Exposição ComunicArte aborda a música como crítica à realidade social brasileira
Por: Alexandre Lúcio Fernandes
Fotos: Agencia UCOM/ Alexandre Fernandes / André Pessoa |
A exposição contou com o uso de painéis que apresentavam a análise de músicas brasileiras consagradas da década de 1990, por meio de pinturas e desenhos produzidos pelos estudantes de jornalismo. Músicas da Legião Urbana, Elis Regina, Cazuza e dentre outros cantores que marcaram época, foram retratadas nas peças, que foram expostas no hall de entrada do Bloco E do Campus I da Faculdade Uniron. O evento contou ainda com música ao vivo, declamação poética e intervenção artística, que abordaram a crítica social compreendida nas canções.
Tendo como tema: “Reflexões, cultura e realidade sociais na MPB”, o trabalho, realizado por meio da disciplina de Realidade Socioeconômica e Política Brasileira, teve a finalidade de estudar a música como elemento de comunicação e disseminadora de ideias. O objetivo foi estimular o senso crítico dos alunos e demonstrar que, através das composições de letras de músicas, é possível captar o contexto da realidade social brasileira.
Prof. Emanuel |
De acordo com o professor Emanuel Jadir, orientador e coordenador do projeto, o tema foi escolhido pelo fato da música exercer uma função importante na compreensão da história e formação sociocultural do Brasil. “A música é um elemento socializador que muitas vezes contribui para o processo de interação entre as pessoas e, de certa maneira, ajuda a memorizar os aspectos vivenciados de uma cultura ou povo, além de transparecer a compreensão da formação social, cultural e política”, disse o professor.
Para Janaína Mendes, acadêmica do 3º período de jornalismo, as músicas que marcaram a década de 1990 não perderam seu valor para a sociedade, porque os problemas sociais abordados nas músicas ainda servem como reflexão para os dias atuais, e concluiu ressaltando o quanto foi bom se envolver em um projeto cultural desse gênero. “Como aluna, fico muito feliz em participar de um projeto que serviu para nos mostrar que podemos usar a arte para nos manifestar, e que nos dias atuais, ganha maior importância”, concluiu Janaína.
A acadêmica Jhenifer Núbia ressaltou o talento e o desempenho da turma como fatores que contribuíram no sucesso do trabalho: “Para nós foi uma honra, pois mostramos que o trabalho em equipe é nosso forte e que respeitamos o talento individual de cada colega. Para mim foi uma satisfação a oportunidade de fazer a introdução da Exposição como Mestre de Cerimonia, acarretando assim na minha primeira experiência. Gostei muito", finalizou a aluna.
Fotos: Agência UCOM/Alexandre Fernandes |
A exposição que ficou aberta para visitação até o dia 25 de junho nos corredores da Faculdade, despertou a curiosidade dos alunos e propôs um novo olhar crítico sobre a realidade social brasileira através da arte. "Desenvolver o projeto ComunicaArte foi uma experiência inovadora para os discentes que puderam se integrar e compreender a relação existente entre arte e crítica, sem contar que puderam planejar todas as etapas de um evento. O mais positivo foi o envolvimento de todos quanto à busca do conhecimento em compreender as realidades sociais pretéritas e as atuais pelas quais o nosso país passa", concluiu Emanuel.
----
Veja mais fotos na nossa página no facebook: Agencia Ucom.