Na rota dos arqueólogos da Amazônia: jornalismo e arqueologia foram temas da roda de conversa com a jornalista Solange Bastos

Cerca de 40 estudantes de Jornalismo e Publicidade estiveram presentes.
Por: Tais Botelho | Assessoria UCOM

Foto: André Pessoa
Alunos de Jornalismo participaram de roda de conversa com a jornalista Solange Bastos. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 4, no laboratório de produção audiovisual da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON, sendo mais uma das atividades oferecidas pela Agência Junior de Comunicação - UCOM, com parceria da Família Bastos Produções, contando com a colaboração da professora e ex-coordenadora da agência, Cristiane Paião.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre diversos temas, especialmente o telejornalismo e a arqueologia, área em que Solange se encontra atualmente. No evento, a jornalista aproveitou para comentar sobre seus livros "Na Rota dos Arqueólogos da Amazônia" e "O Paraíso é no Piauí: a descoberta da arqueóloga Niède Guidon".

Além disso, os alunos também assistiram ao documentário "Mundurukânia, na Beira da História" de Miguel Bastos, cineasta e filho da jornalista. Após a noite de conversa e troca de conhecimento, ela falou sobre a importância da valorização do trabalho dos arqueólogos. "A opinião pública precisa estar a par do que está acontecendo, até para que o trabalho do arqueólogo possa ser desenvolvido", afirmou.
A roda de conversa aconteceu no estúdio fotográfico da Uniron.
Foto: André Pessoa

Satisfeita pela realização do evento, Solange contou que espera que os alunos tenham gostado e que se inspirem com tudo o que foi dito. Questionada sobre qual mensagem gostaria de deixar para os futuros profissionais, Solange afirmou com veemência: "Nunca deixe arrefecer a sua curiosidade, nunca deixe que alguém te desanime porque diz 'não, isso é perigoso, não mexe com isso porque vai dar problema.' Aí é que você tem que ir. Não pode ter medo de problema ou de botar a cabeça a prêmio no trabalho, porque se não você não será um bom profissional. Vá à luta."

Os livros

Em 2010 Solange Bastos publicou de sua autoria o livro "O Paraíso é no Piauí: A Descoberta da Arqueóloga Niède Guidon", sobre o Parque Nacional Serra da Capivara, onde se descobriu vestígios de pelo menos 60 mil anos da presença do homem, tornando o Piauí o Berço do Homem Americano, com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí. O livro vem acompanhado do CD do documentário "Piauí Entocado", de Miguel Viveiros de Castro (50'), com legendas em português, francês, inglês e espanhol.
Solange segura o livro 'O paraíso é no Piauí', de sua autoria.
Foto: André Pessoa























Em setembro de 2015 lançou seu segundo livro-reportagem de divulgação científica, "Na Rota dos Arqueólogos da Amazônia, 13 Mil Anos de Selva Habitada". O lançamento foi no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás, durante o XV Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, a SAB, que ocorreu na vizinha PUC, em Goiânia. Desde 2009 Solange acompanhou as pesquisas de campo em quase todos os cantos da Amazônia, registrando as descobertas e as novas teorias que foram surgindo. Também dessa vez saiu um documentário acompanhando o livro, realizado por Miguel Viveiros de Castro, "Mundurukânia, Na Beira da História", que gravou com arqueólogos, ribeirinhos e índios da região do Tapajós. O filme inclui também gravações no exterior com alguns arqueólogos ligados a universidades europeias. Livro e filme foram lançados em várias cidades do Brasil e aldeias indígenas do Pará.

Carreira

Solange Bastos é carioca e iniciou como repórter e apresentadora da TV Gazeta em 1982. Em 1983 participou da fundação da Rede Manchete de Televisão, do grupo Bloch, no Rio de Janeiro. Por seu trabalho como repórter na Operação Antártica III em 1983/1984, foi convidada para integrar a equipe do programa Globo Repórter da Globo. Em 1988, voltou à Manchete e lá ficou até seu encerramento em 1999. Um de seus últimos trabalhos na Manchete foi a cobertura da Copa do Mundo de 1998, na França.

Desde 2002 está à frente da Família Bastos Produções, empresa de produção cultural, editora de livros e produtora de documentários.