Alunos de comunicação trocam experiências com o documentarista Miguel Bastos

Dezenas de alunos assistiram a documentário produzido pelo cineasta. Miguel compartilhou experiências e dicas aos participantes.
Por: Bárbara Costa - Redação UCOM

Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participam de roda de conversa.
Foto: UCOM
























Na última terça-feira (8), o cineasta Miguel Bastos, idealizador do documentário 'Brad, uma noite mais nas barricadas', abordou, em roda de conversa, a temática de produção de documentário independente a alunos de Comunicação Social da Faculdade Uniron.

Ao exibir o documentário, que relata parte da trajetória profissional do seu amigo, jornalista Brad, apresentou as dificuldades de produzir um conteúdo independente nos dias atuais, uma vez que, não está sob o controle de grandes grupos de comunicação e não se vincula a compromissos com anunciantes, grupos políticos ou instituições governamentais.

Miguel Bastos atua como voluntário no Centro de Mídia Independente (CMI) em que exerce o papel de dar a voz àqueles que nem sempre são prestigiados, realiza cobertura de fatos e movimentos sociais nacionais, regionais e até internacionais, com o objetivo de cumprir o papel que a mídia tradicional deixa de cumprir devido aos interesses envolvidos.
O documentário 'Brad, uma noite mais nas barricadas' foi exibido.
Foto: Cícero Augusto Cavalcante
























“A expectativa é compartilhar uma experiência, um aprendizado coletivo e influenciar as pessoas, mas não influenciar de que elas tenham que fazer a mesma coisa que eu faço, mas fazê-las pensarem que elas podem fazer a diferença, que elas mesmas reflexionem sobre que papel que elas querem ter como comunicadoras”, destaca o ativista ao ressaltar que o comunicador é um influenciador de pessoas para o bem ou para o mal e questiona qual perfil os acadêmicos querem desempenhar em suas trajetórias.

A jornalista Solange Bastos também participou do evento e falou um pouco da experiência desafiadora que presenciou enquanto profissional da área em alusão ao documentário de Miguel Bastos, pois teve que desempenhar a cobertura da queda de um avião em que estavam seus colegas de trabalho.
A jornalista Solange Bastos participou da roda de conversa.
Foto: UCOM
























“É importante não perdermos a capacidade de se emocionar. Assim como não perder a capacidade de se emocionar, não perder a capacidade de se indignar. A forma mais honesta da gente comunicar é oferecer o máximo possível de informação, que você possa passar uma verdade, que você defenda uma verdade universal, uma posição ética”, enfatiza Solange Bastos emocionada almejando ter inspirado os alunos que participaram da atividade.

A jornalista afirma ainda que apoia o trabalho de Miguel Bastos e assevera a importância do papel que ele exerce, demonstrando o sentimento de orgulho por presenciar a profunda ética e respeito com que ele explora para conquistar a luta pelo que acredita.


O projeto Roda de Conversa traz como proposta a discussão sobre temas voltados à comunicação, entre alunos e profissionais da área, de forma que proporcione maior experiência e interação, correlacionando as atividades da academia com o meio de trabalho real.

Nenhuma foto de Miguel foi publicada a pedido do mesmo.