Jornalismo e Publicidade em Tempos de Mídias Sociais e Fotografia como Reconhecimento foram os temas da terceira noite da XXI Semacom

Por: Jheniffer Núbia

Foto: José Henrique Dias
Nesta sexta-feira, 02, aconteceu o terceiro dia da XXI Semana da Comunicação - Semacom, da Faculdade Uniron. A noite foi marcada por palestra com o tema A fotografia como Reconhecimento por Marcela Bonfim e a Mesa Redonda que estava composta por profissionais atuantes na área da comunicação.

Em clima de tranquilidade, o que mais parecia um sarau entre músicas e boa conversa, foi que iniciou o terceiro dia da XXI Semacom. Ao som da voz suave da acadêmica de Jornalismo Maríliane Bezerra acompanhada de seu colega de sala Jeferson Dino que esteve no violão, interpretaram a música Velha Infância, Tribalistas.

Os alunos Jeferson Dino e Maríliane Bezerra
Foto: José Henrique Dias

Logo após começou a primeira palestra da noite com a fotógrafa Marcela Bonfim com o tema A fotografia como Reconhecimento, abordando seu projeto de estudo Amazônia Negra e buscou quebrar alguns tabus, o que permitiu a aproximação do corpo acadêmico ao assunto. Marcela comenta que é um prestígio fazer essa troca, ainda mais quando se trata de um assunto que ela afirma amar.

Marcela Bonfim, fotógrafa e economista
Foto: Diógenes Queiróz (UCOM)
"O mais interessante é poder trazer essa ideia da beleza fora dos padrões que a sociedade nos emprega. O projeto Amazônia Negra é uma crítica ao mundo imagético atual, pois o padrão negro não é um padrão natural do mercado. Tanto a Publicidade como o Jornalismo têm como trabalhar essa imagem do negro e sua importância na sociedade, seja exaltando ou denunciando, é a memória do nosso povo. Meu objetivo é trazer essa evidência no campo acadêmico, um local que se discute da forma correta", diz Marcela.

Entre o intervalo da palestra e a Mesa Redonda, o ambiente novamente foi tomado por música e poesia com a participação do Coletivo Devaneio.

Foto: Diógenes Queiróz (UCOM)

Em seguida, os profissionais Felipe Araújo, Maria Ângela Dummel, Larissa Zuim e Carol Castro compuseram a mesa redonda e abordaram seus pontos de vista a respeito do jornalismo e da publicidade em tempos de mídias sociais. A mesa foi mediada por Iule Vargas e com total interação entre os acadêmicos, puderam discutir diversas vertentes relacionadas ao assunto, além de responder questionamentos feitos pelos presentes.

Carol Castro, que atualmente é analista de marketing digital na Ancar Ivanhoe Shopping Centers, além de proprietária do blog O bom daqui comenta sua participação na Mesa Redonda. "Eu acho muito legal poder contar um pouquinho o que a gente vive no mercado hoje, principalmente na nossa cidade que é bem escasso e com tantas delimitações, então é prazeroso poder discutir sobre isso e falar das diferenças que existem lá fora, que é gritante. Espero que vocês consigam absorver o que a gente tentou passar aqui nesta noite, porque quando entramos na faculdade a gente tem o pensamento de querer mudar o mundo e quando vai para o mercado de trabalho vê que é totalmente diferente", comenta Carol.

Carol Castro Pina na mesa redonda da Semacom.

O jornalista e também ex-membro da UCOM Felipe Araújo, que atualmente é gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Pellucio, fala dessa mudança contemporânea e comenta de sua participação na Mesa Redonda. "É um caminho muito curto entre a academia e o mercado de trabalho e também é tudo muito rápido, uma hora você é acadêmico daqui a pouco você se destaca no mercado de trabalho e depois já está aqui compartilhando conhecimento. Foi muito interessante que a mesa foi bem mesclada entre os profissionais e os alunos também vieram com vontade de perguntar e interagir, o que é a melhor parte", afirma Felipe.

Felipe Araújo na mesa redonda da Semacom.
Foto: Diógenes Queiróz (UCOM)

Para a Mestre e publicitária Maria Ângela Dummel, a interação é fundamental para o crescimento tanto acadêmico como profissional. "Sempre que a gente tem a possibilidade de refletir entre a Publicidade e Jornalismo na prática isso é muito importante, pois o aluno precisa sair da teoria e conseguir visualizar a prática da profissão. Ali na mesa eram todos profissionais e os acadêmicos deveriam ter aproveitado mais, é uma oportunidade de interagir com os convidados e cada um com sua experiência pode mostrar a sua realidade e de fato contribui para o crescimento", diz Maria Ângela.

Maria Angela Dummel na mesa redonda da Semacom.
Foto: Diógenes Queiróz (UCOM)

A jornalista e Mestre Larissa Zuim explica a importância de conhecer as novas plataformas de trabalho do jornalismo. "Eu gostei muito de participar da mesa, acho o tema muito relevante porque lidamos com essas novas plataformas diariamente no jornalismo atual e falar sobre isso é importante já que estamos conhecendo e usando esses canais ao mesmo tempo, antes mesmo que se instaurem como material jornalístico", explica Larissa.

Larissa Zuim na mesa redonda da Semacom.
Foto: Diógenes Queiróz (UCOM)
  
Encerramento da Semacom

Neste sábado, 3, acontecerá o encerramento da Semana da Comunicação, desta vez no campus 3 da Uniron, Shopping, sala 203. A tarde será conduzida pela jornalista e cineclubista Simone Norberto, que abordará o tema "Documentário - Construção da Realidade". Os documentários "Sopro" de Marcos Pimentel e "Quem matou Eloá" será exibido e discutido, além da aplicação da oficina "Sensibilização para o audiovisual documental".