Relatório de atuação: UCOM Synergia, uma gestão de sucesso

Equipe Synergia.
Foto: Acervo UCOM




Em um ano e três meses, a gestão Synergia conseguiu realizar um bom trabalho, com responsabilidade e comprometimento. No decorrer desse período, recebeu diversos elogios com sua atuação, tanto de alunos quanto de professores, principalmente no que tange aos eventos e mídias sociais. Teve como coordenadores Andreia Gonzalez, Cristiane Paião, Ivan Souza e Maria Angela Dummel. Confira relatório de atuação da gestão Synergia.

Eventos realizados
  • Recepção aos Calouros 2016.1 - A estrela deste semestre é você
  • Roda de Conversa com Ronaldo Nina - A Fotografia na Comunicação: um enfoque regional
  • Esquenta Semacom - Live no Facebook
  • XXI Semacom - Semana da Comunicação - Produção audiovisual: construindo bases profissionais
  • Roda de Conversa com Miguel Bastos - Produção de documentário independente
  • Roda de Conversa com Solange Bastos - Na rota dos arqueólogos da Amazônia
  • Recepção aos Calouros 2017.1 - Um Norte na Comunicação
  • Eleições UCOM 2017


Profissionais convidados pela UCOM

Alexandre Ache, André Cran, Bill Marques, Carol Castro Pina, Farkille, Felipe Araújo, Jeferson Marques, Larissa Zuim, Maria Angela Lima Dummel, Miguel Bastos, Ronaldo Nina, Rudá Moreira, Solange Bastos, Vanessa Mafra e Vinícius Teixeira.


Parceria em eventos
  • 3ª Mostra Científica de Publicidade e Propaganda (2016.1) 
  • 4ª Mostra Científica de Publicidade e Propaganda (2016.2) 
  • Palestra com Alessandro Lubiana (Jornalismo) - 02/06/2016 
  • Processo de seleção e de alunos e cobertura jornalística do do ECAM - Estágio de correspondente de assuntos militares 
  • Publicidade Go! - Volta às aulas de Publicidade e Propaganda 2016.2
  • Volta às aulas de Publicidade e Propaganda 2017.1


Inovação em eventos

Primeira videoconferência realizada em evento de Comunicação na Uniron

A gestão Synergia viabilizou a primeira videoconferência realizada na Uniron, em parceria com a Super Cinema, maior produtora de conteúdo web sobre sinema. Sim! Graças a uma ideia dada pelo professor Bill Marques, entramos em contato com o canal Super Cinema e conseguimos uma palestra via Skype com Alexandre Ache, cineasta, produtor audiovisual, diretor de fotografia e cinema e digital influencer.

Estávamos apreensivos, afinal, streaming deixa qualquer um assustado devido a inconsistência da internet aqui na nossa região, mas... deu tudo certo! :D


A palestra, que custa R$ 7 mil, foi totalmente patrocinada pala própria Super Cinema. Agradecimentos à TI da Uniron, que preparou toda a logística de cabeamento e rede.

Primeira live na fanpage da UCOM

Com o intuito de preparar os alunos para a Semana da Comunicação, realizamos uma live na fanpage da UCOM. Entrevistamos Vinícius Teixeira e Carol Castro Pina e a live foi chamada de Esquenta Semacom.

Palestra com Rudá Moreira

O jornalista Rudá Moreira, recém-chegado de Brasília para assumir cargo de jornalista na TV Rondônia, falou sobre jornalismo ao vivo, tema de seu TCC, além de ensinar técnicas para transmissão de vídeo nas redes sociais, assunto inovador. A palestra ocorreu na XXI Semacom.


Seis oficinas na Semacom

Profissionais renomados da região foram convidados para ministrar oficinas práticas na Semana da Comunicação. Foram elas:

Cinema de guerrilha - André Cran
Produção de vídeo para campanhas eleitorais - Bill Marques
Planejamento integrado de redes sociais - Felipe Araújo
Princípios básicos para edição de vídeos - Jeferson Marques
Jornalismo ao vivo: métodos para transmissão de vídeo - Rudá Moreira
Media training, relacionamento com a imprensa e qualidade da informação - Vinícius Teixeira


Palestra com Marcela Bonfim

Com o tema A fotografia como Reconhecimento, Marcela Bonfim abordou seu projeto de estudo Amazônia Negra e buscou quebrar alguns tabus, o que permitiu a aproximação do corpo acadêmico ao assunto.


Mesa Redonda - Jornalismo e Publicidade em tempos de mídias digitais

Maria Angela Dummel, Larissa Zuim, Carol Castro Pina e Felipe Araújo foram convidados para compor a mesa e fazerem suas colocações a respeito da comunicação em tempos de mídias digitais. Muita discussão foi gerada, além de diversas perguntas dos presentes.


Oficina de sensibilização para o audiovisual documental com Simone Norberto

O encerramento da Semacom contou com a presença da jornalista e cineclubista Simone Norberto, que fez a exibição dos documentários Quem matou Eloá de Lívia Peres e Memória para uso diário de Beth Formagini, além de ministrar oficina de sensibilização para o audiovisual documental.


Rodas de conversa

Três rodas de conversa foram proporcionadas ao longo da gestão Synergia. A primeira com o fotógrafo Ronaldo Nina, que abordou o fotojornalismo e a fotografia publicitária, além de apresentar alguns de seus trabalhos e seus conceitos.

A jornalista carioca Solange Bastos, uma das fundadoras da extinta rede Manchete e com rica bagagem no jornalismo nacional e internacional, também esteve conosco, lançando o livro Na rota dos arqueólogos da Amazônia, além de bater um papo com os alunos a respeito de suas experiências profissionais. A ideia do evento veio da professora Cristiane Paião, que entrou em contato com Solange ainda no início de 2016 e deixou tudo encaminhado. 

Ronaldo Nina, Miguel Bastos e Solange Bastos,
convidados pela UCOM para rodas de conversa.

O cineasta Miguel Bastos, também carioca, exibiu um de seus comentários, Brad, uma noite mais nas barricadas e gerou discussões sobre produção de documentário independente.

Farkile e Vanessa Mafra

A youtuber Farkile, com mais de 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, foi convidada no primeiro evento da UCOM, a recepção aos calouros 2016.1. Ela falou sobre seu crescimento exponencial na plataforma, além de compartilhar sobre como conduz seu canal e os profissionais envolvidos. Ainda na recepção, a jornalista Vanessa Mafra compartilhou de suas experiências no jornalismo, principalmente na Rede Amazônica, onde vem apresentando o programa Amazônia em revista.



Cobertura Intercom Norte 2016 em Roraima

A agência UCOM Synergia esteve em Roraima para cobrir o Intercom Norte. Foram produzidos 7 vídeos para o canal da agência, além de cobertura no Facebook e Instagram e matérias no blog.



Mídias sociais

Facebook: com 194 postagens, uma média de 3 posts por semana, obtivemos 2.728 reações, 4.745 visualizações de vídeos postados na fanpage e um total de 154.752 impressões (dados de dezembro/2015 a março/2017).

Instagram: 125 posts no Instagram, média de 2 posts por semana, com 3.345 curtidas.

YouTube: A UCOM reativou o canal do YouTube, produzindo 42 vídeos no decorrer de 2016 e início de 2017. Os vídeos contam com coberturas e resumos de eventos, além de atrações culturais e vídeos produzidos pela UCOM para exibição nos eventos.


Blog UCOM

A gestão Synergia foi a que mais produziu conteúdo para o blog da UCOM. Foram 42 posts em 2016 e 8 em 2017, totalizando 50 matérias, desde reportagens, coberturas de eventos, a dicas para os alunos, datas comemorativas e conteúdo humorístico.



A UCOM possui um total de 62.100 visualizações desde sua criação em 2011. Desse quantitativo, 46.801 views orgânicos (+75%) são da gestão Synergia, uma média de 3.900 views por mês.


Hotsite semacom2016.com

Criamos um hotsite exclusivo para a Semana da Comunicação. Nele, o internauta encontrava todas as informações do evento, além de poder fazer a inscrição. Veja o site aqui.


Relatório financeiro

De todos os eventos realizados pela Synergia, apenas as oficinas da Semacom foram cobradas com um valor simbólico de R$ 5. Foi arrecado um total de R$ 600, utilizado para custeio de material gráfico, coffee-break de eventos e despesas com gasolina.


Agradecimentos