Saiba tudo sobre a seletiva Mata-Mata, que ocorrerá no dia 08/04
O Mata-mata é uma seletiva que ocorre anualmente entre os cursos de Comunicação Social da Uniron. Muitos já sabem do que se trata, porém, para sanar todas as dúvidas, aí vão algumas informações importantes.
Antes de saber o que é o Mata-Mata, você precisa entender algumas coisas.
Congresso Nacional Intercom
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece anualmente e reúne alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.
Em 2017, o Congresso ocorrerá nos dias 04 a 09 de setembro em Curitiba/PR, na Universidade Positivo.
Todos os anos, a Intercom realiza cinco congressos em cada região do Brasil. Na região norte, a Intercom Norte será realizada em Manaus/AM, dos dias 24 a 26 de maio, na FBN (Faculdade Boas Novas), sob o tema “40 anos de memórias e histórias”.
Em 2017, o Congresso ocorrerá nos dias 04 a 09 de setembro em Curitiba/PR, na Universidade Positivo.
Congressos Regionais Intercom
Todos os anos, a Intercom realiza cinco congressos em cada região do Brasil. Na região norte, a Intercom Norte será realizada em Manaus/AM, dos dias 24 a 26 de maio, na FBN (Faculdade Boas Novas), sob o tema “40 anos de memórias e histórias”.
Ok, mas o que isso tem a ver com Mata-Mata?
Perfeito, aí que entra o Mata-Mata, que é uma seletiva entre os alunos de Comunicação Social da Uniron e que definirá quais trabalhos/alunos representarão a Uniron na Intercom Norte, lá em Manaus.
Dentro desses Congressos, tanto o nacional quanto o regional, acontece a Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que premia os melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, e é aqui que você entra.
Eu quero que o meu trabalho concorra na Expocom. O que devo fazer?
Eu quero que o meu trabalho concorra na Expocom. O que devo fazer?
Perfeito, aí que entra o Mata-Mata, que é uma seletiva entre os alunos de Comunicação Social da Uniron e que definirá quais trabalhos/alunos representarão a Uniron na Intercom Norte, lá em Manaus.
Quem pode participar do Mata-Mata?
Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron interessados em apresentar seus trabalhos na Intercom Norte e que estejam com o relatório 100% finalizado até o dia 31/03 (último dia de inscrição).
Importante: Somente os trabalhos apresentados em 2016 poderão concorrer.
Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron interessados em apresentar seus trabalhos na Intercom Norte e que estejam com o relatório 100% finalizado até o dia 31/03 (último dia de inscrição).
Importante: Somente os trabalhos apresentados em 2016 poderão concorrer.
Mas o que é o relatório?
É o documento que dissertará sobre o assunto específico de cada trabalho. Deverá respeitar o limite máximo de toques estabelecidos para cada um dos tópicos: resumo, introdução, objetivos, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo realizado e considerações.
Resumo: mínimo de 400 a 900 toques (caracteres e espaço);
Introdução: mínimo de 1000 a 2000 toques (caracteres e espaço);
Objetivo: mínimo de 1000 a 2000 toques (caracteres e espaço);
Justificativa: mínimo de 3000 a 4000 toques (caracteres e espaço);
Métodos e técnicas utilizados: mínimo de 6000 a 8000 toques (caracteres e espaço);
Descrição do produto ou processo: mínimo de 6000 a 8000 toques (caracteres e espaço);
Considerações: mínimo de 1000 a 2000 toques (caracteres e espaço).
Inscrições para o Mata-Mata
As inscrições serão exclusivamente online e iniciarão no dia 20 de março às 0h e encerrarão impreterivelmente no dia 03 de março às 9h, através deste link: https://form.jotformz.com/70726460315654.
Resumo: mínimo de 400 a 900 toques (caracteres e espaço);
Introdução: mínimo de 1000 a 2000 toques (caracteres e espaço);
Objetivo: mínimo de 1000 a 2000 toques (caracteres e espaço);
Justificativa: mínimo de 3000 a 4000 toques (caracteres e espaço);
Métodos e técnicas utilizados: mínimo de 6000 a 8000 toques (caracteres e espaço);
Descrição do produto ou processo: mínimo de 6000 a 8000 toques (caracteres e espaço);
Considerações: mínimo de 1000 a 2000 toques (caracteres e espaço).
Inscrições para o Mata-Mata
As inscrições serão exclusivamente online e iniciarão no dia 20 de março às 0h e encerrarão impreterivelmente no dia 03 de março às 9h, através deste link: https://form.jotformz.com/70726460315654.
Etapa 1: Aqui você indicará em qual categoria seu trabalho se encaixa. Para saber mais, clique aqui.
Jornalismo (Aceita somente trabalhos de alunos do curso de Jornalismo)
Publicidade e Propaganda (Aceita somente trabalhos de alunos do curso de Publicidade e Propaganda)
Cinema e Audiovisual (Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação Social)
Rádio, TV e Internet (Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação Social)
Produção Transdisciplinar (Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação Social)
Etapa 2: Aqui você indicará a modalidade. Seu trabalho precisa ser enquadrado em uma delas, estabelecidas pela Intercom. São elas:
Categoria Jornalismo
JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)
JO 02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)
JO 03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)
JO 04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)
JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)
JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso) JO
JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
JO 11 Livro-reportagem (avulso)
JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)
JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
JO 14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
JO 15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio
JO 16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão
Categoria Publicidade e Propaganda
PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)
PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso)
PP 05 Jingle (avulso)
PP 06 Spot (avulso)
PP 07 Filme publicitário (avulso)
PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)
PP 09 Anúncio impresso (avulso)
PP 10 Cartaz (avulso)
PP 11 Outdoor (avulso)
PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)
PP 13 Publicidade em outros meios (avulso)
Categoria Produção Transdisciplinar
PT 01 Edição de Livro (avulso)
PT 02 Design Gráfico (avulso)
PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
PT 04 Fotografia artística (avulso)
PT 05 Fotonovela (avulso ou série)
PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
PT 07 Embalagem (avulso)
PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
PT 09 Roteiro de Games (avulso)
PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
PT 11 Produção multimídia (avulso)
PT 12 Revista customizada (avulso)
PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
PT 14 Games (avulso)
Categoria Rádio, Tv e Internet
RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)
RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)
RT 03 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou seriado)
RT 04 Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins (avulso ou seriado)
RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)
RT 06 Blog (avulso)
RT 07 Website (avulso)
Categoria Cinema e Audiovisual
CA 01 Filme de ficção (avulso)
CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)
CA 03 Filme de animação (avulso)
CA 04 Videoclipe (avulso)
CA 05 Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado)
CA 06 Roteiro de filme de não ficção (avulso ou seriado)
CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado)
CA 08 Vinheta (avulso)
Seu trabalho pode se encaixar em apenas UMA categoria e modalidade. Para mais detalhes, consulte o regulamento do EXPOCOM clicando aqui.
Etapa 3: Dados do trabalho: título, palavras-chave, período letivo e ano de produção.
Etapa 4: Aluno-líder, orientador(es) e coautores do trabalho. Aqui você vai preencher o nome do aluno-líder, seu CPF, telefone e e-mail, bem como os alunos coautores. Seu professor orientador também deverá ser indicado nesta etapa.
Etapa 5: O relatório: aqui você deverá respeitar o limite máximo de toques estabelecidos para cada um dos tópicos: resumo, introdução, objetivos, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo realizado e considerações. As referências bibliográficas também são indicadas nesta etapa.
Etapa 6: O produto. Nesta etapa, o produto deverá ser anexado, seja ele:
O dia do Mata-Mata
A seletiva ocorrerá no dia 08 de abril de 2017 no período da tarde, na sala 201, Uniron Shopping - Unidade III. O aluno inscrito terá 10 minutos para fazer a defesa do trabalho por meio de uma apresentação (obrigatória) para a banca, que será formada por professores. A banca avaliará os trabalhos e indicará os que passarão para a próxima fase, a Intercom Norte em Manaus. A Uniron só pode indicar 1 trabalho por modalidade.
Categoria Jornalismo
JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)
JO 02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)
JO 03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)
JO 04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)
JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)
JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso) JO
JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
JO 11 Livro-reportagem (avulso)
JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)
JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
JO 14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
JO 15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio
JO 16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão
Categoria Publicidade e Propaganda
PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)
PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso)
PP 05 Jingle (avulso)
PP 06 Spot (avulso)
PP 07 Filme publicitário (avulso)
PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)
PP 09 Anúncio impresso (avulso)
PP 10 Cartaz (avulso)
PP 11 Outdoor (avulso)
PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)
PP 13 Publicidade em outros meios (avulso)
Categoria Produção Transdisciplinar
PT 01 Edição de Livro (avulso)
PT 02 Design Gráfico (avulso)
PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
PT 04 Fotografia artística (avulso)
PT 05 Fotonovela (avulso ou série)
PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
PT 07 Embalagem (avulso)
PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
PT 09 Roteiro de Games (avulso)
PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
PT 11 Produção multimídia (avulso)
PT 12 Revista customizada (avulso)
PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
PT 14 Games (avulso)
Categoria Rádio, Tv e Internet
RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)
RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)
RT 03 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou seriado)
RT 04 Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins (avulso ou seriado)
RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)
RT 06 Blog (avulso)
RT 07 Website (avulso)
Categoria Cinema e Audiovisual
CA 01 Filme de ficção (avulso)
CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)
CA 03 Filme de animação (avulso)
CA 04 Videoclipe (avulso)
CA 05 Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado)
CA 06 Roteiro de filme de não ficção (avulso ou seriado)
CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado)
CA 08 Vinheta (avulso)
Seu trabalho pode se encaixar em apenas UMA categoria e modalidade. Para mais detalhes, consulte o regulamento do EXPOCOM clicando aqui.
Etapa 3: Dados do trabalho: título, palavras-chave, período letivo e ano de produção.
Etapa 4: Aluno-líder, orientador(es) e coautores do trabalho. Aqui você vai preencher o nome do aluno-líder, seu CPF, telefone e e-mail, bem como os alunos coautores. Seu professor orientador também deverá ser indicado nesta etapa.
Etapa 5: O relatório: aqui você deverá respeitar o limite máximo de toques estabelecidos para cada um dos tópicos: resumo, introdução, objetivos, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo realizado e considerações. As referências bibliográficas também são indicadas nesta etapa.
Etapa 6: O produto. Nesta etapa, o produto deverá ser anexado, seja ele:
Vídeo - deverá ser postado no YouTube ou Vimeo e ser enviado apenas o link;
Áudio - deverá ser postado no SoundCloud e ser enviado apenas o link;
Imagem - anexado em formato jpg ou png;
Texto - arquivos de texto devem ser transformados em pdf;
Zipado - formato zip ou rar e não pode ultrapassar 20MB;
Link - em caso de produtos online, como websites, blogues, jogos, etc., haverá um campo para colar o link.
Vale lembrar que em caso de vários arquivos, o limite é de 12.
Vale lembrar que em caso de vários arquivos, o limite é de 12.
Depois disso, sua inscrição estará concluída.
O dia do Mata-Mata
A seletiva ocorrerá no dia 08 de abril de 2017 no período da tarde, na sala 201, Uniron Shopping - Unidade III. O aluno inscrito terá 10 minutos para fazer a defesa do trabalho por meio de uma apresentação (obrigatória) para a banca, que será formada por professores. A banca avaliará os trabalhos e indicará os que passarão para a próxima fase, a Intercom Norte em Manaus. A Uniron só pode indicar 1 trabalho por modalidade.