2ª Mostra Científica de Publicidade e Propaganda deixa legado de sucesso

Por: Alexandre Lúcio Fernandes
Fotos: UCOM / Juliana Oliveira / Ivo Mugrabi / Alexandre Lúcio / André Pessoa



Nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2015, os futuros craques da Publicidade da Faculdade Uniron, entraram em campo para mostrar seus talentos. A arena, onde este “jogo” aconteceu foi no Auditório da Uniron Shopping. Das 19h às 22h, sem direito a intervalo, os acadêmicos mostraram que foi preciso driblar dificuldades e tropeços para serem protagonistas dos maiores lances de suas vidas.

O evento, em clima de final, foi palco de um espetáculo, onde os alunos fizeram um show à parte, demonstrando os produtos finais, seus trabalhos científicos realizados ao longo de um árduo e desafiador semestre. Não houve quem pedisse para sair de campo, nem mesmo para beber uma água. O resultado da Mostra, evento que se fixou no calendário do curso de Publicidade no primeiro semestre de 2015, mostrou ao longo de três dias, que muitos acadêmicos já cantam de galo e reforça sua importância para o meio acadêmico.

“A mostra científica é um evento que exige dedicação, mas fundamental para experiência de mercado que o aluno precisa”, destaca o acadêmico do segundo período, Renato Barbato.


> PRIMEIRO E SEGUNDO PERÍODO MARCAM TERRENO NO PRIMEIRO DIA

A noite do dia 25 de novembro, iniciou com as boas-vindas da Coordenação ao grande público presente no auditório. A programação seguiu com a apresentação dos trabalhos do primeiro e segundo períodos, que ao longo do semestre, em grupos, desenvolveram artigos científicos abordando uma reflexão sobre a mercantilização infantil, tema problemático nos dias de hoje. Cada grupo tinha como objetivo convergir as reflexões e gerar debate – contidas no artigo – nas mídias digitais, em especial o blog, uma plataforma de larga acessibilidade na internet.

A coesão entre os alunos e a qualidade dos trabalhos, apresentados com segurança e descontração, deram leveza a um tema sério, que cativou o público e só deixou boas impressões. Os acadêmicos saíram de campo com cabeça erguida, deixando claro que vão longe. O acadêmico Erlisson, do segundo período, reforça o poder participativo desta turma: “todos são extraordinários e muito inteligentes, participativos e esforçados e o resultado foi o alto nível das nossas apresentações”, disse, acrescentando que o trabalho interdisciplinar abriu portas para novos conhecimentos.

> MÚSICA É DESTAQUE NO SEGUNDO DIA DA MOSTRA



O dia 26 de novembro deu continuidade ao show do dia anterior. Abrindo a noite, a turma do terceiro período apresentou seu trabalho. Os acadêmicos estiveram envolvidos no desenvolvimento de uma capa de EP para um artista local, com influências de movimentos artísticos do século XX. À frente, deram detalhes de todo o processo para desenvolver a arte. “Cada detalhe da capa precisa fazer sentido, e isso só é possível se o sentido for devidamente construído pelo publicitário, e esse foi o nosso papel”, explica o acadêmico Mailson Silva, do terceiro período, e um dos que estiveram à frente, na apresentação. A apresentação contou com o lançamento da capa e do single Ibiza Party, do cantor Alan Pop, que interpreta em conjunto com a cantora Anaýr. Com clima de discoteca, e com direito a iluminação especial, o público foi a delírio.

A programação seguiu com uma palestra sobre a importância da música na Publicidade, com Marcelo Pereira, carioca, craque publicitário de longa carreira na produção de jingles e comerciais no estado de Rondônia. Mostrou um pouco do seu portfólio.

A noite ainda teve a apresentação do quarto período, que desenvolveu uma campanha institucional para o Ministério Público do Estado de Rondônia. O cliente esteve presente, conferindo o produto final, que agradou. Em seguida, para encerrar, foram convocados os acadêmicos do sexto período, que expuseram seus trabalhos. A meta era a realização de um evento. O evento BazArte, compreendeu três grupos, cada um responsável por um segmento de produtos. O evento, ocorrido no último dia 11 de novembro, foi resultado de um trabalho integrado entre a turma e trouxe resultados expressivos e positivos.

> ENCERRAMENTO PREMIA OS MELHORES TRABALHOS


O terceiro e último dia da 2ª Mostra Científica do curso de Publicidade e Propaganda foi reservada com muitas emoções. O quinto período fechou as apresentações de trabalhos, exibindo aos presentes, a criação de empresas com atuação no e-commerce. Um grupo criou uma empresa virtual para realização de eventos empresariais, festas de formaturas, 15 anos etc, e o outro um delivery de refeições com atuação virtual. Ambas demonstraram muito talento e união ao desenvolverem ideias e peças belíssimas.

Seguindo a apresentação, antes da premiação, palestra “Site Agenda Porto Velho: do trabalho acadêmico a empreendimento digital”, trabalho de conclusão de curso que se tornou realidade nas mãos de Eliane Viana e Luísa Costa, egressas do curso de Publicidade da Uniron. Palestra que contou ainda com Leonardo Valério, que veio a integrar o projeto depois. Os três contaram as dificuldades de se manter uma empresa voltada para a divulgação de eventos na cidade de Porto Velho, os percalços, as complicações, os limites e todos os desafios, para criar conteúdo, realizar eventos e fazer trabalhos de assessoria. Eliane comentou da oportunidade em fazer intercâmbio com os acadêmicos: "para a equipe do Agenda Porto Velho foi uma honra poder transmitir nosso aprendizado durante esta Mostra Científica. Uma oportunidade de fazer um intercâmbio e até incentivar quem ainda está na Academia para persistir no sonho que acredita", declara.

Por fim, após a palestra, deu-se início à cerimônia de encerramento, com premiação dos melhores trabalhos apresentados na 2ª Mostra. Confira a lista com os vencedores:


a) Melhor Campanha Publicitária/promocional

Vencedor: Turma 5º período - Empresa I-Fest Eventos

b) Melhor Pesquisa mercadológica
Vencedor: Turma 5º período - Empresa I-Fest Eventos

c) Melhor peça laboratorial de áudio (jingle, spot, radionovela ou outro)
Vencedor: Turma 6º período – jingle Ateliarte

d) Melhor peça laboratorial de vídeo (filme publicitário, vinheta, videoclipe, documentário)
Vencedor: Turma 5º período - Empresa I-Fest Eventos

e) Melhor peça gráfica
Vencedor: Turma 3º período - Movimentos Artísticos e Música: um encontro com o conhecimento

f) Melhor Fotografia
Vencedor: Turma 3º período - Movimentos Artísticos e Música: um encontro com o conhecimento

g) Melhor proposta em mídia digital (blog, website, publicidade digital)
Vencedor: Turma 1º e 2º períodos: grupo “Erotização precoce: venda da infância”.

h) Melhor planejamento estratégico (de marketing ou de comunicação)
Vencedor: Turma 6º período – Evento Bazarte: planejamento e implementação

i) Melhor paper científico
Vencedor: Turma 5º período - Empresa I-Fest Eventos

j) Grand Prix II Mostra Científica (o melhor trabalho de todos os apresentados de acordo com os critérios avaliativos).
Vencedor: Turma 5º período - Empresa I-Fest Eventos

MENÇÃO HONROSA: Melhor Logotipo
Vencedor: Turma 6º período - Grupo D-Coração


DEPOIMENTOS



“Foram três dias edificantes! Ver alunos envolvidos, turmas com projetos excelentes e palestras tão legais, já nos deixa aguardando o próximo! E sobre o prêmio? Desperta um espírito competitivo em muitos. Nossa turma levou 1, estamos no lucro essa altura do campeonato!”, disse Renato Barbato, do segundo período, turma vencedora do prêmio “Melhor Proposta Digital”.



“O trabalho integrado foi muito interessante, pois pudemos perceber e fazer parte das etapas detalhadas de um trabalho planejado. Não é só tirar uma foto e imprimir, é preciso um trabalho árduo, desde o brainstorm até a arte-finalização”, Mailson Lima Silva, do terceiro período, turma vencedora dos prêmios Melhor Peça Gráfica e Melhor Fotografia.


“Hoje obtivemos uma conquista que é resultado de muito esforço, dedicação, profissionalismo, compromisso e união. No começo do semestre recebemos o desafio para desenvolver um projeto que resultasse na criação de uma empresa voltada para e-commerce. Abraçamentos a causa e desenvolvemos uma campanha da i-Fest Eventos - Clique e Realize, uma empresa virtual voltada para organizações de festas para casamentos, formaturas, 15 anos e eventos empresariais. Temos vivido período a período grandes experiências que certamente contribuirá para nos tornarmos grandes profissionais da publicidade. Hoje enxergo plenamente o crescimento da turma comparado aos períodos anteriores, só os remanescentes continuaram, os que ali estão é porque sempre tiveram a certeza que querer ser publicitário. Quero parabenizar a todos que colaboraram para o sucesso deste projeto. Obrigado galera!"Waldiney Farias, acadêmico do quinto período, do grupo I-Fest Eventos, grande destaque do evento, que ganhou 5 troféus, dentre eles o Gran Prix, como o melhor trabalho da 2ª Mostra.



LEGADO

Prof. Maria Ângela Lima Dummel, Coordenadora do curso de Publicidade da Faculdade Uniron

Com isso, encerrou-se o espetáculo, protagonizado por craques que têm futuros brilhantes pela frente, na carreira publicitária. Essas feras da comunicação, demonstraram ser um time unido, completo, o melhor e mais determinado a entrar nesse campo, para não sair perdedor. O evento foi um sucesso e realmente foi um show que vai ficar para a história, com um legado positivo e rico em aprendizados, como destaca a Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron, a prof. Ms Maria Ângela Lima: “A segunda mostra científica do curso de publicidade e propaganda apresentou alunos mais conscientes do papel do publicitário, trazendo trabalhos mais completos e surpreendentes tanto no conteúdo quanto na forma de apresentação. Fico muito feliz pelo empenho e dedicação de cada acadêmico e professor. É fruto de um trabalho em equipe, o melhor time que poderíamos ter”, ressaltou.