REGIMENTO PROJETO INTERDISCIPLINAR 2017.1 DO CURSO PUBLICIDADE E PROPAGANDA


FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO/RO CURSO PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGIMENTO PROJETO INTERDISCIPLINAR 2017.1 

Estabelece  normas  e diretrizes  para  a 
Elaboração,              execução             e 
apresentação               do             Projeto
 Interdisciplinar,  e outras  providências. 

CAPÍTULO 1 

APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO PROJETO INTERDISCIPLINAR Art. 1º O Projeto Interdisciplinar é uma metodologia que integra todas as disciplinas de cada turma em um único produto final, que poderá ter uma vertente social, artística ou mercadológica.  
§1º Atividade Interdisciplinar é aquela em que toda a turma produz um único produto final que foi formatado com contribuições de todas as disciplinas do semestre corrente, em uma visão holística do curso. Assim, as disciplinas do semestre não devem mais ser executadas como atividades isoladas, mas, ao contrário, devem ser vistas pelos alunos como um conjunto único, em contínua interação. Não só as disciplinas do semestre, mas o curso como um todo. 
Art. 2º São objetivos do Projeto Interdisciplinar: 
a) Aliar a prática do mercado de trabalho às teorias vistas em sala de aula;  
b) Permitir ao aluno visualizar e colocar em prática a inter-relação entre as disciplinas, áreas de conhecimentos e seus conteúdos; 
c) Propor uma reflexão acerca da função social da publicidade no âmbito da comunicação, das artes e da sociedade; 
d) Desenvolver as competências e habilidades dos acadêmicos de publicidade e propaganda; e) Estimular o desenvolvimento da pesquisa experimental em Comunicação. 

CAPÍTULO 2 DA METODOLOGIA 

Art 1º Nas reuniões pedagógicas, antes do início de cada semestre, os professores se reúnem para definir uma proposta de atividade única que será produzida pelas turmas de forma interdisciplinar integrando todos os conhecimentos das disciplinas do referido semestre em um produto final. Podendo ser: artigos científicos, campanhas publicitárias, planejamentos estratégicos de comunicação, mostra fotográfica, entre outros. 
§1º Um professor de cada turma é escolhido para ser o líder ou tutor da atividade integrada e sua atribuição é organizar o projeto informando: O QUÊ será feito; COMO será feito; por QUEM;e QUANDO será apresentado. O professor líder planeja um cronograma que contemple as atividades de todas as disciplinas envolvidas no projeto, além de estabelecer a ordem em que as informações irão circular durante o semestre entre as disciplinas, desde a pesquisa e planejamento até a execução. 
§2º Alunos e professores devem seguir o calendário específico de cada projeto interdisciplinar, ou seja, cada turma deverá respeitar os prazos definidos neste documento inicial. 
CAPÍTULO 3 DA INTEGRAÇÃO DA NOTA NA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS Art 1º Todos os projetos interdisciplinares, apresentados na mostra, terão nota de 0 a 10 (parcial II – peso 2). 
§1º TODAS as disciplinas envolvidas diretamente com os projetos darão notas para o projeto interdisciplinar, no segundo bimestre (parcial II); E TODAS devem ter o seu conteúdo associado de alguma forma ao trabalho, para justificar essa nota.  
a) Com exceção da turma do 1º período, núcleo comum, que terá sua nota lançada a critério dos dois professores envolvidos na atividade apresentada. §2º A nota Oficial I deverá ser composta por prova escrita ou prática que seja documentada de forma impressa (peso 8 – nota de 0 a 10).  
§3º A turma do oitavo período fará sua apresentação na Mostra Científica por meio de banners científicos com apresentação oral para os convidados interessados. A banca avaliadora do TCC poderá passar em qualquer um dos 3 dias da Mostra para ouvir a defesa do trabalho desenvolvido pelos acadêmicos e fará a avaliação a partir dessa defesa. Uma ficha com a avaliação será preenchida pelo professor no ato da apresentação dos acadêmicos.  
CAPÍTULO 4 DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DE CADA TURMA 

Art 1º Os projetos 2017/1 sugeridos nas reuniões pedagógicas e acertados entre professores e acadêmicos são: 

1. Turma: 21520171 – 1º período  Descrição: Os alunos apresentarão um trabalho interdisciplinar de Comportamento Organizacional e Comunicação Oficial e Oratória. Relato de experiências: vencendo o medo de apresentar-se em público. Profº líder: Gadelha e Elgislaine Araújo   

 2. Turma: 21520152/21520151– 4º e 5º períodos  Descrição: Criar e prototipar um Jogo Digital e definir as regras de negócio, dentro da metodologia MBC.  Requisitos: Apresentar Modelo de Negócio, Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing, Prototipação de baixa fidelidade, Comportamento do Consumidor, Direção de Arte, Redação Publicitária, Paper Científico. Professor Líder: Prof. Andrews Botelho Regis Professor Co-líder: Profa. Suéllen Lemos 

2. Turma: 21520142 - 6º período  Descrição: Banco de talentos online para pessoas com deficiência em porto velho/RO. O trabalho envolverá a realização de estudos e pesquisa de mercado para levantar a viabilidade e demanda existente para a criação do site, bem como a realização de um planejamento de gestão de relacionamento entre o mercado de trabalho e a pessoa com deficiência, a partir dos resultados apresentados na pesquisa. Ao final, haverá a produção de um produto de áudio visando atingir um ou alguns dos objetivos de comunicação sugeridos no planejamento de gestão. Paper Científico. Prof líder: Vinícius Silveira 

3. Turma: 21520141 – 7º período  Descrição: Apresentação dos Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda – 1ª parte: Deve se constituir em um trabalho prático de cunho publicitário ou que envolva a comunicação social, necessariamente acompanhado por relatório científico de reflexão crítica sobre sua execução, de forma que reúna e consolide a experiência do aluno com os diversos conteúdos estudados durante o curso.  Prof. líder: Maria Angela de Lima Dummel  

4. Turma: 21520132 – 8º período  Tendo em vista a finalização dos Trabalhos de Conclusão de Curso esta turma fará a apresentação dos seus trabalhos em banners na V Mostra Científica de Publicidade, além da elaboração de resumos expandidos sobre seus projetos científicos.  Profª. líder: Valéria Medina 

§1º o paper científico e o resumo de cada projeto, contendo título do trabalho, nomes e sobrenomes de todos os integrantes do grupo, deve ser enviado para o email do professor líder de 12 a 14 de junho de 2017 contendo de 5 a 10 linhas informando o tema, os objetivos do estudo, a metodologia a ser utilizada e os principais autores como referencial teórico. 
§2º o professor líder deverá encaminhar os resumos e o paper científico recebidos para o email da coordenação até o dia 16/06 e caberá ao mesmo cobrar o resumo dos grupos que porventura não tenham cumprido o prazo. 
§3º cabe ao grupo a responsabilidade de enviar os nomes e sobrenomes de todos os envolvidos, juntamente com o texto do resumo. A coordenação do curso não se responsabilizará por resumos em que estejam faltando nomes de integrantes do grupo, assim como não se responsabilizará por resumos que não venham a fazer parte do caderno de resumos do evento pelo motivo do grupo não tê-lo enviado no prazo correto ou não ter sido aprovado pelos professores para fazer parte da V Mostra. 

CAPÍTULO 5 DA NÃO PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROJETO INTERDISCIPLINAR E DA FORMAÇÃO DOS GRUPOS  

Art 1º Como o projeto interdisciplinar fará parte de uma avaliação PARCIAL, o aluno não participante perde o valor da nota referente ao projeto. Ficará como ausente na PARCIAL II. 

CAPÍTULO 6 DA PRÉ-AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR Art 1ºA avaliação dos projetos interdisciplinares se darão de forma contínua podendo, de acordo com o cronograma das atividades propostas pelo professor líder, ter a redução de pontos do valor total do trabalho em caso de atrasos na entrega das etapas, ou seja, se o grupo não seguir o cronograma e atrasar o andamento do trabalho, haveráum decréscimo da nota em cada disciplina em que ocorrer os atrasos. 
Art. 2º Todos os grupos passarão por uma pré-avaliação antes da apresentação final do trabalho na V Mostra Científica do curso. 
§1º o período de pré-avaliação será: a primeira nota (da primeira apresentação - 05 a 09 DE JUNHO) e a segunda nota (segunda apresentação - 12 a 14 DE JUNHO); 
§ 2º Os projetos serão apresentados em todas as disciplinas envolvidas durante esse período para receber uma pré-avaliação dos professores e orientações sobre onde devem melhorar ou adequar o trabalho, se necessário. A forma como serão apresentados fica a critério de cada professor, cabendo aos alunos buscar essa orientação com antecedência. 
§ 4º Notas abaixo de 6,0 ganharão um prazo até dia 14/06 para reapresentação e verificação se poderá seguir para apresentação oficial na V Mostra e constar no caderno de resumos do evento. 
§ 5º No dia 15/06 os professores devem apresentar à coordenação os projetos que, porventura, não constarão no caderno de resumos e na apresentação no evento da V Mostra. 

CAPÍTULO 7 DA MOSTRA CIENTÍFICA APRESENTAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR Art. 1º Os resultados dos projetos interdisciplinares serão apresentados na V Mostra Científica do Curso de Publicidade e Propaganda, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2017, das 19h00 às 22h, unidade III – Uniron Porto Velho Shopping. 
§1º Serão emitidos certificados online de participação no evento, 03h para cada noite de evento, no total de 09h para os que participarem dos 03 (três) dias. E certificado de 50h para aqueles que apresentarem trabalhos no evento (e assinarem as listas de apresentação); 
§2º Listas de presenças serão passadas por turmas, nos 03 (trêss) dias, sendo assim, os alunos ausentes receberão faltas na disciplina que estaria sendo ministrada no dia da ausência no evento. Faltas não são abonadas, exceto motivos previstos em lei e no regimento interno da Faculdade Interamericana de Porto Velho. 
Art. 2º Os trabalhos deverão ser entregues até o prazo estabelecido no projeto entregue pelo professor líder. 
Art. 3º A forma de apresentação é livre, ficando a critério dos acadêmicos. Podendo utilizar-se de recursos visuais e audiovisuais.  
Art. 4º Para os trabalhos com exposição no salão do evento (OITAVO PERÍODO), as turmas devem ser responsáveis por mantê-los adequadamente expostos durante os 3 (três) dias do evento, de forma que os visitantes possam conhecê-los a qualquer tempo. Não estão autorizados a desmontagem após a apresentação da turma. 
Art. 5º O conteúdo dissertativo do trabalho (paper ou artigo científico)deve ser original, de autoria dos estudantes, sendo recomendável a existência de citações bibliográficas. Não é permitida a compilação na íntegra de fontes bibliográficas, ou ainda, conteúdos que não tenham aplicação direta ao trabalho desenvolvido, cuja temática afasta-se do universo temático propriamente dito. Trabalhos com plágios serão automaticamente reprovados com a nota 0 (zero). 
Art. 5º Todos os trabalhos serão defendidos oralmente, em horário pré-estabelecido pela coordenação do curso, para uma banca composta por docentes e profissionais convidados, se houver. 
Art. 6º Clientes envolvidos diretamente nos projetos podem ser convidados pela turma para assistirem ao evento. 
Art. 7º Qualquer dúvida deve ser esclarecida diretamente com o professor líder do projeto interdisciplinar, em último caso com a coordenação do curso. 
Art. 8ºO evento será aberto ao público, sendo permitida a presença de quaisquer pessoas interessadas em assistir as apresentações. 
Art. 9º Ficam estabelecidas as seguintes normas quanto à forma de apresentação dos projetos interdisciplinares da V Mostra Científica do curso de Publicidade e Propaganda: 
§1º Todos os trabalhos deverão ser apresentados. 
§2º Todos os acadêmicos participantes deverão apresentar, sob pena de não obter a nota de participação e apresentação na Mostra Científica.  
§3º A nota dos professores pode ser dividida, a critério dos mesmos, em uma nota para a apresentação no evento e outra nota para o conteúdo do trabalho em sala de aula. Cabe ao aluno ficar a par do plano de ensino do professor para receber essas informações referentes a cada disciplina.  
§4º A duração máxima das apresentações, a princípio, será de 10 (dez) minutos para apresentação sintética de cada projeto; 10 (dez) minutos para arguição e considerações por parte dos componentes da Banca, e 05 (cinco)minutos para as considerações finais. Não será tolerado o desrespeito ao limite de tempo. Porém, caso haja tempo disponível e o número de projetos permitir, pode ser que o tempo de apresentação seja alterado. Esta informação será divulgada 10 (dez) dias antes do evento, no cronograma das apresentações. 
§5º Os acadêmicos deverão se apresentar ao local previsto para a realização do evento com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, a fim de organizarem o espaço e equipamentos necessários para a apresentação. Não serão tolerados atrasos. 
§6º Caso ocorra a impossibilidade de comparecimento à data e horário previstos para a apresentação conforme cronograma apresentado pela coordenação, por motivo de força maior, o acadêmico deverá requerer, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, uma segunda data (que esteja entre os três dias do evento). O pedido será analisado pelo Colegiado do Curso, ficando a seu critério o deferimento ou não, conforme as justificativas documentais. Caso não sejam considerados justos os 
motivos da ausência, será conferida nota 0 (zero) para apresentação no caso de não comparecimento. 
CAPÍTULO 8 CRITÉRIOS AVALIATIVOS 
Art. 1º Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:  
1. Trabalho escrito - Originalidade, coerência, clareza e correção gramatical.  2. Nível de aprofundamento da investigação - O aluno fez pesquisas bibliográficas e de campo? O trabalho é inovador e agrega valor aos estudos em Comunicação e/ou Publicidade e Propaganda? 3. Adequação da metodologia científica utilizada ao tema - Os métodos empregados foram adequados para a resolução do problema? O paper científico segue as normas da ABNT? 4. Qualidade das reflexões exibidas na análise – Há coerência entre a pesquisa e a análise dos resultados? Está embasada de acordo com a fundamentação teórica? Há profundidade na análise dos dados?  5. Produto final - Os objetivos do projeto foram alcançados? O produto final está de acordo com a fundamentação teórica do paper científico? Houve um alinhamento coerente entre as teorias das disciplinas vistas em sala com a execução prática do produto final? O resultado é inovador e agrega valor aos estudos em Comunicação e/ou Publicidade e Propaganda?  6. Apresentação - Os alunos demonstraram domínio do conteúdo do trabalho, clareza na exposição oral, organização na apresentação, obediência ao tempo estabelecido para a defesa? Houve criatividade na apresentação? 7. Participação - São considerados os seguintes quesitos: o envolvimento do aluno no processo de produção durante o semestre, a frequência nas aulas, o cumprimento do cronograma.  Este critério será considerado para cada aluno envolvido no projeto, portanto, é uma avaliação individual feita pelo professor de cada disciplina. O peso deste critério fica livre para o professor. 


CAPÍTULO 9 DA PREMIAÇÃO 
Art. 1º Os professores do curso votarão nos melhores trabalhos experimentais apresentados na Mostra Científica, sendo oferecidos aos vencedores um certificado na modalidade vencedora. As modalidades que concorrerão ao prêmio de melhor trabalho da V Mostra Científica do curso de publicidade serão: 
a) Projeto destaque da Mostra Científica: do 1º ao 6º período; 

Critérios de escolha:  • Trabalho escrito (Originalidade, coerência, clareza e correção gramatical);  • Nível de aprofundamento da investigação; adequação da metodologia científica utilizada ao tema;  • O paper científico segue as normas da ABNT? • Qualidade das reflexões exibidas na análise; • Produto final; • Apresentação; • Participação/envolvimento de todo o grupo. 

b) Melhor pré-projeto experimental (sétimo período); 

Critérios de escolha:  • Trabalho escrito (Originalidade, coerência, clareza e correção gramatical);  • Nível de aprofundamento da investigação; adequação da metodologia científica utilizada ao tema; Utilização das normas da ABNT; • Qualidade da pesquisa realizada; Qualidade das reflexões exibidas na análise; • Produto final; • Apresentação; 

c) Melhor TCC do semestre: turma do oitavo período. 

Critérios de escolha:  • Trabalho escrito (Originalidade, coerência, clareza e correção gramatical);  • Nível de aprofundamento da investigação; adequação da metodologia científica utilizada ao tema; Utilização das normas da ABNT; • Qualidade da pesquisa realizada; Qualidade das reflexões exibidas na análise; • Produto final; • Apresentação; • Apresentação visual do banner científico; 

d) Prêmio Revelação: os professores terão a liberdade de escolher uma das peças avulsas criadas pelos acadêmicos para homenagear com um certificado de prêmio revelação, desde que o escolhido NÃO FAÇA PARTE do Projeto Destaque da Mostra.  


CAPÍTULO 10 DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 2º. Os casos omissos serão apreciados pelo Colegiado de curso composto pelo NDE, coordenação, professores e um discente e, sendo o caso, deferidos ou indeferidos pelo órgão. Art. 3º. Este Regimento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Colegiado de Curso. 

Porto Velho, 31 de maio de 2017.