Chegou o dia do Mata-Mata!
Hoje os acadêmicos de Comunicação Social da Uniron terão oportunidade de conhecer os trabalhos que serão submetidos à avaliação na etapa local do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte.
A apresentação será na sala C-5 e contará com uma banca formada por professores da Instituição que irão analisar os trabalhos e, se aprovados, efetuar a inscrição para a etapa regional do Expocom, que será realizada no período de 17 a 19 de maio de 2012 na UFT - Universidade Federal do Tocantins, em Palmas/TO.
Antes das apresentações dos trabalhos, a equipe UCOM preparou uma breve exposição sobre as etapas do Expocom, o que é, como funciona, quem pode participar, os prêmios e algumas curiosidades. O objetivo é trazer conhecimento para os acadêmicos e incentivá-los a produzir trabalhos que possam ser apresentados no próximo Congresso.
Saiba mais sobre o Intercom
Saiba mais sobre o Intercom
A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.
Expocom
A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é uma exposição e um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de graduação no âmbito dos cursos de Comunicação Social e suas habilitações.
Quem já foi
Entrevistamos alguns alunos que já participaram de congressos anteriores para falar a respeito da experiência de representar a Faculdade em etapas regionais e nacionais.
Neuma Oliveira
7º Período
Comunicação Social – Publicidade Propaganda
A acadêmica já foi em quatro edições do Intercom e expôs trabalhos em duas. Ganhou o prêmio Expocom Nacional em 2011, pela campanha promocional Gellatino Sabores, com o qual também ganhou o prêmio regional. A equipe da qual participava também ganhou o prêmio regional com a campanha publicitária “Uma atitude. Uma vida.” para a Fhemeron.
Parte da equipe vencedora do Prêmio Expocom Nacional com a campanha promocional para Gellatino Sabores |
Ucom – Você poderia fazer um breve relato da experiência de participar do Intercom e apresentar trabalhos no Expocom, inclusive trazendo prêmios?
Neuma Oliveira - Participar do Intercom é uma experiência de vida. É uma oportunidade de mostrar seu trabalho e trocar experiências acadêmicas, mas principalmente é uma experiência cultural, onde você troca conhecimento, conhece pessoas e culturas diferentes. E tudo isso vai agregando na bagagem cultural que um comunicador deve ter.
Nas vezes em que eu fui conheci muita gente, principalmente professores, doutores, gente que tem anos de comunicação nas costas. E o relacionamento é de igual pra igual, eles conversam, dão dicas, elogiam. Aqui raramente a gente tem essas oportunidades
Ucom - É possível observar muita diferença nos trabalhos acadêmicos?
Neuma Oliveira - Quanto ao nível dos trabalhos, eu acho que a diferença é proporcional. Lá fora eles têm uma estrutura muito maior e melhor do que a que nós temos, então eles produzem com base na estrutura que eles têm.
Mas acho que nós transcendemos barreiras, nós conseguirmos produzir trabalhos com qualidade semelhante com uma estrutura menor. O Jackson Robles (professor), sempre falou que quanto menos recursos e mais criatividade. Nós fazemos isso, muito com pouco. Prova disso são os prêmios que nós já ganhamos.
Ucom - Cite os prêmios
Neuma Oliveira - A faculdade já ganhou outros prêmios antes da gente quanto aos nossos são três, dois regionais e um nacional. Ganhamos o regional do ano passado nas categorias campanha publicitária e campanha promocional e ganhamos o nacional com a campanha promocional.
Ucom - Quem eram os participantes da equipe?
Neuma Oliveira - Eu, Laís Adriane, Janaína Brito, Hugor Felipe, Ilmar Júnior, Meronilce Reis, Railton Umbelino e Rosana Rosa
Ucom - Qual a maior dificuldade que vocês encontraram?
Neuma Oliveira - A maior dificuldade com certeza é financeira. Infelizmente viajar saindo de porto velho é bem caro e pra ir pra um Intercom nacional, por exemplo você não consegue ir bancando sozinho. Ano passado nós tivemos apoio de algumas empresas. A Faculdade não nos ajudou e também não vai ajudar esse ano. Então a gente corre atrás de patrocínio. É o que nos garante participar e graças a Deus tem gente que ainda acredita na educação e de bom grado nos ajuda a levar o nome de Rondônia pra um evento como esse. Mas confesso que pesa muito bancar uma viagem dessa sozinha. O regional é mais fácil porque não é tão caro essa questão de passagem e hotel, mas num nacional, que é feito em grandes capitais é impossível ir sem apoio. O que nos ajuda também é que somos muitos, então tudo é dividido, daí não pesa tanto.
Duana Lopes
7º Período
Comunicação Social – Publicidade Propaganda
Participa do Intercom desde que iniciou o curso de Comunicação Social. A acadêmica ressalta que o investimento é grande, mas que o esforço e a experiência adquirida compensam.
Ucom – Você poderia fazer um breve relato da experiência de participar do Intercom e apresentar trabalhos no Expocom, inclusive trazendo prêmios?
Duana Lopes - Eu vou em Intercom desde meu primeiro período graças ao Intercom Norte Porto Velho, na época que era coordenador de comunicação social era o professor Mestre Marco Bonito... Cheguei em 2009, ele ficou pouco tempo, mas colocou na cabeça de todos o quanto era importante um trabalho desses. O Intercom Norte foi incrível, depois daquela teve a famosa "integração intercom"... mesmo no meio do nervosismo de apresentar trabalho rola uns contatos que viram boas amizades. Acho mega importante em congresso, mesmo sendo só co-autora em alguns trabalhos, dava o gás de ir pra encontrar o povo que você conheceu antes... Até hoje (7º período) fui em seis congressos Intercom.
Ucom - É possível observar muita diferença nos trabalhos acadêmicos?
Duana Lopes - Os trabalhos das outras regiões não são melhores, mas sim diversos, tem temas novos. Tanto que se fossem tão superiores a faculdade Uniron não tinha ganhado logo dois prêmios nacionais no primeiro Intercom nacional que participou (2009 - Juraci Júnior com jingle e Tarzan com planejamento). É isso, bons trabalho surgem de bons professores que apóiam, sempre foi assim. O resto é força de vontade
Ucom - Qual a maior dificuldade para participar do Congresso?
Duana Lopes - Nós somos do norte... ou seja, não adianta reclamar que é longe mesmo. Logo a maior dificuldade é bancar as passagens e hospedagem. Tem sempre um dono de hotel que nos acolhe e faz “precinho camarada”, isso não é desculpa. Mas quem quer ir se vira, parcela, sofre um pouquinho por ser estudante e geralmente não se arrepende.
Ucom - E fazendo um retrospecto qual a principal diferença do início pra hoje?
Os locais, essas regras novas do intercom não tão legais...e nunca sei se vou, quando não gosto do local do regional fujo pra outro. Ano passado fui pro Intercom Cuiabá
Felipe Araújo
7º período
Comunicação Social - Jornalismo
Relata que a experiência é compensadora e aponta como principal obstáculo a logística, já que as viagens do norte para outros estados podem ser mais caras até do que pacotes internacionais.
Ucom – Você poderia fazer um breve relato da experiência de participar do Intercom?
Felipe Araújo - É importante por conta da troca de experiências e principalmente de práticas entre os acadêmicos. Ver os trabalhos e as considerações dos professores que são da área e muitas vezes referências, norteia as nossas ações quando voltamos para a nossa realidade, faculdade e até trabalhos.
Ucom - Qual a principal dificuldade de participar?
Felipe Araújo - A logística. Muitas vezes as passagens pra uma cidade do norte sai mais caro que chegar em Nova Iorque o que foi o caso de Roraima no ano passado.
ACADÊMICOS DA UNIRON PREMIADOS
Trabalhos premiados
2009 - Etapa Regional - realizado em Porto Velho - RO
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Programa laboratorial de radiojornalismo
A cultura da informação musical nas ondas do rádio – UNIRON
Nota: 8,8
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Fotografia jornalística
A estética da fome: Da Ilha das Flores à Vila Princesa – A Iconofagia dos corpos que devoram imagens – UNIRON
Nota: 8,8
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Revista impressa
Revista Expedição – UNIRON
Nota: 9
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Programa laboratorial de telejornalismo
HIP HOP da Floresta – UNIRON
Nota: 8
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Campanha publicitária
Planejamento de campanha cooperativa Açaí – UNIRON
Nota: 8,5
ACADÊMICOS DA UNIRON PREMIADOS
Trabalhos premiados
2009 - Etapa Regional - realizado em Porto Velho - RO
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Programa laboratorial de radiojornalismo
A cultura da informação musical nas ondas do rádio – UNIRON
Nota: 8,8
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Fotografia jornalística
A estética da fome: Da Ilha das Flores à Vila Princesa – A Iconofagia dos corpos que devoram imagens – UNIRON
Nota: 8,8
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Revista impressa
Revista Expedição – UNIRON
Nota: 9
CATEGORIA: JORNALISMO
MODALIDADE: Programa laboratorial de telejornalismo
HIP HOP da Floresta – UNIRON
Nota: 8
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Campanha publicitária
Planejamento de campanha cooperativa Açaí – UNIRON
Nota: 8,5
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Spot
Atravesse na faixa para atravessar sempre – UNIRON
Nota: 8,7
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Jingle
Conheça Porto Velho – UNIRON
Nota: 9,4
MODALIDADE: Spot
Atravesse na faixa para atravessar sempre – UNIRON
Nota: 8,7
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Jingle
Conheça Porto Velho – UNIRON
Nota: 9,4
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Pesquisa mercadológica
Pesquisa de mercado para Argamaxi – UNIRON
Nota: 8
MODALIDADE: Pesquisa mercadológica
Pesquisa de mercado para Argamaxi – UNIRON
Nota: 8
Trabalhos premiados
2009 - Etapa Nacional realizada em Curitiba (PR)
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
REVISTA IMPRESSA (AVULSO)
Revista Mais Justiça
Ana Carolina Gouveia Cardoso
DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO (AVULSO)
Revoada de Mutum-Paraná
Mineia Capistrano da Luz
LIVRO-REPORTAGEM (AVULSO)
2011? Livro-Reportagem dos 20 anos do Futebol Profissional de Rondônia
Marco Paulo Bastos Souto Vieira Sales
CAMPANHA PROMOCIONAL
GELLATINO SABORES
Neuma Oliveira
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
UMA ATITUDE. UMA VIDA
Melina Uchôa Maciel
MODALIDADE: Jingle
Conheça Porto Velho – UNIRON
Autoria: Pedro Lourenço, Juraci Júnior, Agnes Silva, Gabriela Araújo e Igor Couto.
CATEGORIA: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MODALIDADE: Pesquisa mercadológica
Pesquisa de mercado para Argamaxi – UNIRON
Autoria: Eduardo Eugênio Filho e Fábio Fernandes
Trabalhos premiados
2011 - Etapa Regional realizada em Boa Vista (RR)
REVISTA IMPRESSA (AVULSO)
Revista Mais Justiça
Ana Carolina Gouveia Cardoso
Faculdade Interamericana de Porto Velho
DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO (AVULSO)
Revoada de Mutum-Paraná
Mineia Capistrano da Luz
Faculdade Interamericana de Porto Velho
LIVRO-REPORTAGEM (AVULSO)
2011? Livro-Reportagem dos 20 anos do Futebol Profissional de Rondônia
Marco Paulo Bastos Souto Vieira Sales
Faculdade Interamericana de Porto Velho
CAMPANHA PROMOCIONAL
GELLATINO SABORES
Neuma Oliveira
UNIRON – Faculdade Interamericana de Porto Velho
Revista Mais Justiça
Ana Carolina Gouveia Cardoso
Faculdade Interamericana de Porto Velho
DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO (AVULSO)
Revoada de Mutum-Paraná
Mineia Capistrano da Luz
Faculdade Interamericana de Porto Velho
LIVRO-REPORTAGEM (AVULSO)
2011? Livro-Reportagem dos 20 anos do Futebol Profissional de Rondônia
Marco Paulo Bastos Souto Vieira Sales
Faculdade Interamericana de Porto Velho
CAMPANHA PROMOCIONAL
GELLATINO SABORES
Neuma Oliveira
UNIRON – Faculdade Interamericana de Porto Velho
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
UMA ATITUDE. UMA VIDA
Melina Uchôa Maciel
Faculdade Interamericana de Porto Velho
Trabalhos premiados
2011 - Etapa Nacional realizada em Recife (PE)
Revista Mais Justiça
Ana Carolina Gouveia Cardoso
DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO (AVULSO)
Revoada de Mutum-Paraná
Mineia Capistrano da Luz
LIVRO-REPORTAGEM (AVULSO)
2011? Livro-Reportagem dos 20 anos do Futebol Profissional de Rondônia
Marco Paulo Bastos Souto Vieira Sales
CAMPANHA PROMOCIONAL
GELLATINO SABORES
Neuma Oliveira
CAMPANHA PUBLICITÁRIA
UMA ATITUDE. UMA VIDA
Melina Uchôa Maciel