorias e os alunos representantes:

- Categoria Publicidade e Propaganda | Modalidade Outdoor: “A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa.” (Collien Rodrigo);

- Categoria Produção Transdisciplinar | Modalidade Programa Laboratorial de Áudio: “Dicas Cacheadas da Tayó: O Uso do Rádio para o posicionamento da marca.” (Ana Luiza Moreira)

- Categoria Publicidade e Propaganda | Modalidade: Pesquisa Mercadológica: “A importância da pesquisa para o posicionamento de uma marca.” (Carol Matos);

Vamos torcer para que eles possam representar bem o estado e a nossa instituição!

A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é um evento que ocorre dentro do Congresso de Comunicação, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), para defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa. Oferece prêmios destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de graduação no âmbito dos cursos de Comunicação Social e suas habilitações.

Além destes três trabalhos, um artigo científico será apresentado no Intercom Jr (modalidade exclusiva para produções de pesquisas científicas), na Divisão Temática “Publicidade e Propaganda”. Os Acadêmicos Matheus Oliveira, Elisandra Freitas e Collien Rodrigo participarão com o artigo intitulado “Análise de anúncios de oportunidades da empresa DuLoren”.

O Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação) é um espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.

Momento único

Com os prêmios no Intercom Norte em Manaus (Maio/2015). Da esquerda para a direita: Matheus Oliveira, Carol Matos, Maria Ângela (Coordenadora), Leiane Câmera, Ana Luíza, Collien e Elisandra.

Estando no último semestre do curso de Publicidade, os acadêmicos contam a sensação que é esta oportunidade única de participar de um congresso a nível nacional. Para os acadêmicos, concluir o caminho acadêmico, apresentando um trabalho em um congresso nacional de pesquisa, representando a Uniron, é uma excelente chance para enriquecimento intelectual e acadêmico. Veja os depoimentos:

Collien Rodrigo
“Com certeza o momento é de euforia por saber que estaremos representando nossa faculdade e nosso Estado diante de comunicólogos do Brasil inteiro. Mas independentemente do resultado, acredito que já somos vitoriosos por levar nossos projetos que nasceram em sala de aula e agora serão apresentados a nível nacional. Em Manaus nos divertimos muito e espero que no Rio seja ainda melhor!"

Ana Luíza Moreira
“Entre as diversas experiências que a vida acadêmica pode proporcionar, o Intercom foi, para mim, uma das mais triunfais. Levei tempo pra entender a importância do evento, prova disso é que participei pela primeira vez no 7° período. Porém, nunca é tarde! Após levar um trabalho para o evento regional (que aconteceu no meio do ano em Manaus) e vencer na categoria de rádio, pesquisa e outdoor, agora é vez de representar, não só Rondônia, mas todo o Norte no Intercom Rio 2015 (etapa nacional), e o que tiver de ser será!”

Carol Matos
“Podemos dizer que estamos bastante empolgados para o Intercom Rio. Pela primeira vez levamos um trabalho para o regional e já vamos concorrer o nacional, como não estar feliz? Ainda mais sendo na cidade maravilhosa [risos]! As expectativas são as melhores possíveis, já que estaremos lá, é porque temos capacidade de concorrer e quem sabe até trazer alguns prêmios pra casa! Contamos com a torcida de todos!”

Matheus Oliveira
"A expectativa está gigante, muito maior que a de Manaus, nós estamos na contagem regressiva para embarcar. Agora além dos trabalhos integrados apresentados em Manaus estamos levando um artigo científico como contribuição científica. Fizemos ano passado em análise do discurso e a Maria Ângela (coordenadora do curso) nos incentivou a levá-lo por ter ficado tão bom. A experiência de estar levando para um evento nacional trabalhos e ideias que estavam em nossas cabeças e agora serão vistas pessoas de todo o Brasil além de ser gratificante, é emocionante. Vamos dar o nosso melhor para representar a Uniron, Rondônia e a região norte."

Elisandra Freitas
“Para o Intercom Rio, a minha expectativa é muito grande, não estaremos mais somente na nossa região, vamos conviver com estudantes e profissionais de norte a sul do país, e ainda ter a oportunidade de conhecer diversas realidades do mercado. Além de representar os trabalhos classificados, apresentaremos no Intercom Júnior, um artigo que fiz com dois colegas. É gratificante ter a oportunidade de debater um assunto sobre qual escrevemos, ser reconhecido e publicado. Isto demonstra o quanto vale a pena se dedicar a um trabalho, que por hora parece ser apenas mais um trabalho de sala, mas se bem feito, torna-se oportunidade para grandes experiências, além de contribuir para o currículo acadêmico.”

Leiane Câmara
“A expectativa é das melhores. Só o fato de termos passado pro nacional já foi uma grande conquista. Os selecionados são os melhores dos melhores. A Uniron vai estar concorrendo com grandes faculdades e contra bons trabalhos. Isso pesa? Sim, mas estamos confiantes. Será uma aventura com gosto de despedida formatura e a certeza de que fizemos e demos o nosso melhor ate aqui.”

­­--
É isso aí!! Que eles sirvam de inspiração para outros acadêmicos. Desejamos toda sorte a eles. E voltem com prêmios. o/