Saiba tudo sobre a seletiva Mata-Mata, que ocorrerá no dia 14/05
O Mata-mata é uma seletiva que ocorre anualmente entre os cursos de Comunicação Social da Uniron. Muitos já sabem do que se trata, porém, para sanar todas as dúvidas, aí vão algumas informações importantes.
Antes de saber o que é o Mata-Mata, você precisa entender algumas coisas.
Congresso Nacional Intercom
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece anualmente e reúne alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.
Em 2016, o Congresso ocorrerá em São Paulo, na USP (Universidade de São Paulo).
Congressos Regionais Intercom
Todos os anos, a Intercom realiza cinco congressos em cada região do Brasil. Na região norte, a Intercom Norte será realizada em Boa Vista, dos dias 06 a 08 de julho, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), sob o tema “Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação”.
Ok, mas o que isso tem a ver com Mata-Mata?
Dentro desses Congressos, tanto o nacional quanto o regional, acontece a Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que premia os melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, e é aqui que você entra.
Eu quero que o meu trabalho concorra na Expocom. O que devo fazer?
Perfeito, aí que entra o Mata-Mata, que é uma seletiva entre os alunos de Comunicação Social da Uniron e que definirá quais trabalhos/alunos representarão a Uniron na Intercom Norte, lá em Boa Vista.
Quem pode participar do Mata-Mata?
Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron interessados em apresentar seus trabalhos na Intercom Norte e que estejam com o paper 100% finalizado até o dia 27/04 (último dia de inscrição).
Importante: Somente os trabalhos apresentados em 2015 poderão concorrer. Os trabalhos realizados em 2016 devem concorrer no Mata-Mata de 2017.
Mas o que é o Paper?
É o artigo científico que dissertará sobre o assunto específico de cada aluno. Basicamente, deve conter de 5 a 10 páginas e deve ser estruturado com introdução, objetivo, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo, considerações e referências bibliográficas.
Faça o download do MODELO AQUI, salve-o no computador e substitua as informações no próprio modelo.
Para mais detalhes sobre o paper, clique aqui.
Inscrições para o Mata-Mata
As inscrições serão exclusivamente online e iniciarão nos dias 26 de abril às 0h e encerrarão impreterivelmente no dia 27 de abril às 23h59, através deste link: http://form.jotformz.com/60963877880675
A inscrição é dividida em 3 etapas.
Etapa 1: Dados do trabalho. Aqui você vai informar o título, o resumo do trabalho em 400 caracteres, o seu curso e vai anexar o paper no formato .doc ou .docx (documento do Word).
Etapa 2: Categoria e Modalidade. Seu trabalho precisa ser enquadrado em uma das categorias, estabelecidas pela Intercom. São elas:
Jornalismo
01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)
02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)
03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)
04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)
05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)
06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)
07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)
08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso) JO
10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
11 Livro-reportagem (avulso)
12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)
13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio
16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão
Publicidade e Propaganda
01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
02 Campanha Promocional (conjunto/série)
03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
04 Pesquisa mercadológica (avulso)
05 Jingle (avulso)
06 Spot (avulso)
07 Filme publicitário (avulso)
08 Fotografia Publicitária (avulso)
09 Anúncio impresso (avulso)
10 Cartaz (avulso)
11 Outdoor (avulso)
12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)
13 Publicidade em outros meios (avulso)
Produção Transdisciplinar
PT 01 Edição de Livro (avulso)
Etapa 3: Aluno-líder e coautores do trabalho. Aqui você vai preencher o nome do aluno-líder, seu CPF, telefone e e-mail, bem como os alunos coautores. Seu professor orientador também deverá ser indicado nesta etapa.
Depois disso, sua inscrição estará concluída.
O dia do Mata-Mata
A seletiva ocorrerá no dia 14 de maio de 2016 no período da tarde em uma das salas da Uniron Shopping. O aluno inscrito terá 10 minutos para fazer a defesa do trabalho por meio de uma apresentação (obrigatória) para a banca, que será formada por professores. A banca avaliará os trabalhos e indicará os que passarão para a próxima fase, a Intercom Norte em Boa Vista. A Uniron só pode indicar 1 trabalho por modalidade.
Em 2015 o Mata-Mata contou com sete trabalhos acadêmicos submetidos à banca. Na etapa regional que ocorreu em Manaus, a Uniron recebeu três prêmios e indicações para a Intercom no Rio de Janeiro, onde conseguiu conquistar uma premiação nacional.
Ah, pra encerrar, se você quiser participar da Intercom Norte em Roraima, precisa fazer sua inscrição. Quanto mais cedo, mais barato, pois eles oferecem descontos: até o dia 01/06 custa R$ 40 e depois sobe. Clique aqui para fazer a inscrição.
Para mais informações sobre o Mata-Mata, envie e-mail para agenciaucom@gmail.com.
Para mais informações sobre a Intercom Norte, acesse intercomnorte.com.br.
Para mais informações sobre a Intercom Nacional, acesse portalintercom.org.br.
Antes de saber o que é o Mata-Mata, você precisa entender algumas coisas.
Congresso Nacional Intercom
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece anualmente e reúne alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.
Em 2016, o Congresso ocorrerá em São Paulo, na USP (Universidade de São Paulo).
Congressos Regionais Intercom
Todos os anos, a Intercom realiza cinco congressos em cada região do Brasil. Na região norte, a Intercom Norte será realizada em Boa Vista, dos dias 06 a 08 de julho, na UFRR (Universidade Federal de Roraima), sob o tema “Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação”.
Ok, mas o que isso tem a ver com Mata-Mata?
Dentro desses Congressos, tanto o nacional quanto o regional, acontece a Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que premia os melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, e é aqui que você entra.
Eu quero que o meu trabalho concorra na Expocom. O que devo fazer?
Perfeito, aí que entra o Mata-Mata, que é uma seletiva entre os alunos de Comunicação Social da Uniron e que definirá quais trabalhos/alunos representarão a Uniron na Intercom Norte, lá em Boa Vista.
Quem pode participar do Mata-Mata?
Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Uniron interessados em apresentar seus trabalhos na Intercom Norte e que estejam com o paper 100% finalizado até o dia 27/04 (último dia de inscrição).
Importante: Somente os trabalhos apresentados em 2015 poderão concorrer. Os trabalhos realizados em 2016 devem concorrer no Mata-Mata de 2017.
Mas o que é o Paper?
É o artigo científico que dissertará sobre o assunto específico de cada aluno. Basicamente, deve conter de 5 a 10 páginas e deve ser estruturado com introdução, objetivo, justificativa, métodos e técnicas utilizados, descrição do produto ou processo, considerações e referências bibliográficas.
Faça o download do MODELO AQUI, salve-o no computador e substitua as informações no próprio modelo.
Para mais detalhes sobre o paper, clique aqui.
Inscrições para o Mata-Mata
As inscrições serão exclusivamente online e iniciarão nos dias 26 de abril às 0h e encerrarão impreterivelmente no dia 27 de abril às 23h59, através deste link: http://form.jotformz.com/60963877880675
A inscrição é dividida em 3 etapas.
Etapa 1: Dados do trabalho. Aqui você vai informar o título, o resumo do trabalho em 400 caracteres, o seu curso e vai anexar o paper no formato .doc ou .docx (documento do Word).
Etapa 2: Categoria e Modalidade. Seu trabalho precisa ser enquadrado em uma das categorias, estabelecidas pela Intercom. São elas:
Jornalismo
01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)
02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)
03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)
04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)
05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)
06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)
07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)
08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso) JO
10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
11 Livro-reportagem (avulso)
12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)
13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio
16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão
Publicidade e Propaganda
01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
02 Campanha Promocional (conjunto/série)
03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
04 Pesquisa mercadológica (avulso)
05 Jingle (avulso)
06 Spot (avulso)
07 Filme publicitário (avulso)
08 Fotografia Publicitária (avulso)
09 Anúncio impresso (avulso)
10 Cartaz (avulso)
11 Outdoor (avulso)
12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)
13 Publicidade em outros meios (avulso)
Produção Transdisciplinar
PT 01 Edição de Livro (avulso)
PT 02 Design Gráfico (avulso)
PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
PT 04 Fotografia artística (avulso)
PT 05 Fotonovela (avulso ou série)
PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
PT 07 Embalagem (avulso)
PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
PT 09 Roteiro de Games (avulso)
PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
PT 11 Produção multimídia (avulso)
PT 12 Revista customizada (avulso)
PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
PT 14 Games (avulso)
PT 12 Revista customizada (avulso)
PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
PT 14 Games (avulso)
Seu trabalho pode se encaixar em apenas UMA categoria. Para mais detalhes sobre as categorias, clique aqui.
Etapa 3: Aluno-líder e coautores do trabalho. Aqui você vai preencher o nome do aluno-líder, seu CPF, telefone e e-mail, bem como os alunos coautores. Seu professor orientador também deverá ser indicado nesta etapa.
Depois disso, sua inscrição estará concluída.
O dia do Mata-Mata
A seletiva ocorrerá no dia 14 de maio de 2016 no período da tarde em uma das salas da Uniron Shopping. O aluno inscrito terá 10 minutos para fazer a defesa do trabalho por meio de uma apresentação (obrigatória) para a banca, que será formada por professores. A banca avaliará os trabalhos e indicará os que passarão para a próxima fase, a Intercom Norte em Boa Vista. A Uniron só pode indicar 1 trabalho por modalidade.
Do lado esquerdo, o Mata-Mata de 2015 e à direita, alunos da Uniron comemorando a premiação na etapa regional da Intercom. |
Em 2015 o Mata-Mata contou com sete trabalhos acadêmicos submetidos à banca. Na etapa regional que ocorreu em Manaus, a Uniron recebeu três prêmios e indicações para a Intercom no Rio de Janeiro, onde conseguiu conquistar uma premiação nacional.
Ah, pra encerrar, se você quiser participar da Intercom Norte em Roraima, precisa fazer sua inscrição. Quanto mais cedo, mais barato, pois eles oferecem descontos: até o dia 01/06 custa R$ 40 e depois sobe. Clique aqui para fazer a inscrição.
Para mais informações sobre a Intercom Norte, acesse intercomnorte.com.br.
Para mais informações sobre a Intercom Nacional, acesse portalintercom.org.br.