Entrevista com Edilene Mafra, coordenadora do 14º Intercom Norte
Por: Alexandre Lúcio Fernandes
Entre os dias 28 e 30 de maio, aconteceu
em Manaus o XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte –
Intercom Norte 2015. Com o tema "Comunicação, Cultura e Cidade
Espetáculo", a programação teve palestras, oficinas, atrações culturais,
entre outras atividades. O Congresso foi realizado nas unidades do
Centro Universitário do Norte - UNINORTE, situado no Centro de Manaus.
O evento foi coordenado pela Profª Edilene Mafra, que concedeu uma entrevista para a UCOM e falou um pouco de sua experiência na comunicação e o desafio que foi realizar um evento deste porte do Intercom.
Abaixo um currículo resumido da Professora:
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e
Cultura na Amazônia (PPGSCA/Ufam), é mestre em Ciências da Comunicação
pela Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam). Estudou no curso
de especialização em Jornalismo Científico pela Fiocruz da Amazônia e
possui graduação em Comunicação Social e especialização em Comunicação
Empresarial e Marketing pelo Centro Universitário do Norte
(Uninorte/Laureate). Professora de ensino superior e coordenadora dos
Cursos de Radialismo e Publicidade e Propaganda do Uninorte/Laureate, é
pesquisadora do GP em Rádio e Mídia Sonora e do GP Geração Intercom,
ambos da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom).
-----
Confira a entrevista:
-----
Confira a entrevista:
Agencia UCOM: Olá Sra. Edilene, tudo bem? Há quanto tempo você trabalha na área da comunicação e da pesquisa? Qual a maior recompensa?
Edilene Mafra: Eu sou profissional de mercado há mais de 16 anos e atuo na docência há 15 anos. Tive contato com a pesquisa científica quando fui repórter especializada em C,T&I. Depois, fiz mestrado e agora faço doutorado. Eu amo ser pesquisadora. Amo orientar meus alunos em pesquisas. Penso que a maior recompensa é contribuir com novas descobertas e com a divulgação da realidade da Amazônia.
UCOM: E quais seriam as principais qualidades de um bom comunicador?
Edilene: Um comunicador deve ser um guerreiro incansável. Deve buscar sempre o melhor. Deve ter profissionalismo, ética e buscar atuar de forma inovadora. Penso que a paixão pelo que fazemos é o que nos motiva e nos faz vencer os desafios. Eu sou uma apaixonada incansável. Amo a minha profissão e me apaixono cada vez mais, a cada novo projeto que realizo.
UCOM: Realizar um evento do porte do Intercom Norte exige muito empenho e dedicação, porque os desafios são muitos. Quanto a isso, qual foi a maior dificuldade encontrada ao realizá-lo?
Edilene: A maior dificuldade foi ter que coordenar pessoas muito diferentes, com pensamentos e ideologias diferentes. O maior desafio? Fazer com que todos trabalhassem juntos dando o seu melhor acima de qualquer interesse, em prol da pesquisa em comunicação na região. Trabalhamos de forma sistematizada. Tive a sorte de ter grandes profissionais e alunos excepcionalmente dedicados. Foi o máximo! Conseguir patrocínios, doações, apoio, treinar pessoas, organizar detalhes, mobilizar a imprensa.... tudo foi possível porque todos contribuíram de acordo com suas áreas de atuação.
UCOM – Conte-nos como foi a experiência de sediar um evento como o Intercom Norte? E que legado ele deixará na Uninorte Laureate, para os docentes e discentes da instituição?
Edilene: A experiência foi maravilhosa! Agora, fica uma nostalgia e a sensação de dever cumprido. O legado que deixa é o desejo de superação de nossos alunos e professores, que passaram a querer participar de forma ainda mais atuantes no futuro. Realizar um Intercom fortifica toda a equipe e nos faz refletir sobre os caminhos que queremos seguir.
UCOM – Se futuramente houver um Intercom Norte em Rondônia, você consideraria participar? Já conhece o Estado?
Edilene: Já estive em Rondônia e ameeeei! Estive no Intercom Norte 2009. Minha missão é com a minha área de pesquisa e com a minha região, irei para onde for preciso e para onde precisarem de mim. Ir para Porto Velho para participar de um Intercom Norte foi uma das minhas melhores experiências.
Edilene: Já estive em Rondônia e ameeeei! Estive no Intercom Norte 2009. Minha missão é com a minha área de pesquisa e com a minha região, irei para onde for preciso e para onde precisarem de mim. Ir para Porto Velho para participar de um Intercom Norte foi uma das minhas melhores experiências.
Edilene visitando Rondônia no Intercom 2009 em Porto Velho |
UCOM – Por fim, pedimos que nos deixe uma mensagem de apoio e incentivo para os acadêmicos que estão iniciando na área da pesquisa e pretendem levar seus trabalhos para congressos acadêmicos.
Edilene: Participar dos congressos da Intercom nos deixa mais conscientes sobre o nosso papel como comunicólogos e como pesquisadores, independente de que nível de formação nos encontramos. Nos permite atuar em decisões importantes sobre a nossa área e fazer parte de acontecimentos que marcam a história. E acima de tudo, nós podemos contribuir com o desenvolvimento da nossa região por meio da pesquisa científica em comunicação. Como dizem os meus alunos: eu "super recomendo"!
UCOM: Em nome da UNIRON, A UCOM quer agradecer a agradável receptividade que a UNINORTE preparou para todos, sobretudo aos nossos acadêmicos. Esperamos recebê-la, juntamente com seus alunos, aqui em Rondônia com o dobro do carinho. Nossos mais sinceros agradecimentos. Abraços!
Edilene: Foi uma enorme satisfação recebê-los! Pena que a correria da organização não nos permitiu uma maior aproximação. Desejo muito sucesso para vocês e espero que possamos nos encontrar em breve, no nacional. Quem sabe podemos trocar ideias e nos unir para pensar estratégias e fazer parcerias em prol da nossa região. Grande abraço e saudações... de azul e vermelho! (Rsrsrs)
Uma parte do nosso corpo de alunos, junto à Profª Maria Ângela, sendo recepcionados pela Edilene (centro). |