Alunos de Jornalismo participam de curso idealizado pela Fiocruz

Foto: Alexandre Almeida/Fiocruz Rondônia

A Fiocruz Rondônia promoveu nos dias 12 e 13 de julho o Curso de Jornalismo Científico, no auditório da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde). O curso é uma parceria entre a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/Fiocruz) e o Museu da Vida (COC/Fiocruz). Com uma carga horária de dez horas, o evento foi ministrado pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Luís Amorim e Carla Almeida, além da representante da CCS/Fiocruz Rondônia, Regina Castro.

O curso teve como objetivo ofertar aos participantes a chance de discutir e repensar o papel do jornalista e do assessor na relação entre ciência e sociedade, abordando os seguintes temas: Divulgar a ciência: por quê, para quê e para quem?; Os diferentes públicos do jornalismo de ciência; Breve história e teoria do jornalismo de ciência; e Jornalismo de ciência e saúde na TV e em meios impressos.

Além dos alunos de Jornalismo da Uniron, participaram também do evento 40 profissionais e estudantes de comunicação da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Instituto Federal do Acre (IFAC), Secom (Secretaria de Comunicação do Estado), Embrapa Rondônia, Emater-RO, G1, Rede TV, dentre outros.

Foto: Alexandre Almeida / Fiocruz Rondônia
Para Luís Amorim, é essencial promover o debate sobre o assunto. “É importante buscarmos alternativas para como pensarmos todas as ações para buscarmos promover a ciência, pois temos como papel principal zelar pelo nosso país e ser um cidadão consciente na divulgação das ações”, destacou.

Durante o primeiro dia do curso, os pesquisadores abordaram conceitos e resultados desenvolvidos por seu grupo, objetivando debater os dados sobre o Jornalismo Científico no Brasil e no mundo, apontar os desafios e os avanços. Já no segundo dia, foram discutidos destacados temas mais concretos além da apresentação das estratégias e bastidores do trabalho de comunicação desenvolvido pela CCS/Fiocruz, durante o surgimento de casos de microcefalia relacionados ao vírus zika no país.

O Estado de Rondônia foi o terceiro estado a ser visitado pelo projeto itinerante.

Fonte: Fiocruz RO