10 dicas para se destacar na universidade

Oi, estudantes!

Estar em uma universidade é uma grande experiência. Para que essa experiência se torne ainda melhor é preciso ter um bom uso de tudo o que a faculdade pode oferecer e, além disso, o esforço pessoal também é muito importante. Pensando nisso, separamos 10 dicas para aproveitar melhor a universidade.

A presença nas aulas é o mínimo que é esperado do aluno, mas para se destacar e obter melhores resultados, deve-se fazer mais que esse mínimo. Para se tornar um bom profissional, é necessário estar apto e se manter atualizado com as tendências e mutações do mercado de trabalho.

O profissional começa a ser moldado na faculdade e aproveitar esse período é fundamental para a formação de um bom profissional. Essas dicas para estudantes que vão ingressar ou já estão na faculdade podem ajudar bastante nisso.

1- Envolva-se com trabalhos voluntários
Ser voluntário agrega ao aluno valores sociais, profissionais e intelectuais. Também proporciona experiências de vida incríveis. Atualmente, o voluntariado é tão importante para os empregadores quanto um intercâmbio no currículo dos candidatos.

2- Desenvolva projetos pessoais
Muitos estudantes acreditam que basta apenas realizar os trabalhos em grupo, porém realizar projetos individuais é uma forma sábia de passar pela universidade. Através desses trabalhos individuais o aluno adquire mais autonomia e garante um ganho de experiência em gerência de projetos que talvez em grupo seja impossível adquirir.

3- Pratique o Networking
Networking é o estímulo ao relacionamento com contatos que podem ser bastante úteis no alcance de objetivos profissionais. É conhecer, conversar e se relacionar com pessoas que podem ser bons contatos na sua área profissional. Na universidade existem grandes chances de conhecer muitas pessoas que podem significar oportunidades.

4- Puxe matérias de outros cursos
Às vezes a grade de aulas de um curso pode ser completada com algumas matérias de outros cursos, fazendo isso o aluno incrementa sua formação para se tornar um profissional mais completo, atualizado e preparado para as demandas e mutações do mercado. Por exemplo, um estudante de comunicação, que precisa entender seu público, pode puxar algumas matérias de psicologia.

5- Frequente palestras e eventos da sua área
Frequentar palestras da sua área de atuação é uma forma de sair da rotina da sala de aula e aprimorar os conhecimentos. Existem diversas palestras de variados temas. Essas palestras também podem ser assistidas pela internet, um bom exemplo de site para assistir palestras é o Ted.com que possui temas desde a ciência até culinária.

6- Não se intimide em fazer perguntas em sala de aula
Deixe a vergonha de lado, muita gente se intimida em fazer perguntas diante de uma sala lotada. Porém, para aproveitar melhor as aulas não é indicado permanecer com dúvidas. Não deixe passar as oportunidades para fazer perguntas quando surgirem essas dúvidas. Lembre-se, nenhuma pergunta é estúpida; estupidez é deixar de perguntar.

7- Procure boas referências
As referências são essenciais para a credibilidade. Também são importantíssimas para que nossos conceitos e argumentos sejam plausíveis e tenham fundamento. Independente da sua área de atuação procure sempre ter boas referências para se embasar.

8- Invista em cursos de curta duração
Conhecimento nunca é demais. Muitas vezes a universidade ocupa muito do tempo do estudante, porém os cursos de curta duração possuem horários flexíveis, assim como cursos online. Esses cursos ajudam no desenvolvimento de outras técnicas e práticas. Procure sempre especializações e aperfeiçoamentos.

9- Se envolva com a instituição de ensino
Faça valer a pena o investimento na universidade. Seja engajado nos trabalhos e outras atividades que sua faculdade proporciona. Procure se informar sobre programas de extensão, auxílios e outros benefícios que sua instituição pode oferecer.

10- Frequente a biblioteca e leia livros
Ler é muito importante para obter conhecimento. Frequente a biblioteca da universidade e aproveite o acervo de livros incrível que ela proporciona.

Lembre-se que para essas práticas para aproveitar melhor a universidade darem resultado, elas devem ser constantes e conciliadas da melhor forma com os estudos. Jogue-se na universidade!

Até mais!

Fonte: canaldoensino.com.br