Aos profissionais e acadêmicos de todas as mídias, nossos parabéns!
O dia do profissional da Mídia é comemorado nacionalmente em 21 de junho. A data celebra os profissionais ligados a toda a área da comunicação, seja na TV, no rádio, jornais impressos ou internet. A mídia é o "meio de comunicação" pelo qual determinada informação é transmitida.
A palavra vem do latim, porém, o termo utilizado no Brasil vem diretamente de media, usado nos EUA para designar mass media (meios de comunicação de massa, em português, termo muito bem explorado nos primeiros períodos de PP e JOR).
Papel da mídia na sociedade
Sendo a responsável por difundir informações sobre os acontecimentos relevantes para a sociedade, a mídia torna-se formadora de opinião, tendo então a sua importância elevada.
Neste aspecto o debate sobre a ética na mídia tem crescido bastante, uma vez que o impactos sobre a informação levada a público e seus possíveis desdobramentos podem afetar a sociedade como um todo.
Muitos estudiosos consideram como o quarto poder nas democracias modernas, pois apesar de não ter papel constitucional como os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, ela pode influenciar a opinião de toda a sociedade, fazendo com que possam haver desdobramento que afetem os outros poderes.
Mídia na publicidade
O profissional de mídia na agência de publicidade é o responsável por estabelecer as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação que publica o anúncio. Ele realiza negociações, planejamento, compra e execução de todo o projeto de mídia do cliente.
O processo de planejamento marca o início de um plano de mídia. Nele, o profissional estuda as informações do cliente a partir do briefing, identificando oportunidades para atingir o público-alvo, considerando alguns fatores, como verba disponível, alcance, penetração e frequência das mídias.
Fazendo a análise do melhor espaço de mídia, conforme a relação necessidade/verba, o profissional negocia e compra o que for aprovado no planejamento. Em seguida, dá andamento ao processo de documentação: reservas, autorizações e envio de material para publicação.
A preparação para ser um bom profissional de mídia passa pelo estudo e conhecimento do mercado, pela comunicação entre o cliente e produto anunciado pelo publicitário.
Novos meios de comunicação
Dentre os diversos meios de comunicação mais conhecidos, como rádio, televisão, revistas e jornais, existem novos meios que estão tomando relevância fundamental na função de levar a informação, entretenimento e debates, como a internet e sistemas de informação relacionados.
A mídia está se tornando cada vez dinâmica e acessível nos lugares mais remotos, o que pode trazer imensos benefícios à sociedade, uma vez que pode se saber de forma instantânea os acontecimentos e seus desdobramentos.
Porém, esse dinamismo também deve ser observado com atenção, pois como todos podem divulgar informações, sem necessariamente ter responsabilidade direta com a informação compartilhada, exige-se atenção redobrada e uma interpretação mais profunda das informações, que nem sempre representam a realidade dos fatos.
Neste aspecto a ONU juntamente com organizações não governamentais, desenvolveram um código de ética com regras de conduta, sendo 7 artigos principais que buscam ajudar ao profissional dessa área a manter um nível profissional e ético na função de difundir informações, são elas:
A palavra vem do latim, porém, o termo utilizado no Brasil vem diretamente de media, usado nos EUA para designar mass media (meios de comunicação de massa, em português, termo muito bem explorado nos primeiros períodos de PP e JOR).
Papel da mídia na sociedade
Sendo a responsável por difundir informações sobre os acontecimentos relevantes para a sociedade, a mídia torna-se formadora de opinião, tendo então a sua importância elevada.
Neste aspecto o debate sobre a ética na mídia tem crescido bastante, uma vez que o impactos sobre a informação levada a público e seus possíveis desdobramentos podem afetar a sociedade como um todo.
Muitos estudiosos consideram como o quarto poder nas democracias modernas, pois apesar de não ter papel constitucional como os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, ela pode influenciar a opinião de toda a sociedade, fazendo com que possam haver desdobramento que afetem os outros poderes.
Mídia na publicidade
O profissional de mídia na agência de publicidade é o responsável por estabelecer as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação que publica o anúncio. Ele realiza negociações, planejamento, compra e execução de todo o projeto de mídia do cliente.
O processo de planejamento marca o início de um plano de mídia. Nele, o profissional estuda as informações do cliente a partir do briefing, identificando oportunidades para atingir o público-alvo, considerando alguns fatores, como verba disponível, alcance, penetração e frequência das mídias.
Fazendo a análise do melhor espaço de mídia, conforme a relação necessidade/verba, o profissional negocia e compra o que for aprovado no planejamento. Em seguida, dá andamento ao processo de documentação: reservas, autorizações e envio de material para publicação.
A preparação para ser um bom profissional de mídia passa pelo estudo e conhecimento do mercado, pela comunicação entre o cliente e produto anunciado pelo publicitário.
Novos meios de comunicação
Dentre os diversos meios de comunicação mais conhecidos, como rádio, televisão, revistas e jornais, existem novos meios que estão tomando relevância fundamental na função de levar a informação, entretenimento e debates, como a internet e sistemas de informação relacionados.
A mídia está se tornando cada vez dinâmica e acessível nos lugares mais remotos, o que pode trazer imensos benefícios à sociedade, uma vez que pode se saber de forma instantânea os acontecimentos e seus desdobramentos.
Porém, esse dinamismo também deve ser observado com atenção, pois como todos podem divulgar informações, sem necessariamente ter responsabilidade direta com a informação compartilhada, exige-se atenção redobrada e uma interpretação mais profunda das informações, que nem sempre representam a realidade dos fatos.
Neste aspecto a ONU juntamente com organizações não governamentais, desenvolveram um código de ética com regras de conduta, sendo 7 artigos principais que buscam ajudar ao profissional dessa área a manter um nível profissional e ético na função de difundir informações, são elas:
- É dever moral da mídia divulgar as informações de todos os aspectos da realidade em que vivemos;
- As informações divulgadas pela mídia devem respeitar e manter consideração para com o público;
- As informações devem ser distribuídas de acordo com a importância dos diferentes setores, respeitando o direito de acesso a informação dos importantes grupos da sociedade;
- As informações deverão refletir a real situação com conteúdos variados e as notícias que mostrem os dados reais da situação, assim que ela estiver definida;
- Sempre que possível, a informações deve buscar o motivos dos eventos que influenciam o comportamento humano;
- É responsabilidade e atribuição da mídia mostrar as informações dos eventos de acordo com o contexto e com responsabilidade, dentro da busca do bem comum;
- É responsabilidade, tarefa e privilégio da mídia mostrar as ligações entre os acontecimentos mais significativos no mundo.
Aos profissionais da área, que estão atentos ao que interessa às pessoas, de todas as classes, de todas as mídias... Parabéns!