Avaliação Interdisciplinar, ferramenta para análise acadêmica

No dia 18/04, os acadêmicos do 4º ao 8º período de Publicidade e Propaganda realizaram a avaliação interdisciplinar, destinada a composição da nota bimestral parcial I. Segundo o regulamento da avaliação, o objetivo da prova é orientar e qualificar os acadêmicos do curso, abordando as disciplinas constantes do Projeto Pedagógico do Curso de Publicidade da Uniron, a fim de prepará-los para todas as áreas profissionais. A avaliação foi realizada através do Canal do Norte, com apenas uma tentativa, e abordava disciplinas de todos os semestres anteriores.

Esta é a primeira edição da prova, e segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Maria Angela Dummel, a partir de 2016/2, a avaliação comporá integralmente a nota bimestral parcial II. "A avaliação interdisciplinar é muito importante na medida em que cada aluno poderá avaliar a si próprio sobre o conhecimento que conseguiu apreender até o momento da prova. 
Adriana Cordenonsi.

Dependendo do resultado, poderá repensar suas atitudes como acadêmico e traçar metas para a melhoria nesse sentido", diz Maria Angela.


A professora Adriana Cordenonsi, que aplica disciplinas voltadas às artes em geral, também ressalta a importância da avaliação. "Acho que [a avaliação] dá ao aluno uma visão sobre os conhecimentos que ele está absorvendo e mantendo e o que ele não aprendeu muito ou não deu muita importância durante o curso. Também serve como 'treinamento' para provas de concurso, além de ajudar a nota do ENADE que acaba por ser ao final a nota do curso que ele está fazendo".

Alunos-destaque

Os alunos Vitória Maia (5º período), Julianne Santos (6º período), Arícia Dias, Henrique Lima e Márcia Fialho (7º período) obtiveram os melhores resultados nesta edição, sendo que Márcia gabaritou a prova, registrando pontuação máxima. "Essa prova foi importante porque eu pude ver o que eu absorvi ao longo desse tempo que eu estudo e que me ajudou a compor minha nota desse semestre", diz Vitória, entusiasmada por ter obtido uma das melhores notas.

Para Julianne Santos, através da prova é possível perceber a qualidade do ensino da faculdade, além de ter um retorno do tempo e atenção dedicado ao curso, o que é um estímulo para continuar nesse caminho e continuar fazendo um bom trabalho acadêmico.

Vale lembrar que para os alunos do 2º e 3º semestres de Publicidade, as provas serão aplicadas no 2º bimestre de 2016/1.


Da esquerda para a direita: Márcia Fialho, Vitória Maia,
Arícia Dias, Henrique Lima e Julianne Santos.

Aplicação da avaliação em Jornalismo

Para os alunos de Jornalismo, a avaliação também está marcada para o segundo bimestre. Segundo Andréia Gonzalez, coordenadora do curso, a prova será aplicada antes da avaliação bimestral.