UNIRON participa do 14º INTERCOM Norte, recebe três prêmios e indicações para a fase nacional do INTERCOM

     


     Aconteceu no período de 28 a 30 de maio em Manaus o XIV Intercom Norte. Com o tema "Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo", a programação teve palestras, oficinas, atrações culturais, entre outras atividades. O Congresso foi realizado nas unidades do Centro Universitário do Norte - UNINORTE, situado no Centro de Manaus.
    A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação realiza anualmente congressos regionais e o nacional com o intuito de fomentar a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade. As categorias de apresentação de trabalhos no Intercom são: Expocom, Intercom Júnior e Divisões Temáticas.
- Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) - é uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. O caminho é longo para chegar a participar da fase nacional. Os trabalhos passam por avaliações internas e regionais. No caso da UNIRON, os trabalhos passam pelo Mata-Mata, os melhores são indicados para participar da fase regional.
- Intercom Júnior - é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em comunicação e, também, de recém-graduados (até 1 ano após a conclusão do curso). Os trabalhos enviados são analisados e são apresentados de acordo com as categorias de trabalhos.
- Grupos de Pesquisa/Divisões Temáticas - Os Grupos de Pesquisa (GPs) são uma instituição da Intercom, resultantes da reestruturação dos Grupos de Trabalho (GTs), realizada no ano 2000, e da criação das Divisões Temáticas (DTs), realizada em 2008, com a finalidade de reunir pesquisadores interessados em temáticas dotadas de legitimação acadêmico-profissional ou que representam objetos demandando elucidação teórico-metodológica, visando estabelecer o diálogo e fomentar a pesquisa, contribuindo para troca efetiva de conhecimentos e para a evolução do campo da comunicação no Brasil.

A UNIRON através dos acadêmicos de Publicidade e Propaganda participou do Intercom Norte 2015 nas categorias:
·        Expocom com 5 trabalhos dos acadêmicos do 4º e 7º Período:
  • Campanha Publicitária - “A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa.” Matheus OLIVEIRA; Ana MATOS; Ana COSTA; Carina TAINÁ; Cassiano HALEY; Collien NÉRY; Cristiane SOLIZ; Elisandra FREITAS; Fernanda AMARAL; Henrique MORENO; Humberto BANCHIERI; Júlio SERGIO; Luis GIROTTO; Marcela JOHNSON; Mohana DÉA; Paulo LISBOA; Samila XIMENDES; Tiago MACHADO; Maria Angela de Lima DUMMEL; Andrews BOTELHO
  • Pesquisa Mercadológica - A Importância da Pesquisa para o posicionamento de uma Marca. Ana Caroline MATOS; Ana Luiza M. COSTA; Collien RODRIGO; Elisandra FREITAS; Iury MELO; Isabel CRISTINA; Leiane CÂMARA; Matheus OLIVEIRA; Tiago MACHADO; Andrews BOTELHO; Maria Ângela de Lima DUMMEL
  • Filme Publicitário - #conecte-se à vida. Greicieli GONÇALVES;  Waldiney BRAGA; Tharso PINTO; Adriano DOS SANTOS; Daniele VERA; Kimberlly MACÊDO; Bruno MAGALHÃES; João Paulo MATOS; Adriana CORDENONSI; Mauro POMPEU;
  • Outdoor “A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa”. Collien NÉRY; Ana MATOS; Ana COSTA; Carina TAINÁ; Cassiano HALEY; Cristiane SOLIZ; Elisandra FREITAS; Fernanda AMARAL; Henrique MORENO; Humberto BANCHIERI; Júlio SERGIO; Luis GIROTTO; Marcela JOHNSON; Matheus OLIVEIRA; Mohana DÉA; Paulo LISBOA; Samila XIMENDES; Tiago MACHADO; Maria Angela de Lima DUMMEL; Andrews Regis BOTELHO.
  • Programa Laboratorial de Áudio - Dicas cacheadas de tayó: o uso do rádio para posicionamento da marca. Ana Luiza M. COSTA; Ana Caroline MATOS; Collien RODRIGO; Elisandra FREITAS; Iury MELO; Isabel CRISTINA; Leiane CÂMARA, Matheus OLIVEIRA; Tiago MACHADO; Samila XIMENDES; Francivan SOUZA; Maria Angela de Lima DUMMEL.

     Intercom Júnior (IJ) com 2 artigos dos acadêmicos do 2º Período:
  • Estudos Interdisciplinares da Comunicação - A Sujeira Eleitoral nos Espaços Públicos: Uma Reflexão Sobre a Distribuição Imprópria do Material de Campanha. Alexandre Lúcio FERNANDES; Giseli Aline STEMPNIAK.
  • Estudos Interdisciplinares da Comunicação - A Presença da Mulher em Campanhas Presidenciais no Brasil. Juliana Nunes de OLIVEIRA; Giseli Aline STEMPNIAK.

      Divisão Temática (DT) com um artigo:
  • Publicidade e Propaganda - Aids, Jovens e Propaganda “#partiuteste”: incoerência no discurso Governamental. Maria Ângela de Lima DUMMEL

Destes trabalhos, 3 foram classificados para o Expocom fase nacional:
  • Outdoor “A Felicidade Está No Sangue De Quem Doa”. Collien NÉRY; Ana MATOS; Ana COSTA; Carina TAINÁ; Cassiano HALEY; Cristiane SOLIZ; Elisandra FREITAS; Fernanda AMARAL; Henrique MORENO; Humberto BANCHIERI; Júlio SERGIO; Luis GIROTTO; Marcela JOHNSON; Matheus OLIVEIRA; Mohana DÉA; Paulo LISBOA; Samila XIMENDES; Tiago MACHADO; Maria Angela de Lima DUMMEL; Andrews Regis BOTELHO.
  • Pesquisa Mercadológica - A Importância da Pesquisa para o posicionamento de uma Marca. Ana Caroline MATOS; Ana Luiza M. COSTA; Collien RODRIGO; Elisandra FREITAS; Iury MELO; Isabel CRISTINA; Leiane CÂMARA; Matheus OLIVEIRA; Tiago MACHADO; Andrews BOTELHO; Maria Ângela de Lima DUMMEL.
  • Programa Laboratorial de Áudio - Dicas cacheadas de tayó: o uso do rádio para posicionamento da marca. Ana Luiza M. COSTA; Ana Caroline MATOS; Collien RODRIGO; Elisandra FREITAS; Iury MELO; Isabel CRISTINA; Leiane CÂMARA, Matheus OLIVEIRA; Tiago MACHADO; Samila XIMENDES; Francivan SOUZA; Maria Ângela de Lima DUMMEL.

      A participação pela primeira vez de alguns acadêmicos no Congresso rendeu muita ansiedade antes das apresentações e experiências. Reunimos depoimentos de alguns dos representantes no Intercom Norte:

Collien Rodrigo:  “Saber que vencemos é uma mistura de euforia e alívio, tanto por representar nossa faculdade e nosso Estado, quanto por saber que enfim todo nosso esforço valeu a pena” (Acadêmico do 7º Período de Publicidade e Propaganda).

Ana Caroline Matos: “O trabalho Tayó foi tratado como um verdadeiro filho, abraçamos a causa e nos apaixonamos por ele. Foi o trabalho que eu, particularmente, mais me dediquei. Quando você se dedica ao que faz, não tem como ser diferente, modéstia à parte, o trabalho ficou incrível e a prova disso foram os dois prêmios no Intercom Norte. Gostaria de convidar todos os alunos de Comunicação a viver essa experiência indescritível. Se dediquem aos trabalhos para que eles possam ser premiados também” (Acadêmica do 7º Período de Publicidade e Propaganda).

Marcela Alves: “No ano passado, exatamente no mês de maio, estávamos totalmente focados em fazer esta campanha (A felicidade está no sangue de quem doa) acontecer. É isso mesmo, tive a oportunidade de dirigir e percorrer todos os caminhos necessários até que a mesma chegasse ao seu público alvo. Quando digo "público alvo" é em função de que este era um desafio proposto pela disciplina de matérias integradas, o qual tínhamos como obrigação apenas construir a campanha e passar para Fhemeron com intuito de que eles dessem publicidade, pois devido ao custo os alunos não eram obrigados a submeter - se a isso. No entanto, tendo em vista que a nossa turma é composta por pessoas totalmente visionárias, fomos muito além do que nos foi proposto. Além, pois tivemos o prazer de ver o nosso trabalho não apenas na TV, rádio, outdoor, mídias sociais, ações de rua, carreata, e por final ter a cantora Ivete Sangalo falando da nossa campanha para mais de dez mil pessoas e convidando-as para doar sangue. Isso tudo trouxe sim um quê de satisfação, mas o maior o prazer foi ouvir da Coordenadora do Hemocentro, Maria Luísa, que a campanha estava trazendo retornos, pois os números de doações aumentaram significantemente. Isso sim sem dúvida, foi a maior realização o qual nos leva utilizar o termo na íntegra "sensação de dever cumprido". Como dar para perceber, foram muitas ações, as quais não seriam possíveis sem que tivéssemos alunos comprometidos não apenas em cumprir este trabalho em função de uma nota dez, e sim que tomasse posse da causa, salvar vidas. Por isso eu digo, esse prêmio não é meu, nem seu, é nosso!!!” (Acadêmica do 5º Período de Publicidade e Propaganda).

Ana Luiza Moreira: "Bom, eu fui representante do trabalho "Dicas Cacheadas da Tayó: O uso do Rádio para o Posicionamento da Marca". O trabalho foi produzido no ano passado por mim e mais 7 pessoas, quando estávamos no 6º período. Para mim, o Intercom foi uma surpresa desde o início. eu já ia, mas não pensava em levar nenhum trabalho. Porém recebi um e-mail da coordenadora do trabalho, dizendo que havia indicado meu nome e o material para a Intercom e que eu tinha uma semana para produzir o paper. Foi uma correria! hasuhasuhasu mas no fim deu tudo certo. Sobre o Intercom Norte 2015, a experiência foi muito válida, com ou sem prêmio. Só o fato de estar em uma cidade como Manaus, reunido com estudantes de comunicação de diversos locais do Norte, discutindo e aprendendo mais sobre o ramo, já era experiência suficiente. Mas não paramos por aí.....Eu só tenho a agradecer o apoio dos colegas de faculdade, da coordenação do curso e principalmente da Tayó, por ter confiado no nosso trabalho  e permitido o uso da marca. (Acadêmica do 7º Período de Publicidade e Propaganda).

Alexandre Lúcio Fernandes: "Estar presente no Intercom Norte 2015, em Manaus, foi uma experiência muito gratificante. Apresentar um artigo em um congresso acadêmico e contribuir com pesquisa em âmbito científico, agrega e enriquece bastante o conhecimento. Interagir com outros acadêmicos, professores e profissionais da área, e debatendo sobre os assuntos pertinentes à área da comunicação, foi uma oportunidade que me propiciou aprendizado e um imenso leque de ideias a serem trabalhadas futuramente. Eu voltei renovado, com a mente aberta para novos desafios como esse, que tenho certeza, foi apenas o primeiro de muitos" (Acadêmico do 2º Período de Publicidade e Propaganda).

Maria Ângela de Lima Dummel “O resultado do Expocom mais uma vez indica que o curso de Publicidade e Propaganda da Uniron está no caminho certo ao estimular a integração das disciplinas em trabalhos práticos e desenvolvimento de pesquisas científicas. Nossa participação no Intercom Manaus reafirmou a certeza de que independentemente dos prêmios, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda do primeiro ao sétimo período, estão aptos a compartilhares seus estudos tanto regional quanto nacionalmente. Me sinto orgulhosa de todos que se propuseram a fazer isso em Manaus, e o fizeram tão bem” (Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda e Congressista). 
     Os acadêmicos de Comunicação Social da UNIRON chegaram em Manaus para apresentar cinco trabalhos, voltaram para Porto Velho com três prêmios e indicações para participar do Intercom Nacional que será realizado no Rio de Janeiro - RJ, de 6 a 8 de setembro. De acordo com a organização, a UNIRON foi a sétima Faculdade que mais enviou trabalhos (5) e ficou em terceiro lugar na premiação geral (3). Em 2016, o Intercom Norte será em Boa Vista - Roraima.

Abaixo seguem algumas imagens da participação no Congresso: