5 motivos para assistir 'Um senhor estagiário'

Hoje é o dia do estagiário! \o/ Nos cursos de comunicação social, temos muitos alunos que estão nessa fase da carreira profissional. E para homenagear esses que muitas vezes são acusados injustamente de serem os causadores dos erros das empresas, criamos esse post, e de uma forma bem diferente.

Pra quem ainda não assistiu o filme Um senhor estagiário, nós da UCOM super recomendamos. Temos 5 motivos bons o suficiente pra te convencer a correr pra assisti-lo.


1. O filme conta com os mitos Robert De Niro e Anne Hathaway como protagonistas.

Sim, aclamado por sua atuação em O poderoso chefão, Touro indomável, Franco Atirador, O lado bom da vida, entre outros, De Niro interpreta Ben Whittaker, senhor aposentado que ao perder sua esposa acaba ficando entediado e resolve trabalhar ao encontrar uma vaga de estágio para idosos (sim, isso existe!). O problema é que a empresa contratante atua na área de e-commerce! Rsrs.

Já Anne Hathaway, conhecida por atuar nos filmes O diário de uma princesa, Alice no país das maravilhas e no musical Les Misérables, vive Jules Ostin, que é a CEO da empresa, e não dá a mínima para Ben, que resolve provar seu valor.

Só a premissa já é um bom motivo para assistirmos.


2. O filme aborda o conflito entre gerações distintas


Como sabemos, as atuais tecnologias evoluem cada vez mais rápido. Essa velocidade é sentida pelas gerações mais antigas, que possuem grandes dificuldades em se engajar na era digital, optando assim pelo tradicionalismo de suas épocas.


O filme aborda com maestria esse conflito, por colocar um idoso em um cenário altamente tecnológico e abarrotado de jovens, que por vezes subestimam a capacidade de Ben, apesar de demonstrarem respeito.


3. Todas as personagens do filme são maravilhosas

É absolutamente muito fácil se identificar com cada personagem. Primeiro a Jules (Anne Hathaway), que reflete muito bem quem somos muitos de nós hoje em dia. Ela está o tempo inteiro focada, resolvendo um milhão de problemas, correndo... Por esses motivos tem grandes dificuldades em administrar seu tempo para família, trabalho e lazer, e isso é muito comum entre os novos profissionais.


Temos também outros personagens desajustados, jovens lutando para ter seu lugar ao sol. E é quase impossível não sentir empatia por eles.


4. O filme aborda a troca de papéis profissionais entre homens e mulheres


O filme trata sobre a questão da mulher e da independência financeira. Jules é a CEO bem-sucedida, que sustenta a casa, passa o dia todo fora, enquanto seu marido abriu mão de sua carreira para cuidar dos filhos em casa. Todo o drama que envolve o fato de a mulher ainda receber críticas por ocupar cargos altos e ser bem-sucedida é muito bem exposto no filme, o que pode gerar uma reflexão e conscientização sobre os papéis atuais na sociedade.


5. Podemos tirar várias lições importantíssimas para a vida

O filme é repleto de ensinamentos. Elencamos alguns deles abaixo:


Valorize os idosos. Entenda que eles têm muito a ensinar para nós. Por vezes pensamos que somos os donos do mundo, superiores por sermos antenados com a tecnologia, por vivermos conectados e a mensagem deste filme é que devemos ter um equilíbrio, aproveitando as novas invenções sim, mas sem nos esquecermos de viver o mundo real. Os idosos dão um banho nos jovens nesse quesito.

A aposentadoria não é o fim! Caso tenha algum vovô ou vovó lendo essa matéria, entenda: se está acostumado com a rotina profissional, não pare, comece tudo de maneira diferente. Tenha coragem de iniciar uma nova carreira.

Autorresponsabilidade. Às vezes culpamos a falta de tempo pelo atraso em alguma reunião ou ausência em algum compromisso familiar. O fato é que a culpa não é apenas do tempo, é nossa, da nossa organização e do critério de prioridade que damos para cada compromisso.


Socialize! Se você é novo na empresa ou não, vença a timidez e não seja invisível. Use qualquer oportunidade para se relacionar com as pessoas.

Estagiário também pode ensinar. Ouvir é tão importante quanto falar. Qualquer adulto pode aprender algo com uma criança e até o CEO pode aprender do estagiário.

Siga seus instintos! Aceite os conselhos dos outros, mas ouça sua voz interior. Ouvir é fundamental, mas não podemos deixar de respeitar nossos instintos e lógica. No final das contas, você é o responsável pelas suas decisões.


Aprenda a lidar com a crise. Outra lição importante é: não adianta perder a cabeça com certas coisas, porque elas não vão mudar da noite para o dia. Temos que lidar com tudo da melhor maneira possível, sempre.


Um Senhor Estagiário não é só mais um filme de comédia, você vai sim dar boas risadas ao assisti-lo, porém, mais que isso, é uma produção realística e cotidiana que te fará refletir sobre diversos assuntos. Um filme super recomendado. Confira o trailer: