Oficinas da Semacom recebem 96 participantes

Temas como Planejamento de Redes Sociais, Media Training, Edição de Vídeos, Produção para Campanhas eleitorais e Cinema de Guerrilha foram abordados no segundo dia de Semacom
Por: Maílson Lima

Foto: Priscila Radany

A XXI Semacom em seu segundo dia, ofereceu aos participantes oficinas práticas com temáticas de abordagem na comunicação social, produção audiovisual e assessoria de imprensa. Seis oficinas foram aplicadas no total e os alunos puderam vivenciar das práticas do mercado de trabalho.

Os profissionais convidados para aplicar as oficinas foram André Cran, que aplicou Cinema de Guerrilha, Bill Marques com Produção Audiovisual para campanhas eleitorais, Felipe Araújo com Planejamento integrado de redes sociais, Jeferson Marques com Princípios básicos para edição de vídeos, Rudá Moreira com Jornalismo ao vivo e Vinícius Teixeira, com Media training, relacionamento com a imprensa e qualidade da informação.

A noite contou com a participação de alunos de comunicação da Uniron e de profissionais e alunos de outras instituições. Alessandro Borges, aluno do curso de rádio e TV na Fundação Rede Amazônica, marcou presença. "Estou achando as oficinas muito produtivas, pois estamos agregando conhecimento nas várias vertentes da comunicação social, mais especificamente na produção audiovisual", relata, confirmando sua presença em todos os dias da Semacom.

Oficina "Produção audiovisual para campanha eleitoral", com Bill Marques
Foto: Priscila Radany (UCOM)

Já Ana Luiza Costa, egressa do curso de publicidade da Uniron, também participou das oficinas e falou sobre sua participação na UCOM como voluntária e como foi uma experiência produtiva. "Depois que me formei decidi que não deixaria de participar dos eventos, essa seria uma forma de me reciclar e não perder o ritmo de aluna, que eu tanto gosto. Sempre que posso participo, seja pra relembrar assuntos ou aprender coisas novas. E o mais legal é perceber a evolução de cada gestão que passa pela UCOM desde 2012", afirma.


O feedback dos participantes

Vinícius Teixeira, jornalista e analista de marketing do Porto Velho Shopping falou de sua experiência com os participantes. "É sempre importante participar e dividir meu conhecimento com os alunos. Ontem nós conversamos bastante, fizemos os cases, os alunos puderam tirar muitas experiências positivas e negativas de como agir em um momento de crise", diz Vinícius.

Rudá Moreira, que aplicou a oficina Jornalismo ao vivo, salientou em suas redes sociais sua gratidão por poder compartilhar conhecimento e receber reconhecimento de seu trabalho, além de fazer questão de participar dos demais dias de Semacom.

Oficina 'Jornalismo ao vivo' aplicada por Rudá Moreira
Foto: Priscila Radany (UCOM)
André Cran, diretor de cena, diretor de fotografia e publicitário, em seu depoimento à redação declara que ficou satisfeito com a iniciativa da UCOM em trazer um tema com grande relevância para o cenário rondoniense, que é o audiovisual. "Nós precisamos falar mais de audiovisual e mais de cinema em sua ampla vertente. Rondônia tem um potencial muito grande para a fomentação da sétima arte", diz.

André Cran, aplicando a oficina 'Cinema de Guerrilha'
Foto: Priscila Radany (UCOM)
Cran também ressaltou a importância de se falar sobre cinema, assunto pouco fomentado em Rondônia. "Pude observar em cada olhar dos participantes o desejo de produzir filmes e alguns já fizeram e estão fazendo, isso é maravilhoso, já é um pontapé inicial. Com a força da Uniron e da UCOM, poderíamos falar mais de cinema e produzir mais filmes, aumentando o leque de profissionais existentes no audiovisual e os variados temas que poderão ser explorados", completa.

Felipe Araújo, gerente de comunicação e marketing do Grupo Pellucio, aplicou a oficina de planejamento de redes sociais. Em seu depoimento pós-oficina, afirma entusiasmado que participou da primeira Semana da Comunicação. "Voltar agora para ministrar uma oficina é muito legal, eu já tinha certo envolvimento com os alunos da Uniron por já ter ministrado uma aula a convite da professora Marcela Ximendes e outras atividades com Vinícius Teixeira, mas foi a primeira vez que ministrei uma oficina. Fiquei surpreso com a participação dos alunos e a interação que tivemos", conta.

Oficina 'Planejamento integrado de redes sociais' com Felipe Araújo
Foto: Priscila Radany (UCOM)

As programações continuam

A programação da Semana da Comunicação continua com a mini-palestra A Fotografia como reconhecimento, com a fotógrafa e artista plástica Marcela Bonfim, que está com a exposição Amazônia Negra em foco na cidade de Porto Velho.

Além disso, Maria Angela Dummel, Carol Castro Pina, Felipe Araújo e Larissa Zuim comporão a mesa-redonda da noite, que terá como tema O Jornalismo e a Publicidade em tempos de Mídias Sociais. A jornalista Iule Vargas será a mediadora.

Vale lembrar que o auditório do campus 2 da Uniron na Mamoré foi escolhido para receber o terceiro dia de Semacom.