13 fatos + gif's que comprovam que essa foi uma das melhores Semacom's que já tivemos

1. A primeira videoconferência da história da UCOM
Sim! Graças a uma ideia dada pelo professor Bill Marques, entramos em contato com o canal Super Cinema e conseguimos uma palestra via Skype com Alexandre Ache, cineasta, produtor audiovisual, diretor de fotografia e cinema e digital influencer.

Estávamos apreensivos, afinal, streaming deixa qualquer um assustado devido a inconsistência da internet aqui na nossa região, mas... deu tudo certo! :D

A videoconferência foi totalmente interativa, onde palestrante e alunos conversavam. A galera pôde fazer perguntas para Ache, que foram respondidas na hora. Quem estava, pode comprovar: foi tudo muito bom!


2. Uma interpretação excepcional da música 'Amor Marginal', pela aluna de Jornalismo Sara Gabriela
A UCOM tem o compromisso de exaltar os talentos da comunicação. E é claro que durante a Semacom, abrimos vários espaços para a cultura. A aluna Sara Gabriela estava lá pra abrilhantar esse momento. Foi uma interpretação arrepiante!

Assista aqui o vídeo completo:



3. Uma palestra com conteúdo super atual e inovador: jornalismo ao vivo pela internet
Rudá Moreira, jornalista que exerce o jornalismo ao vivo, e que inclusive já cobriu diversos conteúdos polêmicos relacionados à política em Brasília, aplicou a palestra 'Jornalismo ao vivo: a transmissão ao vivo pela internet'. A ideia da palestra era apresentar métodos para realizar coberturas do jornalismo através do Periscope, Facebook Live, entre outros.

Sem contar que o palestrante fez um live e os alunos puderam participar! Foi show.


4. Paulo Ledo, da banda de rock regional Fora do Script também estava conosco
Nossos talentos regionais também precisam ser lembrados. Convidamos Paulo Ledo da banda Fora do Script, que foi lá e mandou uma autoral pra galera. Foi um momento bem agradável!


5. Nossas coordenadoras apreciaram o evento de perto
Andreia Gonzalez e Maria Angela Dummel, além de ajudarem bastante nos bastidores, também estavam presentes. Cada uma delas fez um discurso agradecendo a parabenizando a UCOM pela execução. De nada! ;)


6. Seis oficinas que foram um sucesso
Oficinas com temas inovadores, profissionais conceituados no mercado. André Cran, que aplicou Cinema de Guerrilha, Bill Marques com Produção Audiovisual para campanhas eleitorais, Felipe Araújo com Planejamento integrado de redes sociais, Jeferson Marques com Princípios básicos para edição de vídeos, Rudá Moreira com Jornalismo ao vivo e Vinícius Teixeira, com Media training, relacionamento com a imprensa e qualidade da informação.
Ao todo foram 96 participantes nas oficinas.


7. Os alunos Maríliane Bezerra e Jeferson Dino arrasando na música
Abrimos o terceiro dia de Semacom com a voz suave da acadêmica de Jornalismo Maríliane Bezerra, acompanhada de seu colega de sala Jeferson Dino que esteve no violão. Juntos, interpretaram a música Velha Infância, da banda Tribalistas.


8. A participação da Marcela Bonfim, que falou sobre reconhecimento, preconceito e amor por Rondônia
A fotógrafa aplicou a palestra A fotografia como reconhecimento, abordando diversos temas importantes, como preconceito, ressaltando que é importante conhecer algo antes de julgar e a relação desse tema com sua exposição, Amazônia Negra, composta de fotos impressas na madeira, cheia de conceitos importantes para a sociedade. Ressaltou também sua vinda de São Paulo para Rondônia e o quanto já ama nosso estado.


9. A participação do Coletivo Devaneio
Pra deixar mais rico ainda nosso espaço cultural, convidamos o Coletivo Devaneio, uma galera que mistura música e poesia em suas apresentações.


10. Os profissionais que se reuniram na mesa redonda
Os profissionais Felipe Araújo, Maria Ângela Dummel, Larissa Zuim e Carol Castro compuseram a mesa redonda e abordaram seus pontos de vista a respeito do jornalismo e da publicidade em tempos de mídias sociais. A mesa foi mediada por Iule Vargas e com total interação entre os acadêmicos, puderam discutir diversas vertentes relacionadas ao assunto, além de responder questionamentos feitos pelos presentes.


11. A tarde de documentários com Simone Norberto
O encerramento da Semacom contou com a presença da jornalista e cineclubista Simone Norberto, que fez a exibição dos documentários Quem matou Eloá de Lívia Peres e Memória para uso diário de Beth Formagini, além de estar a frente da oficina de sensibilização para o audiovisual documental.
Foram aproximadamente 30 alunos participantes e diversas discussões foram levantadas, como a ditadura militar e o atual extremismo de esquerda ou direita, a violência contra mulher e a espetacularização da violência. Fechamos da melhor forma possível: com sensibilização e reflexão sobre temas altamente relevantes.

12. Os mestres de cerimônia super descolados
Quebrando os padrões clichês de apresentação, os apresentadores da Semacom buscaram fazer do momento descontraído. No primeiro dia, Matheus Henrico e Jheniffer Núbia e no terceiro, Maílson Lima e Priscila Radany, quebraram o protocolo, saíram de trás da bancada e trouxeram ao evento uma informalidade permitida.

13. Lar do Idoso e responsabilidade social
Com o evento, conseguimos arrecadar muitos alimentos não-perecíveis que serão todos direcionados ao Lar do Idoso em Porto Velho. Assim que entregarmos, publicaremos aqui no blog uma matéria especial.

No primeiro semestre, também arrecadamos alimentos no evento Roda de Conversa com Ronaldo Nina, e direcionamos as doações para a casa de apoio do Hospital do Câncer de Barretos.

Ressaltamos que a gestão 2016 da UCOM, além de promover eventos que discutam a comunicação social, também busca reafirmar a responsabilidade social e o compromisso com a população na medida do possível.