Jornalista Euro Tourinho, lenda viva do jornalismo regional é homenageado na XX Semacom


Por: Alexandre Lúcio Fernandes

Fotos: UCOM / Juliana Oliveira


Encerramento da XX Semana de Comunicação da Uniron contou ainda com a presença de Moacyr Massulo, apresentador do programa Zappeando, da Rede Amazônica.

Nesta sexta, 20 de novembro, ocorreu o encerramento da XX Semana de Comunicação da Uniron - SEMACOM. O Auditório da Faculdade Uniron – Campus Shopping recebeu os acadêmicos dos cursos de jornalismo e publicidade da Faculdade, os docentes da instituição, profissionais da área e demais presentes, para o último dia de palestras. A noite teve início às 19h com um espetáculo de dança, protagonizado pelo grupo de dança Just Dance. Foram apresentações que cativaram o público acadêmico e profissional presente no evento.

A programação seguiu com agradecimentos de Nelice Serbino, Diretora Acadêmica da Faculdade, que ressalvou seu contentamento em estar presente a mais uma Semana de Comunicação – que chega à sua 20ª edição –, ver os alunos reunidos neste, que celebra a integração dos cursos e oferece discussões acerca do mercado de trabalho, agradeceu aos docentes e professores, e parabenizou a organização da Semacom. As coordenações de Jornalismo e Publicidade, representadas pelas respectivas coordenadoras, a prof. Andreia Gonzalez e a prof. Maria Ângela Lima Dummel. Ambas deram boas vindas e ressaltaram a importância da Semana de Comunicação para o ambiente acadêmico.

Após os agradecimentos iniciais, a noite continuou com a palestra de Moacyr Massulo, apresentador do programa Zappeando da Rede Amazônica, que explanou um pouco sobre os desafios e limites em se trabalhar com jornalismo na região amazônica. Ele falou um pouco da sua trajetória, os percalços que o fizeram chegar onde chegou. Há dez anos trabalhando com audiovisual, contou como sua experiência tem propiciado a ele novos desafios, principalmente no jornalismo e na televisão dentro do cenário amazônico, elementos novos para ele, que tem um trabalho mais voltado para o cinema. “Eu tenho um trabalho voltado para o cinema, e já é minha área, já ministro oficinas, vou em faculdade apresentar filmes, o cenário audiovisual do Norte”, disse.  Por fim, confidenciou quão foi boa a experiência de palestrar no evento. “Gostei muito de participar da XX SEMACOM. Vim disposto a conversar com os acadêmicos. Hoje eu faço um tipo de jornalismo mais leve, mais tranquilo, que pensa fora da caixa. Foi bom ouvir os acadêmicos de comunicação de Rondônia”, concluiu.

Após a palestra da noite o poeta George Arribas falou um pouco com os acadêmicos a respeito do seu livro, o “Recanto do Poeta”. Pernambucano, engenheiro civil e teólogo, é escritor, foi destaque literário pela Academia de Letras e Artes de Cabro Frio RJ,  na Academia de Belas Artes, Letras e Ciências de Niterói – RJ,  participou das Bienais do RJ e SP.  Em suas palavras: “O ‘Recanto do Poeta’ é uma síntese do blog, que ganhou o mundo e a pedido dos leitores, foi transformado em livro físico. E tem um ineditismo, na primeira vez da história editorial, o leitor participa do livro, são os grandes críticos da própria obra”, completou agradecendo a participação no evento: “um encontro fantástico. Foi um dos maiores privilégios, esse que posso comparar com a premiação recebida pela academia de artes e letras de Paris.”

Para encerrar a XX Semacom, foi apresentado um vídeo em homenagem à Euro Tourinho, jornalista de 93 anos, lenda viva da história de Rondônia e do município de Porto Velho. Em pleno vigor, é um profissional que merece todas as congratulações, por todo o seu compromisso com o jornalismo e com a sociedade. Um dos mais antigos profissionais em atividades no jornalismo regional. Há 65 anos escrevendo, fotografando e mais de 47 anos no comando do Jornal Alto Madeira – de 98 anos de existência –, não foram poucos os fatos e os momentos registrados por este profissional admirável. A sua dedicação ao jornalismo sempre foi total, sendo assim, uma grande honra, encerrar a XX Semacom, homenageando um dos pilares da comunicação no Estado de Rondônia.

O sr. Euro Tourinho recebeu um brasão das mãos do poeta Goerge Arribas, que foi ovacionado pelos acadêmicos e profissionais presentes no evento.

Euro Tourinho recebendo a homenagem das mãos do Poeta George Arribas.



---

AGRADECIMENTOS!
Através da sua diretoria, a Agência Júnior de Comunicação - UCOM, e a Dydyo Refrigerantes, agradecem a todos que prestigiaram esses dias em que nos reunimos para celebrar a comunicação, bem como discutir os desafios e os limites da área. Obrigado a todos.

---


A XX Semana de Comunicação da Uniron foi uma realização da Agência Júnior de Comunicação da Uniron - UCOM, com patrocínio da Dydyo e Kaiary, e apoio do Grupo César Cassol, Fernandes Amorim, Paladyo, Dr. Ary Gurjão, Grupo Rovema, Rovema Locadora de Veículos Hertz, e da Faculdade UNIRON.