“Bandeirantes de Rondônia” trazem 4 prêmios do Intercom Norte 2012


Ter um diploma é, para muitos, o motivo principal para ingresso em um curso superior. Muitos estudantes fazem o que é solicitado, de qualquer jeito, para cumprir as exigências do curso. Mas neste cenário há também os alunos que transcendem o que é explanado em sala de aula, fazendo dos trabalhos propostos o ponto inicial para a produção de um portfólio acadêmico de sucesso. Este é o caso dos vencedores da fase regional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), deste ano. O evento foi realizado entre os dias 17 e 19 deste mês em Palmas (TO). Caleb Ortiz, Janaína Brito, Neuma Oliveira, Merô Reis, Hugor Felipe, Ilmar Júnior e Laís Melo são exemplos de dedicação e inspiram os novos acadêmicos.  A turma, do 7º período de publicidade e propaganda da Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron conquistou quatro prêmios dos cinco trabalhos apresentados este ano.
Neuma Oliveira, Laís Melo, Maria Angela e Caleb Ortiz fizeram barulho em Palmas

A Uniron também foi representada também pela professora e coordenadora de Publicidade e Propaganda Maria Angela Dummel, que expôs o artigo: “Azeite Gallo: racismo ou apenas comparação?”. No estudo, ela analisa as estratégias discursivas de um recente anúncio publicitário veiculado nacionalmente e que foi acusado de promover o racismo.

Trajetória
A equipe já é conhecida nos congressos do Intercom. Este ano, apesar de a delegação ser de apenas quatro pessoas eles fizeram tanto barulho que ficaram conhecidos como os “bandeirantes de Rondônia” em alusão ao hino do Estado, “Céus de Rondônia”.

Veteranos já possuem sete prêmios por trabalhos apresentados. Para Neuma Oliveira essa vitória tem sabor especial. “Falando por mim, a importância é pessoal. Primeiro é uma felicidade você ver um trabalho seu, que você trabalhou muito para que fosse executado ser considerado o melhor, por uma banca formada por professores que tem um conhecimento muito maior do que o meu. Segundo, é eu ter a certeza de que estou no caminho certo e que todo o esforço valeu a pena”. Janaína Brito reforça que não é só a conquista do prêmio que vale a pena, a troca de conhecimentos, intercâmbio com outros estudantes e a oportunidade de conhecer vários lugares e culturas diferentes fazem valer a participação em eventos como esse. Laís Melo fala que a experiência é enriquecedora. “Quem participa só tem a ganhar”, enfatiza.
A equipe participa agora da etapa nacional


Campanha pela vida
As peças publicitárias vencedoras foram além dos prêmios “capim dourado”, pois fazem parte da campanha “Compartilhe o Bem. Doe sangue”, veiculada em novembro de 2011 com o objetivo de atrair doadores entre 16 e 17 anos. O resultado desta campanha foi comprovado através do aumento do estoque de bolsas de sangue no Hemocentro. A produção foi “a custo zero” para os alunos, pois contaram com a disponibilidade de voluntários externos, profissionais para edição e a colaboração de garotos-propaganda que não cobraram cachê. Empresas, veículos de comunicação patrocinaram a veiculação e produção do material distribuído. Para Merô Reis o desenvolvimento deste trabalho propiciou exercer a profissão e contribuir com a sociedade. “Viramos referência para o Hemocentro pela realização de várias campanhas para divulgação da importância da doação de sangue. Até hoje recebo ligações solicitando nossos serviços”, informa a acadêmica.

Reconhecimento
O diretor da faculdade Alexandre Porto parabenizou os acadêmicos pela conquista dos prêmios e ressaltou que investirá mais na divulgação dos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Jornalismo).

Trabalhos premiados
1. Jingle Compartilhe o bem doe sangue
Modalidade: Jingle (avulso)

2. Filme publicitário Compartilhe o bem doe sangue
Modalidade: Filme publicitário (avulso)

3. Cartaz Compartilhe o Bem, doe sangue.
Modalidade: Cartaz (avulso)

4. Outdoor Compartilhe o Bem, doe sangue.
Modalidade: Outdoor (avulso)