Publicidade em Porto Velho é tema do 1º dia da XX SEMACOM

Por: Alexandre Lúcio Fernandes
Fotos: UCOM / Diógenes Ribas / Ivan Souza




A abertura da XX Semana de Comunicação da Uniron, contemplou um debate a respeito do mercado publicitário no município de Porto Velho.

A abertura do evento aconteceu às 19h do dia 18 de novembro, no Auditório do SENAC Esplanada e contou com a presença dos acadêmicos de Comunicação Social da Faculdade Uniron, de docentes da instituição e profissionais da área de comunicação. A solenidade de abertura contou com uma atração cultural, a Cia de dança Corpo em Movimento, que ofereceu aos presentes um bonito espetáculo de dança. A empresa atua no cenário da dança rondoniense há 12 anos , com enfoque principal na dança moderna, balé, jazz e dance.

A programação prosseguiu com a palestra de Taciana Melo, Coordenadora de Marketing da Dydyo Refrigerantes, indústria local que está consolidada na região há quase 15 anos. Taciana apresentou um pouco seu trabalho frente à Dydyo, e seu desafio de manter a empresa competitiva, disputando o mercado com a maior multinacional do ramo, a Coca Cola. Acompanhar as mudanças e as tendências é estratégia obrigatória para que a empresa consiga inserir produtos e serviços de acordo com o mercado. “As empresas precisam compreender o que passa na cabeça de seus clientes e saber como se comunicar com eles de forma estratégica e criar mensagens envolventes”, ressalta a publicitária, que ainda relatou as nuances do cenário local, e os desafios do profissional de comunicação. “É preciso ir além da comunicação, provocando experiências autênticas e relevantes, que comprovem o que se diz, na prática”, conclui.

O evento encerrou com uma roda de conversa acerca do cenário publicitário em Porto Velho. Contando com a presença de Taciana Melo, da Dydyo, Melqui Filetti da Agência Atos da Mídia, Adriana Zanki da Teia Comunicação, Andrews Botelho, especialista em Marketing e Emanuel Jadir, Analista em comunicação corporativa da Santo Antônio Energia, as discussões foram mediadas pela professora Maria Ângela Lima Dummel, Mestra em Comunicação e coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron.

Para Melqui Filetti, publicitário e diretor de criação na agência Atos da Mídia, o mercado publicitário em Porto Velho amadureceu bastante, porém há muitos limites a serem vencidos no que diz respeito à mostrar quão importante é a publicidade para uma empresa. “A mentalidade dos nossos clientes têm mudado, porém muitos mal sabem para o que serve a publicidade”, apontou, destacando a importância do evento, por poder interagir com acadêmicos da área, e discutir as dificuldades que existirão pela frente. “Compartilhar um pouco da nossa vivência no mercado, para os formandos e os que se formarão daqui um tempo é importante, para que eles possam contribuir”.

Para o acadêmico Felipe Tárcio, do 5º período de Jornalismo, essa interação é o que gera mais conhecimentos e os prepara melhor para os desafios futuros. “É necessário ter este conhecimento de mercado. O bate-papo de alunos com profissionais é de extrema importância, porque sempre temos que buscar mais, conhecer mais e dominar a área em que vamos trabalhar”, concluiu, dando os parabéns à organização do evento.

--

A XX Semana de Comunicação da Uniron continua hoje, 19, com as oficinas na Faculdade Uniron Campus Mamoré e encerra na sexta, 20, no Auditório da Faculdade Uniron Campus Shopping com a programação de Jornalismo.

--
A XX Semana de Comunicação da Uniron é uma realização da Agência Júnior de Comunicação da Uniron - UCOM, com patrocínio da Dydyo e Kaiary, e apoio do Grupo César Cassol, Fernandes Amorim, Paladyo, Dr. Ary Gurjão, Grupo Rovema, Rovema Locadora de Veículos Hertz, Premium Comunicação Visual e da Faculdade UNIRON.