RELATÓRIO UCOM 2015
Por: Juliana Oliveira e Alexandre Lúcio
Em ano à frente da UCOM, a Renovação encontrou dificuldades, desafios, obstáculos, mas soube explorar os imprevistos dessa empreitada com imensa responsabilidade e comprometimento. Neste sentido, é necessário prestarmos contas da nossa atuação para o corpo docente e discente dos cursos de Comunicação Social. No âmbito de 2015, como gestora da Agência Júnior de Comunicação da UNIRON, a equipe Renovação, coordenada pela Prof. Andreia Gonzalez, ofereceu as seguintes contribuições:
Eventos realizados
Durante a gestão Renovação em 2015 foram realizadas os seguintes eventos:
- Recepções aos Calouros de Comunicação Social (2015.1)
- Mata-Mata (Etapa Local Expocom 2015.1)
- Recepções aos Calouros de Comunicação Social (2015.2)
- XX SEMACOM (2015.2)
- Eleições 2015.
Eventos de realização própria |
Parceria/apoio em Eventos
Atuamos como parceiros dos cursos de Jornalismo e Publicidade, referente aos seguintes eventos:
- 1ª Mostra Científica do Curso de Publicidade e Propaganda (2015.1) (Curso de Publicidade)
- 2ª Mostra Científica do Curso de Publicidade e Propaganda (2015.2) (Curso de Publicidade)
- "Roda de Conversa" (Curso de Jornalismo)
Eventos em parceria/apoio |
INTERCOM
Destacamos a participação da UCOM no INTERCOM Norte – AM, Congresso de Comunicação da Região Norte, realizado de 28 a 30 de maio de 2015, em Manaus. Acompanhamos com matérias pré e pós-evento, e cobertura em tempo real inloco, com notícias dos desempenho dos nossos acadêmicos no Congresso. Acompanhamos nossos colegas de Publicidade da UNIRON (que ganharam três troféus) e também tivemos dois integrantes da UCOM (Alexandre Fernandes e Juliana Oliveira) apresentando seus artigos em Manaus. Em setembro ocorreu o Intercom nacional, no Rio de Janeiro e acompanhamos nossos acadêmicos de longe, contando com a colaboração dos mesmos para divulgarmos as fotos e seus desempenhos. Ps: Valeu um troféu *-*.
SOCIAL MEDIA
Com relação as mídias sociais, utilizamos-as para divulgar as notícias, as novidades e o andamento dos cursos de Comunicação Social, através das plataformas: Facebook, Instagram e Blog - e eventualmente através do Twitter.
Blog: Além do layout e template remodelados, foram feitas 25 matérias para o blog de março a novembro. Em sua maior parte, reportagens e cobertura de eventos. Ressaltamos três entrevistas (sendo uma delas com Edilene Mafra, coordenadora do Intercom Norte), e a divulgação de três trabalhos acadêmicos de comunicação social.
Facebook: Na página oficial do facebook, foram 109 curtidas em cerca de 257 publicações em 10 meses (9 de fevereiro a 9 de dezembro). A página teve um aumento de 156 curtidas, passando de 750 a 906. Destacamos a abertura de 15 álbuns de fotos, com fotos de eventos e acontecimentos do curso. Foram 983 fotos ao todo.
Instagram: Ativamos o Instagram, e fechamos a gestão com 225 postagens sobre a UCOM, os eventos e acontecimentos pertinentes aos cursos de Comunicação Social da Faculdade Uniron, postagens promocionais e comemorativas.
Esse foi um pouco do trabalho que tivemos para integrar a Comunicação Social, como foi nosso lema de campanha para 2015.
---
Alexandre Lúcio, Diretor de Marketing da UCOM Gestão 2015, e acadêmico do terceiro período de Publicidade, destaca a trajetória no ano e aprendizado adquirido com esta experiência desafiadora em integrar uma agência júnior de comunicação como a UCOM. "Desde o inicio sentimos o desafio que seria. E foi. Houve dificuldades? Muitas, mas exploramos elas e seguimos em frente, sempre com muito empenho, dedicação e comprometimento. Apesar de tudo, demos o nosso melhor, e muitos sabem reconhecer isso. Estamos gratos e satisfeitos em ter entregue, o que foi feito, com muito carinho. E o aprendizado adquirido é algo que vai nos acompanhar para sempre. Foi uma experiência única e enriquecedora, de importância singular em nossas vidas. A sensação é de dever cumprido. Desejamos boa sorte a todos da equipe Synergia. Eu acredito em um bom trabalho. E quero estar perto para ver", disse.
---