Entrevista com Edilene Mafra, coordenadora do 14º Intercom Norte

Por: Alexandre Lúcio Fernandes

Entre os dias 28 e 30 de maio, aconteceu em Manaus o XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Intercom Norte 2015. Com o tema "Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo", a programação teve palestras, oficinas, atrações culturais, entre outras atividades. O Congresso foi realizado nas unidades do Centro Universitário do Norte - UNINORTE, situado no Centro de Manaus.

O evento foi coordenado pela Profª Edilene Mafra, que concedeu uma entrevista para a UCOM e falou um pouco de sua experiência na comunicação e o desafio que foi realizar um evento deste porte do Intercom.

Abaixo um currículo resumido da Professora:
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam), é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam). Estudou no curso de especialização em Jornalismo Científico pela Fiocruz da Amazônia e possui graduação em Comunicação Social e especialização em Comunicação Empresarial e Marketing pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate). Professora de ensino superior e coordenadora dos Cursos de Radialismo e Publicidade e Propaganda do Uninorte/Laureate, é pesquisadora do GP em Rádio e Mídia Sonora e do GP Geração Intercom, ambos da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom).

-----

Confira a entrevista:

Agencia UCOM: Olá Sra. Edilene, tudo bem? Há quanto tempo você trabalha na área da comunicação e da pesquisa? Qual a maior recompensa?
Edilene Mafra: Eu sou profissional de mercado há mais de 16 anos e atuo na docência há 15 anos. Tive contato com a pesquisa científica quando fui repórter especializada em C,T&I. Depois, fiz mestrado e agora faço doutorado. Eu amo ser pesquisadora. Amo orientar meus alunos em pesquisas. Penso que a maior recompensa é contribuir com novas descobertas e com a divulgação da realidade da Amazônia.

UCOM: E quais seriam as principais qualidades de um bom comunicador?
Edilene: Um comunicador deve ser um guerreiro incansável. Deve buscar sempre o melhor. Deve ter profissionalismo, ética e buscar atuar de forma inovadora. Penso que a paixão pelo que fazemos é o que nos motiva e nos faz vencer os desafios. Eu sou uma apaixonada incansável. Amo a minha profissão e me apaixono cada vez mais, a cada novo projeto que realizo.

UCOM: Realizar um evento do porte do Intercom Norte exige muito empenho e dedicação, porque os desafios são muitos. Quanto a isso, qual foi a maior dificuldade encontrada ao realizá-lo?
Edilene: A maior dificuldade foi ter que coordenar pessoas muito diferentes, com pensamentos e ideologias diferentes. O maior desafio? Fazer com que todos trabalhassem juntos dando o seu melhor acima de qualquer interesse, em prol da pesquisa em comunicação na região. Trabalhamos de forma sistematizada. Tive a sorte de ter grandes profissionais e alunos excepcionalmente dedicados. Foi o máximo! Conseguir patrocínios, doações, apoio, treinar pessoas, organizar detalhes, mobilizar a imprensa.... tudo foi possível porque todos contribuíram de acordo com suas áreas de atuação.


UCOM – Conte-nos como foi a experiência de sediar um evento como o Intercom Norte? E que legado ele deixará na Uninorte Laureate, para os docentes e discentes da instituição?
Edilene: A experiência foi maravilhosa! Agora, fica uma nostalgia e a sensação de dever cumprido. O legado que deixa é o desejo de superação de nossos alunos e professores, que passaram a querer participar de forma ainda mais atuantes no futuro. Realizar um Intercom fortifica toda a equipe e nos faz refletir sobre os caminhos que queremos seguir.

UCOM – Se futuramente houver um Intercom Norte em Rondônia, você consideraria participar? Já conhece o Estado?
Edilene: Já estive em Rondônia e ameeeei! Estive no Intercom Norte 2009. Minha missão é com a minha área de pesquisa e com a minha região, irei para onde for preciso e para onde precisarem de mim. Ir para Porto Velho para participar de um Intercom Norte foi uma das minhas melhores experiências.

Edilene visitando Rondônia no Intercom 2009 em Porto Velho

UCOM – Por fim, pedimos que nos deixe uma mensagem de apoio e incentivo para os acadêmicos que estão iniciando na área da pesquisa e pretendem levar seus trabalhos para congressos acadêmicos.
Edilene: Participar dos congressos da Intercom nos deixa mais conscientes sobre o nosso papel como comunicólogos e como pesquisadores, independente de que nível de formação nos encontramos. Nos permite atuar em decisões importantes sobre a nossa área e fazer parte de acontecimentos que marcam a história. E acima de tudo, nós podemos contribuir com o desenvolvimento da nossa região por meio da pesquisa científica em comunicação. Como dizem os meus alunos: eu "super recomendo"!

UCOM: Em nome da UNIRON, A UCOM quer agradecer a agradável receptividade que a UNINORTE preparou para todos, sobretudo aos nossos acadêmicos. Esperamos recebê-la, juntamente com seus alunos, aqui em Rondônia com o dobro do carinho. Nossos mais sinceros agradecimentos. Abraços!
Edilene: Foi uma enorme satisfação recebê-los! Pena que a correria da organização não nos permitiu uma maior aproximação. Desejo muito sucesso para vocês e espero que possamos nos encontrar em breve, no nacional. Quem sabe podemos trocar ideias e nos unir para pensar estratégias e fazer parcerias em prol da nossa região. Grande abraço e saudações... de azul e vermelho! (Rsrsrs)


Uma parte do nosso corpo de alunos, junto à Profª Maria Ângela, sendo recepcionados pela Edilene (centro).