Semacom 2012 - Documentário "Garimpo do Bom Presente" é tema de debate
A utilização de computadores é para muitos inevitável. Equipamento facilitador de tarefas que vão desde as mais corriqueiras até as mais complexas, esse instrumento está presente em casa, no trabalho, no dia a dia. Mas para que essa estrutura desempenhe seu papel é necessário uma matéria-prima: a cassiterita. O que muitos desconhecem é a forma de extração desse minério e os riscos que famílias inteiras correm ao buscá-la em garimpos.
O documentário com duração de 52 minutos, foi vencedor do DOCTV 2010, tendo como autor e diretor Alex Badra e pré e pós produção de Luiz Augusto, retrata o dia a dia no garimpo Bom Futuro, localizado no município de Ariquemes em Rondônia. Para que o filme fosse realizado foram necessárias 22 horas de filmagem. As cenas mostram o cotidiano de uma comunidade que enfrenta os riscos do garimpo de extração de minério e que para garantir a sobrevivência lutam com escavadeiras sem nenhum tipo de proteção. O futuro seria sem outras perspectivas para as crianças dessa comunidade não fosse a iniciativa de uma professora que buscou implantar a primeira escola.
Apoio
"Garimpo do Bom Presente" exibido na quarta noite da Semana de Comunicação Uniron - "Para quem tem fome de conhecimento", mostrou essa realidade e como a educação transformou um ambiente hostil em uma comunidade tranquila, fazendo da escola um ponto de encontros sociais de uma comunidade.
Acadêmicos conhecem a realidade no garimpo de cassiterita |
O documentário com duração de 52 minutos, foi vencedor do DOCTV 2010, tendo como autor e diretor Alex Badra e pré e pós produção de Luiz Augusto, retrata o dia a dia no garimpo Bom Futuro, localizado no município de Ariquemes em Rondônia. Para que o filme fosse realizado foram necessárias 22 horas de filmagem. As cenas mostram o cotidiano de uma comunidade que enfrenta os riscos do garimpo de extração de minério e que para garantir a sobrevivência lutam com escavadeiras sem nenhum tipo de proteção. O futuro seria sem outras perspectivas para as crianças dessa comunidade não fosse a iniciativa de uma professora que buscou implantar a primeira escola.
Os depoimentos mostram que o início foi difícil, a primeira estrutura era precária, além de ser difícil reunir as crianças para assistir as aulas. Com o passar do tempo os pais vislumbraram na educação outros rumos para o futuro e passaram a apoiar a ideia. A escola cresceu e além das crianças atende também a adultos, tornando-se referência da comunidade que passou a entender e valorizar o poder transformador da educação.
Ao final da exibição Alex Badra e Luiz Augusto saciaram a curiosidade dos acadêmicos. Questionamentos como pré e pós produção, investimento, tipo de equipamento usado e a forma de captação de imagens foram dirigidas aos dois convidados da noite.
Luiz Augusto (Ágil Publicidade) foi o responsável pela pré-produção e contou alguns "causos" que envolveram essa parte do processo. Alex Badra, responsável pela captação de imagens contou que em algumas cenas e depoimentos foi difícil conter a emoção.
"Garimpo do Bom Presente" prendeu a atenção dos acadêmicos não só pela sua técnica, mas também por mostrar uma realidade inimaginável para muitos dos presentes. Registrou documentalmente a história de muitos brasileiros anônimos, que apesar dos riscos, enfrentam a vida corajosamente.
Alex Badra e Luiz Augusto com a equipe Ucom |
Empresas parceiras acreditaram e ajudaram na concretização do evento. Agradecimentos a Gráfica Imediata, Record News, Refrigerantes Dydyo, Jornal "O Estadão", Jornal "Alto Madeira", Jornal "Diário da Amazônia", TV Rondônia, TV Candelária, Programa Câmera 11, Águas Kaiary, Parecis FM, Rádio 95 FM, Instituto Embelleze, Rede TV! Rondônia, Minha Agência, Saga Veículos, Coletivo C.a.o.s., Norte Mídia, Rede Internacional de Televisão - RIT, Comunica Assessoria, Boate Broadway, Imaginação Publicidade, Datanorte Instituto de Pesquisa, PNA Publicidade, Revista Momento Brasil, Citröen La Vilette, Agência Atos da Mídia. Realização Uniron e Ucom - Agência Júnior de Comunicação Uniron.