Roda de Conversa movimenta alunos de Comunicação Social

Realizada na última quarta-feira (20), a Roda de Conversa Fotografia sob o Enfoque Regional, com o fotógrafo e cinegrafista Ronaldo Nina reuniu diversos alunos, profissionais e simpatizantes de Comunicação no auditório da Uniron. O objetivo do evento, além de agregar conteúdo extracurricular aos alunos, era de reforçar o papel social da UCOM, arrecadando alimentos à casa de apoio do Hospital do Câncer de Barretos, onde ficam os pacientes que não possuem condições financeiras de se manter durante o tratamento em Porto Velho. Até a data do evento, foram mais de 150 quilos de alimentos não-perecíveis arrecadados.

Ronaldo Nina abordou a fotografia com um enfoque regional, aplicada ao fotojornalismo e à fotografia publicitária, além de relatar diversas experiências profissionais, como a construção de conceitos fotográficos e o que faz para obter os melhores registros.

Lobo Silva, designer gráfico convidado por Nina também falou sobre como aliar a produção da fotografia com o software para edição de imagens Photoshop, além da representação das cores na Publicidade.

Também esteve presente a analista de recursos da Casa de Apoio do Hospital do Câncer de Barretos, Karla Cabral, que falou sobre o trabalho da entidade filantrópica, além de apresentar um vídeo institucional com depoimentos e experiências de pacientes e funcionários. “Para nós, todo evento que seja para arrecadar dinheiro ou alimentação aos nossos pacientes é bem-vindo. Nunca sabemos quando ficaremos doentes também”, disse Karla à assessoria UCOM.

Para estimular a doação, foi criada uma gincana acadêmica, onde a turma que arrecadar maior número de alimentos ganha uma oficina exclusiva com o Nina. A UCOM receberá os alimentos na sala D15 do campus I até a próxima terça, 22h.

Observou-se a assídua participação e interesse dos alunos em cada vez mais adquirirem conhecimento nas diversas áreas comunicacionais, atuando em eventos extracurriculares como este. O acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda, Lucas Rômulo, falou sobre a importância do evento para seu curso: “A fotografia representa uma das características mais latentes da publicidade e da propaganda, então eu acho que é sem dúvida nenhuma de importância imensa, a fotografia consegue expressar a propaganda, talvez, sem palavras”.

A aluna Lucyene Kaxinawá, que é indígena, diz que sente orgulho quando pessoas como o Nina vêm de outras regiões explorar a região amazônica. "O olhar crítico de mostrar a realidade do nosso povo é incrível. O choque de cultura e a troca de experiências é muito grande."

A aluna de jornalismo Lucyene Kaxinawá e o futuro publicitário Lucas Rômulo,
concedendo entrevista à UCOM.
Após 10 anos vivendo em Porto Velho, Nina volta para o Rio de Janeiro no próximo mês, e a roda de conversa serviu para deixar um legado final. "Eu acho que ajudei a colaborar em Porto Velho, que possui um mercado que está crescendo. O impacto das coisas que você faz aqui é muito grande, e isso gera satisfação pessoal", diz Nina.

O aluno não pode parar de estudar e se renovar sempre. A gente trata de comunicação, que está mudando todo dia. Então você nunca pode ficar para trás, tem que se renovar, ver sempre o que é novo, buscar por isso, e assim você estará sempre atualizado”, é a mensagem deixada por Ronaldo Nina.

Para ver as fotos do evento, clique aqui.
Para ver entrevistas em vídeo, clique aqui.