Movimentos Artísticos inspiram trabalhos acadêmicos

Por: Alexandre Lúcio Fernandes


Ao desenvolverem trabalhos inspirados nos movimentos artísticos, acadêmicos do 3º período de Publicidade da UNIRON tiveram suas capacidades inventivas estimuladas. Fruto de uma pesquisa para a disciplina de Estética e História da Arte, o objetivo da atividade prática consistiu em interpretar, desenvolver técnicas e mecanismos para aplicar na recriação de um produto, inspirado em uma das principais tendências artísticas. “(O trabalho) Estimulou os alunos a buscar o conhecimento em algo prático. Todos se dedicaram para mostrar uns aos outros suas respectivas artes. E através de uma dinâmica de apresentação em sala, cada aluno despertou certa curiosidade pelo trabalho do colega", relata a aluna Vanessa Duarte.
O século XX iniciou-se ampliando as conquistas e o progresso industrial adquiridas no século anterior. Os acontecimentos pertencentes ao período, além de afetarem drasticamente o comportamento sociopolítico, tornou-se campo fértil para a evolução e surgimento de vários novos conceitos e vertentes artísticas. Dentre elas podemos citar o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, o pop-Art, Neoplasticismo dentre outras, que refletiam o pensamento perplexo do homem contemporâneo. Fonte: Infoescola.

Segundo a professora e designer gráfica Adriana Zanki, o trabalho proposto como avaliação parcial da disciplina deu liberdade aos alunos exercerem a criatividade. “Cada aluno ficou livre para escolher o movimento que iria inspirar o seu trabalho e a técnica que iria utilizar. Poderia ser colagem, pintura, desenho, escultura, uso do computador, enfim, o que o aluno quisesse. Os resultados foram bem diversos, como por exemplo, o jogo de damas em EVA e papel, inspirado no neoplasticismo, criado pela aluna Juliana, enquanto o aluno Iury fotografou e trabalhou digitalmente a foto realizando uma colagem de imagens e tipologia, inspirada no dadaísmo”, relata a professora.

A arte como forma de expressão, estimula a introspeção da alma em uma busca que permita ao homem criar uma relação entre si, para transbordar, fluir e compreender os sentimentos. Para os acadêmicos, esta prática de criação livre não somente estimula o aprendizado, mas aprimora seus olhares e suas emoções diante de si e do mundo. Na publicidade, esta sensibilidade contribui no desenvolvimento criativo que a área exige.


Vitória Maia, uma das acadêmicas, complementa essa importância com a escolha do surrealismo - e a técnica de colagem - como inspiração para o seu trabalho:

“A proposta do trabalho foi de que os alunos manifestassem a sua criatividade sobre um tema relacionado ao movimento artístico. A minha escolha foi o Surrealismo, pois foi um movimento significamente Influenciado pelas teses psicanalíticas de Freud,que mostram a importancia do inconsciente na criatividade do ser humano”.
  
A acadêmica Vanessa Duarte, que optou pelo surrealismo também, contou um pouco sobre o seu trabalho:


"Resolvi escolher o surrealismo, por me interessar pelo tema. O surrealismo desliza no universo da irrealidade, desprezando a realidade concreta. E optei por criar algo simples e que ao mesmo tempo saísse um pouco da realidade. O ponto central do meu trabalho foram as gotas de chuva colorida que caem sobre os prédios, dando um ar mais alegre e doce no cenário, fazendo contraste com o fundo, escuro e sóbrio."


O surrealismo sempre buscou expressar a ausência da racionalidade e as manifestações do subconsciente. Após a década de 30 se expandiu e inspirou outros movimentos. No Brasil, tornou-se uma vertente absorvida pelo modernismo. Fonte: Infoescola.

Cide Assunção, que trabalha com artes gráficas, escolheu o Pop-art, aliou os conceitos adquiridos com seu ofício profissional e fez uma obra muita bonita retratando um dos principais cartões postais e símbolos da cidade de Porto Velho, as Três Caixas D’água.


“Eu me inspirei no pop-art, na técnica de pintura pontilhismo e nos pontos turísticos de porto velho. Trabalho na área de artes gráficas e me identifiquei mais com esses temas. Sou arte-finalista e vi que era possível fazer algo interessante com o pontilhismo nas 3 Caixas d'Águas com a Maria fumaça em vetor."

O “pop art” apareceu em um momento histórico marcado pelo reerguimento das grandes sociedades industriais afetadas pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Adotou os grandes centros urbanos norte-americanos e britânicos como o ambiente para que seus primeiros representantes tomassem de inspiração para criar as suas obras. Peças publicitárias, imagens de celebridades, logomarcas e quadrinhos são algumas dessas inspirações. Fonte: Brasilescola.
Para a professora, o resultado excedeu as expectativas e os objetivos foram alcançados com êxito. “A criação livre é importante para desenvolver a criação dirigida que a publicidade exige”, concluiu.

Confiram outros trabalhos: