Trabalho de pesquisa do primeiro período de jornalismo é destaque

Por: Alexandre Lúcio Fernandes


Para quem acaba de concluir o ensino regular, e já adentra o universo de uma faculdade, o início de uma vida acadêmica no ensino superior pode ser um pouco turbulenta, repleta de surpresas e grandes desafios. Há diversos elementos que diferenciam bastante o ensino superior do médio, uma delas é o aspecto metodológico. Isso pode assustar qualquer calouro desprevenido. Para tornar a transição mais amena, geralmente os primeiros períodos sempre agregam disciplinas de entrada e teóricas, que se apresentam como base introdutória ao que o curso exigirá nos semestres seguintes.

No curso de jornalismo da Uniron, uma das matérias do primeiro período atende pelo nome de Sistemas de Comunicação Brasileira, que aborda de maneira geral um pouco sobre o surgimento e a história dos meios de comunicação de massa, em um contexto geral e nacional. A justificativa dessa matéria se dá pela necessidade dos futuros jornalistas terem acesso a essa carga histórica envolvendo a comunicação, bem como sua origem e evolução de cada meio. O intuito é gerar o senso crítico, uma base que prepare o acadêmico para atuar no mercado, entendendo a dinâmica e o processo que existe nos modos de comunicação da sociedade.

Sob esses aspectos, os acadêmicos do primeiro período de jornalismo foram desafiados com o primeiro trabalho de pesquisa no âmbito da faculdade. Sob a orientação da professora esp. Giseli Stempniak, os acadêmicos pesquisaram os veículos da “grande imprensa”, originadas com as transformações dos periódicos impressos no século XX. Segundo a professora Giseli, este período marcou o surgimento da imprensa de grande tiragem, época em que o jornalismo ganhava um caráter muito mais profissional, e consequentemente de diversas inovações que permitiram o aparecimento de veículos de comunicação conhecidos até hoje, como O Globo, Veja, O Estadão, Jornal do Commercio, dentre outros.

A turma foi dividida em seis grupos, e cada um foi designado a estudar a trajetória de um dos veículos, e elaborar um painel explicativo em papel madeira, com informações e fotos sobre sua história. “A ideia foi levar os alunos à pesquisa, entender desde a origem até os dias atuais, suas dificuldades iniciais, sua contribuição histórica para o Brasil e sua abrangente atuação nos nossos dias”, apontou a professora. “Além de conhecer cada um dos veículos, um dos objetivos do trabalho foi despertar o interesse pela leitura diária desses veículos.”

Trabalhos de pesquisa, e em grupo, ganham importância, por estimularem a integração dos acadêmicos e o estreitamento dele com os conceitos que dão base à sua formação. São metodologias de ensino que ensinam o acadêmico a conhecer mais sobre sua futura profissão. Soa fundamental para um futuro jornalista ficar íntimo da história e dos fatos que nortearam o surgimento e a evolução dos meios de comunicação. Este conhecimento base, para alguém que se tornará comunicador, uma voz para a sociedade, é notoriamente essencial. Nesse sentido, este trabalho, como iniciação científica para os acadêmicos do primeiro período de jornalismo se justifica, cumprindo o objetivo da matéria e do curso. Além de ganhar destaque por ser, a temática, uma proposta inicial interessante para quem se formará jornalista.

“Esse trabalho foi o primeiro que a turma realizou e apresentou em grupo, na faculdade. De um modo geral, a turma cumpriu a proposta e se saiu muito bem nas apresentações”, concluiu a professora.

Boa a iniciativa da professora. E parabéns aos alunos do primeiro período de jornalismo. Bom saber que estão afiado e com energia de sobra para aprender. Vejam as fotos dos painéis :