Alunos de Comunicação da UNIRON classificados para o Intercom Norte 2015

Por: Alexandre Lúcio Fernandes



A 14º edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte acontecerá entre os dias 28 a 30 de maio na Uninorte Laureate em Manaus. É um importante evento acadêmico da região, que visa estimular a produção científica entre alunos, recém-graduados, docentes, profissionais atuantes e pesquisadores da área de comunicação. E para manter a tradição, a Faculdade Uniron será muito bem representada este ano. Acadêmicos do curso de Comunicação Social tiveram seus trabalhos de pesquisa selecionados para apresentação no Intercom Norte 2015 e disputarão por vaga no Congresso Nacional, que acontece em setembro, no Rio de Janeiro. Este resultado é reflexo de muito trabalho das coordenações e de todo o corpo docente dos cursos de Comunicação Social que estimulam pesquisas, trabalhos práticos e interdisciplinares para o aprimoramento da aprendizagem.

Cinco trabalhos concorrem ao prêmio Expocom, que elege os melhores trabalhos acadêmicos da região. São eles:
  • A importância da pesquisa para o posicionamento de uma marca (Carol Matos);
  • Campanha Publicitária “A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa” (Matheus Oliveira);
  • Dicas Cacheadas da Tayó: O Uso do Rádio para o posicionamento da marca (Ana Luiza Moreira);
  • Filme publicitário #Conecte-se à vida (Greiciele Stork);
  • Outdoor “A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa.” (Collien Rodrigo);
A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é um evento que ocorre dentro do Congresso de Comunicação, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), para defesa de trabalhos e encontros de grupos de pesquisa. Oferece prêmios destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de graduação no âmbito dos cursos de Comunicação Social e suas habilitações.
Além destes cinco trabalhos, dois artigos serão apresentados no Intercom Jr, na Divisão Temática “Estudos Interdisciplinares da Comunicação”:
  • A Sujeira Eleitoral nos Espaços Públicos: Uma Reflexão Sobre a Distribuição Imprópria do Material de Campanha (Alexandre Fernandes);  
  • A Presença da Mulher em Campanhas Presidenciais no Brasil (Juliana Nunes);
O Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação) é um espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.
Uma das coordenadoras do curso de Comunicação Social da Uniron, a profª Ms. Maria Ângela, estará presente também, apresentando um artigo na divisão temática “Publicidade e Propaganda”, reservada para trabalho de docentes e pesquisadores da área. Ela ressalta a importância do evento para os alunos, e a tradição da Faculdade, que acumula muitos prêmios ao longo das edições passadas

"A participação dos alunos neste congresso traz para eles, e para a faculdade, o reconhecimento não só local, mas também regional e nacional por meio dos prêmios recebidos pelo curso de Comunicação Social da Uniron no Intercom: desde 2009 foram 18 prêmios regionais e 03 nacionais. Essa aproximação do aluno ao mercado de trabalho tem sido sempre o objetivo do curso de publicidade, para que o aluno saiba atuar na comunicação com o público-alvo sendo capaz de articular as teorias com as estratégias de mercado. Em nossa última participação no Expocom, em Palmas/TO, dos cinco trabalhos apresentados trouxemos quatro prêmios regionais. Para este ano a expectativa é que os resultados sejam tão bons quanto este último. Além disso, temos três trabalhos em categorias que não concorrem a prêmios, mais uma forma de expor nossas produções científicas."


Oportunidade para crescimento e realização

O evento, que contará com a presença estimada de quinze alunos da Uniron, propiciará um importante aprendizado a todos eles, por ser uma experiência que contribuirá positivamente na caminhada profissional. Para os acadêmicos, a oportunidade de apresentar um trabalho em um congresso de pesquisa, representando a Uniron, é uma chance única para enriquecimento intelectual e acadêmico. O estímulo que um evento desse porte propicia para os alunos é imensamente satisfatório. Ao reunir pesquisadores e estudantes em um só lugar, permite-se o intercâmbio de ideias, discussões e conhecimentos.

Ana Luíza Moreira, uma das classificadas para o Expocom, aponta o quanto a vida acadêmica é repleta de experiências boas, como a positiva repercussão por um trabalho bem feito em sala. Apresentá-lo no Intercom, nas suas palavras, é muito significativo:

“Esta é sensação que eu e minha turma vivemos hoje, depois do sucesso de alguns trabalhos que produzimos, e depois de muito suor e parceria para a montagem dos papers. Não há experiência mais significativa. As expectativas são ótimas, estamos dividindo essa experiência com a correria que é estar no sétimo período e ter que produzir um trabalho de conclusão de curso. Apesar da correria, o Intercom tem nos ensinado diariamente o valor que existe por trás de levar a sério um simples trabalho de faculdade. No fim de 2015 sairemos da faculdade, e graças ao nosso esforço pessoal, ao corpo de professores, e a nossa coordenadora, vamos estrear da melhor forma imaginável no mercado profissional.”

Matheus Oliveira, do sétimo período, apresentará a Campanha completa “A Felicidade está no sangue de quem doa”, declarou sempre ter tido interesse em participar do Congresso, desde o primeiro período, mas sempre acontecia algum imprevisto. Esse ano ele não deixou a chance escapar:

"Esse ano foi um pouco diferente, por mais que eu esteja no 7º período e fazendo TCC 1, me senti desafiado a pegar um projeto grande como a campanha "A felicidade está no sangue de quem doa", e com ajuda e apoio de todos, fazer o paper, apresentar no Mata-Mata e levar [para o Intercom Norte] esse "filho" que nasceu do trabalho e esforço de cada um. Quando me envolvi neste projeto, percebi o grau de importância acadêmica e a experiência que iria adquirir. Estamos contando os dias para o evento e a expectativa de todos não poderia ser melhor, o apoio moral dos que não poderão ir também é um estimulo a mais para poder representar cada um deles no Intercom. É uma realização pessoal participar e ter os meu amigos neste momento torcendo por mim, e eu por eles."

Juliana Nunes de Oliveira, acadêmica do segundo período de Publicidade & Propaganda, uma das selecionadas para apresentação de artigo, conta sua expectativa em relação ao evento, sugerindo a possibilidade da Instituição estimular mais ainda o desenvolvimento de trabalhos com grupos de pesquisa:

“Participar da INTERCOM NORTE no segundo período é uma enorme satisfação. Com este incentivo à pesquisa (atividades integradas), a faculdade UNIRON poderia desenvolver grupos de pesquisa junto aos docentes e acadêmicos desta IES, com isso, aumentaria a quantidade e qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos no curso de Comunicação Social.”



---
A Agência UCOM deseja muita sorte aos acadêmicos. #arrebentem