Do telégrafo à internet, entenda a importância das Telecomunicações

Hoje, 5 de abril, é o dia das Telecomunicações, conceito que abrange todas as formas de comunicação à distância, ou seja, a transmissão de uma mensagem de um ponto para outro.

Desde cedo as pessoas têm necessidade de se comunicarem entre si. Para isso, desenvolveram-se as telecomunicações, facilitando o processo de comunicação. Hoje, de forma simples e rápida, podemos nos comunicar com alguém que se encontra do outro lado do planeta, ou até mesmo no espaço.

O início de tudo se deu através do telégrafo elétrico, no século XIX. Com ele, era possível enviar mensagens à distância com letras e números. É fundamental lembrar-se de Marechal Rondon, responsável por construir as primeiras linhas telegráficas na região norte do Brasil.

Posteriormente foi possível enviar a voz à distância através do telefone. Com as ondas de rádio, a comunicação sem fio chegou para fazer uma autêntica revolução nos hábitos da humanidade.

A internet, sistema de telecomunicação mais recente, é fundamental, conecta mercados e sociedades, permite que usuários façam viagens sem sair do lugar, tudo com apenas um clique. É tão poderosa que se torna fator que distingue os países ricos dos pobres.

Nos cursos de Comunicação, o tema é discutido e contextualizado de forma ampla nas componentes Sistemas de Comunicação Brasileira (1º semestre de PP e JOR) e Novas Tecnologias aplicadas à Comunicação (2º semestre de PP).

Vale a pena refletir sobre a abrangência do assunto telecomunicação, visto que nossos cursos são plenamente baseados nesse conceito. Só podemos agradecer a todos os incríveis profissionais que fizeram e fazem dessa tecnologia possível.