Acadêmicos de Publicidade da UNIRON participam do XV Intercom Norte em Roraima

Entre os dias 06 a 08 de julho, na UFRR - Universidade Federal de Roraima, acontece o XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte, maior evento de comunicação da região. O evento visa estimular a produção e a pesquisa científica entre acadêmicos, recém-graduados, profissionais, docentes e pesquisadores da área da comunicação. O Estado de Rondônia estará representado com a participação de três acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade UNIRON, que tiveram seus trabalhos classificados para o Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação).

A Faculdade UNIRON já tem tradição no evento. Desde sua primeira participação, em 2009, os cursos de Jornalismo e Publicidade somam 26 prêmios regionais e 4 nacionais. Para a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Maria Angela Lima, a participação em um evento como esse ajuda na autoestima dos alunos. “É importante para a autoestima desses alunos que verificam, na prática, que o nosso curso é tão bom quanto um curso da região sudeste do País, por exemplo. Como prova disso são os prêmios regionais e nacionais que já temos. Participar do Intercom é uma motivação para professores e alunos, pois mostra que seguimos no caminho certo ao aliarmos a teoria à prática em produtos de comunicação. Além de reconhecimento da academia, estamos propiciando a aproximação desses acadêmicos com o mercado de trabalho permitindo que cheguem mais preparados para o setor de comunicação”, disse.

Os alunos Alexandre Lúcio Fernandes, Maílson Lima Silva e Juliana Nunes Oliveira, concorrerão a prêmios e disputarão por vaga no Intercom Nacional, que acontece em setembro, em São Paulo/SP. Atualmente no 5º período de Publicidade, eles defenderão três trabalhos de pesquisa realizados no ano de 2015, representando todos os demais acadêmicos da turma que estiveram envolvidos.

Oportunidade para desenvolvimento e aprendizado

Alexandre Fernandes, Juliana Oliveira e Mailson Lima, representantes da Uniron no Intercom Norte.
O acadêmico Alexandre Lucio Fernandes, que participa pela segunda vez do Intercom Norte (em 2015 esteve presente no Intercom Norte em Manaus/AM), ressalta a valor desta experiência, além da chance aprimorar mais ainda seus conhecimentos com o intercâmbio de ideias com alunos e pesquisadores da área de outras cidades.“Embora concorra com um trabalho, eu também participei diretamente dos outros três trabalhos que estamos levando. Os três foram feitos na mesma turma, por todos nós. É gratificante, pois tem sido um imenso prazer fazer parte desta turma. Somente em poder representar meus colegas e curso da UNIRON, é algo que me orgulha. Mas claro, que se vier algum prêmio, será fantástico, pois vale vaga no Intercom Nacional, em setembro”, declara, destacando a real importância do congresso – “Por saber o que me reserva, a minha expectativa é alta, pois tenho ciência do quão significativo é o evento, em termos de aprendizado e conhecimento”, conclui.

A acadêmica Juliana Nunes Oliveira também participa pela segunda vez, e frisa a responsabilidade, hoje muito maior. “Participei ano passado no Intercom Jr com um artigo sobre as eleições elaborado no 1º período do curso. Foi uma experiência muito legal, pois houve uma troca de informações interessantes com acadêmicos de outros Estados com temas diferentes. Para este ano a expectativa é diferente, pois a responsabilidade aumenta. Participar da Expocom representando o Curso de Publicidade e Propaganda da UNIRON é um mix de satisfação e compromisso. Fizemos nossa parte que foi escrever o trabalho e enviar (após indicação da Faculdade). Agora é apresentar e esperar o resultado, afinal, vale vaga para o Intercom nacional que será realizado na USP em setembro", completou.

Para Mailson Lima, a experiência será uma novidade, lembrando que colegas que já participaram o inspiraram a ir. “Ano passado vi meus colegas recém-formados irem ao Intercom Norte e ganharem alguns prêmios importantes. Agora somos nós, que estamos apenas no 4º período. Estou orgulhoso de toda a turma. Agradeço ao investimento dos professores e da nossa coordenadora Maria Angela Dummel. Representarei minha turma com um trabalho super bacana que engloba arte, semiótica e fotografia publicitária. Tudo foi construído com muito afinco e espero que possamos voltar pra Porto Velho com prêmios na mão. Boa sorte a todos os concorrentes da Uniron”, disse por fim, o aluno.

Conheça os três trabalhos classificados para o Prêmio Expocom:

Ensaio fotográfico | Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: o abandono da história
Ainda no segundo período (2015/1), os alunos tiveram como objetivo a produção de um ensaio fotográfico que mostrasse, um ano após a histórica enchente do rio Madeira, os impactos ainda existentes no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O ensaio inclusive ganhou destaque na TV local.
Acadêmica representante: Juliana Nunes de Oliveira.

Blog | Impactos na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
O seguinte blog teve como finalidade registrar e documentar o processo de desenvolvimento do um ensaio fotográfico, citado acima.
Acadêmico representante: Alexandre Lúcio Fernandes

Design Gráfico | Foto Publicitária, Arte e Semiótica: referências para a criação
No terceiro período (2015/2) os acadêmicos estiveram envolvidos no desenvolvimento de proposta de design gráfico para um encarte de um Single de um artista local, com influências de movimentos artísticos do século XX. O encarte, com influências do neoplasticismo e cubismo recebeu duas premiações na 2ª Mostra Científica do curso de Publicidade e Propaganda, a de Melhor Fotografia e Melhor Peça Gráfica.
Acadêmico Representante: Mailson Lima Silva

Para saber mais do Intercom Norte, clique aqui.

Fonte: Blog Cacarejaço